MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Elisa Maria de Assis
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ARTE E A MÚSICA.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PROJETO “reinventando o ensino médio”
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
alfabetização INTRODUÇÃO
REDE DE ENSINO ESTADUAL
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
MÚSICA NA ESCOLA O significado da música para o professor
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
A Função do Professor Articulador
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GT Formação continuada e mediação cultural COORDENADORA Professora Dra. Rôssi Alves (UFF) Aluna responsável: Mayra Andrade NÚMERO DE PARTICIPANTES: 37.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
Descrevendo a atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
3º Momento Resultados Simare 2014
Palavras e linguagem científica Linguagem e experiências vividas pelos estudantes/ Ciência aprendida na comunidade/Ciência aprendida na escola Ciência.
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Atividade complementar 04
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O uso das tecnologias na escola
“Um país se faz de homens e livros”
A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante
vídeo
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Marcelo S. Petraglia. Educação musical no contexto escolar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos da Educação Musical

I- O significado da música para o professor No primeiro bloco queremos que você reflita sobre suas experiências com a música e as lembranças que ajudaram a formar a sua identidade musical. Reconhecendo que a música proporciona experiências únicas em nossas vidas, encorajaremos você a propiciar essas experiências a seus alunos. Enfoques Temáticos: Experiências culturais Estruturas e formas sonoras e a construção do sentido musical

II – Música e Mídia No segundo bloco discutiremos a produção musical propiciada pelo meio cultural e os fatores que influenciam nossas preferências musicais. A necessidade de propiciar acesso à produção não divulgada pela mídia nos levará a conteúdos significativos e necessários ao nosso desenvolvimento musical e dos alunos. Enfoques Temáticos: Tipos de produção musical propiciada pela cultura local: música da mídia, Conjuntos instrumentais, corais, bandas e outros. Indústria cultural e o acesso aos bens da cultura musical.

III - Fundamentos da Educação Musical No terceiro bloco discutiremos os fundamentos do trabalho com a música em sala de aula e os conhecimentos específicos dessa área. Trataremos de marcos conceituais para a orientação da Educação Musical no currículo escolar e como identificar os avanços musicais de nossos alunos. Enfoques temáticos: Fundamentos da Educação Musical As aprendizagens do ritmo, melodia e senso de tonalidade Projetos em Educação Musical (conteúdos e materiais)

Esperamos que vocês se envolvam muito com as aulas de Música, fiquem encantados com sua própria musicalidade e sintam-se seguros para orientar a educação musical dos seus alunos.