Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Advertisements

O Currículo na Educação Infantil
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Apresentação do Texto: Aprendizagem de Línguas Mediada pelo Computador (Leffa, V.) Milena Mendes.
Plano de Trabalho Docente
Quadro geral das Ciências da Educação.
MODELAGEM MATEMÁTICA.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Correntes Pedagógicas
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Lideranças nas organizações educativas
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Perfil do Profissional
Planejamento - Professor
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
FUNDAMENTOS DE DIDÁTICA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Comunicação Profª Drª Marli Hatje Por que ela é importante nas organizações educacionais? Na escola, onde está presente? No âmbito administrativo e acadêmico.
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Módulo 4 – Legislação desportiva
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
PCN e PNLD.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade Professora Marilu Diez Lisboa Didática do Ensino Superior Especialização em Gestão de Design UFSC – Abril/Maio 2011

Prática Educativa Pedagogia e Didática A didática tem como objeto de estudo o processo de ensino – relativo à vida em sociedade . é a disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais.

Prática Educativa Pedagogia e Didática Pedagogia é a ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global. Recorre à contribuição de outras ciências como a Filosofia, a História, a Sociologia, a Psicologia, a Economia.

Prática Educativa Pedagogia e Didática O Professor… tem como atividade principal o ensino, que consiste em dirigir, organizar, orientar e estimular a aprendizagem escolar dos alunos.

Prática Educativa Pedagogia e Didática A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Sentido amplo Sentido estrito

Prática Educativa Pedagogia e Didática A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influências, também denominadas de educação informal.

Prática Educativa Pedagogia e Didática Na educação intencional as influências sobre as pessoas apresentam intenções e objetivos definidos conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra-escolar.

Prática Educativa Pedagogia e Didática A Educação intencional tem como meios: A educação não-formal: atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional.

Prática Educativa Pedagogia e Didática A educação formal: realiza-se nas escolas ou outras agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos, partidos, empresas) implicando ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização, procedimentos didáticos.

Prática Educativa Pedagogia e Didática A educação propriamente escolar se destaca entre as demais formas de educação intencional por ser suporte e requisito delas. É a escolarização básica que possibilita aos indivíduos aproveitar e interpretar, consciente e criticamente, outras influencias educativas.

Prática Educativa Pedagogia e Didática Formas que assume a prática educativa: Sentido amplo ou estrito Não–intencionais ou intencionais Formais ou não-formais Escolares ou extra-escolares... se interpenetram. O processo educativo, onde quer que se dê, é sempre contextualizado social e politicamente.