Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro

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U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro Seminário Integrador VI 2009 - 1 Material Didático Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância (PEAD) – Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Que concepção de educação propomos? Conceber a educação, na qual os estudantes: participam num processo de pesquisa que tem sentido para eles e em que utilizam diferentes estratégias de pesquisa; participam no processo de planejamento da própria aprendizagem; são ajudados a ser flexíveis, reconhecer o outro e compreender seu próprio entorno pessoal e cultural; A intervenção pedagógica é fundamental no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.

A finalidade do processo E-A É promover, junto aos estudantes, a compreensão dos problemas que investigam. Compreender é ser capaz de ir além da informação dada, é poder reconhecer e relacionar as diferentes versões de um fato e buscar explicações, ainda que provisórias.

Atuações da compreensão A compreensão relaciona-se com a capacidade de investigar um tema ou uma pergunta mediante estratégias como: explicar, encontrar evidências, indícios ou exemplos, generalizar, aplicar, estabelecer analogias, representar um tema por meio de uma nova forma. Consiste em atuações de compreensão que mostram interpretação do tema e ao mesmo tempo avanço sobre ele.

O Projeto de Aprendizagem implica: Situar-se num processo inacabado, no qual um tema e uma problemática esboçam-se, refazem-se, relacionam-se, exploram-se, e se realizam.

A finalidade dos Projetos de Aprendizagem Instituir que o saber é relacional. Reconhecer as interrelações entre o que é específico e o que é geral, o local e o global. Estabelecer conexão entre os conteúdos singulares e a perspectiva de contribuir para a vida em sociedade, seja pelo esclarecimento, seja pela sua ação transformadora. Sustentar a ideia de que não é possível um saber separado do mundo da existência e das condições concretas dos sujeitos. Construir uma comunidade de aprendizagem capaz de dar sustentação ao nosso desejo de aprender e conhecer permanentemente.

Desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem

O ponto de partida do projeto de aprendizagem – uma pergunta. Dúvidas provisórias Certezas temporárias Registro do primeiro mapa conceitual Objetivo - reconstrução consciente do caminho da aprendizagem

Das certezas e dúvidas para o... Planejamento da pesquisa O que? Onde? Com quem? Como? Quem fará o quê? Registro O que discutimos? Que impasses se colocaram? Que decisões acordamos? Por que?

Do planejamento para a ação... Fontes de Informação e dados Sujeitos Especialistas Ambientes, locais. lugares Como buscamos os dados? Entrevistas Observação Aplicação de instrumentos Experimentos Teorias, ideias, conceitos Quem são os autores que sustentam nossa ação e pensamento? Quais são as ideias mais importantes? Quais são os conceitos deste Projeto de Pesquisa? Registro do segundo mapa conceitual

Da ação para a reconstrução... Análise Confrontação de ideias, conceitos, abordagens. Ver os dados com óculos conceitual e teórico. Compreender. Síntese integradora Resposta provisória à pergunta inicial. Reconstrução criativa para um possível entendimento. Uma perspectiva defendida pelo grupo. Reinvenção criativa

Por onde começar? Precisamos de uma equipe. Parte-se de um problema negociado. Uma pergunta. É importante ter um foco para se fazer a pesquisa. Levantam-se Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias. Analisa-se o conjunto: pergunta, certezas e dúvidas para trabalhar suas convergências e divergências. Destacam-se os conceitos mais importantes. Cria-se um modo de representação do pensamento. Sugerimos o trabalho com mapas conceituais. Crie seu primeiro mapa conceitual. Analise o mapa e as relações conceituais.

Processo de pesquisa As fontes: com quem, como e onde podemos buscar dados sobre nossa pergunta? Selecionam-se fontes de informação e os modos de buscar os dados. Os conceitos: As abordagens teóricas são sintetizadas em resumos e resenhas. Os conceitos e os argumentos dos autores são confrontados e o grupo assume uma posição, igualmente fundamentada e sustentada em argumentos. As fontes são organizadas de acordo com os conceitos que estamos trabalhando. Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes. Cria-se um novo mapa conceitual. Comparam-se os mapas destacando permanências e mudanças.

Síntese Integradora Registre a síntese no terceiro mapa conceitual. O estudo, a organização e a análise dos materiais, ao ter em mente nossa pergunta central, conduzem à elaboração da síntese integradora. A síntese integradora é o texto final que relaciona os dados empíricos, os conceitos e as possíveis explicações para nosso questionamento. Damos nossa interpretação fundamentada sobre o problema que elegemos. O que apresentamos é a reconstrução criativa daquilo que estudamos. Registre a síntese no terceiro mapa conceitual.

A avaliação – a metareflexão Refaça o caminho desde o princípio analisando o que o grupo produziu. Registre as aprendizagens mais importantes desse processo no seu Portfólio de Aprendizagens. Ofereça dicas para se obter sucesso nesse empreendimento.

Registro do processo

Para ser acompanhado, visto e comentado Crie uma página. Escolha o melhor modo de manter a comunicação entre os membros do grupo. No PBworks podemos utilizar fórum ou os comentários em cada página. Crie marcadores ou páginas que registrem tudo o que o grupo faz. Quando o processo for concluído, o grupo pode criar uma página de comunicação do projeto que incluem todas as etapas da pesquisa, excetuando o registro do processo.

O caráter inacabado do processo Levantam-se novas perguntas, certezas provisórias e dúvidas temporárias. Estabelecem-se relações com outros problemas Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido, o que pode ser realizado com mapas conceituais. Recapitula-se o que aprendeu. Conecta-se com um novo tema ou problema.

Nem tudo o que parece ser é projeto - O que um projeto não é? Um percurso descritivo por um tema. Uma apresentação do que sabe o professor, que é o protagonista das decisões sobre a informação. Um percurso expositivo sem problemas. Uma atividade sobre a qual o docente dá a resposta. Pensar que os alunos devem aprender o que queremos ensinar-lhes. Uma apresentação de conteúdos. Fazer uma pesquisa na biblioteca ou na internet, quando alguém já selecionou os livros ou os sites. Copiar, copiar, copiar...

Aventure-se nos seus projetos! Bom trabalho! Se você gostou deste material e pretende usá-lo, segue a dica de como fazer a referência bibliográfica. CARVALHO, Marie Jane. Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro. Material Pedagógico. Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância. Faculdade de Educação. Porto Alegre: UFRGS. 2009. 20 lâminas .ppt