Colégio Nossa Senhora de Sion

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Dez Mandamentos de Qualidade do Dia-a-dia
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
OS DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA
As funções da avaliação são potencialmente
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Dicas de como orientar seus estudos
Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi
Escola Municpal Epitácio Campos
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
experiências INESQUECÍVEIS!
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Semana de Prova Coordenação Pedagógica Serviços de Psicologia
Ajude – me!!.
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Escola Adventista de Campo Grande
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Autismo: Orientação Familiar
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Técnicas dos alunos de sucesso
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Ambiente de Estudo Preliminares
Por: Qualidade Flytour Corp. OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE
Atitudes que contribuem para o sucesso de seus filhos.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
RECURSOS VISUAIS.
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
Relatório de Proposta de Projeto
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM PROFISSIONAL
Inclusão que bicho é esse?
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Os anos das grandes oportunidades
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Colégio Sergio Buarque de Holanda
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
PLANO DE ESTUDO Organize seu horário. A ESCOLHA DO LUGAR Precisa haver uma mesa onde o estudante possa colocar seu material e principalmente apoiar os.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Transcrição da apresentação:

Colégio Nossa Senhora de Sion Reunião de Pais 5º ano 24 de março de 2011 Professoras Telma B. de Moraes e Erika D. Vicentini

"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire) A Educação é responsabilidade da escola e da família, numa parceria... Vamos conversar um pouquinho sobre a importância do incentivo dos pais... É gostoso estudar e aprender!!!

sobre as principais “dicas” dos especialistas sobre quando Os pais também podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los alcançar um bom desempenho na escola. Vamos juntos refletir sobre as principais “dicas” dos especialistas sobre quando e como os pais podem auxiliar nessa tarefa:

TER LIVROS EM CASA Com filhos pequeninos, leia para eles! O hábito da leitura, cultivado desde tenra idade, contribui para o aumento do vocabulário de forma espantosa! Sua prática habitual se faz sentir na assimilação de conhecimentos em todas as áreas.

HORA DE ESTUDAR... QUAL É O LUGAR? Na Educação Infantil, os pais podem definir o lugar e incentivar seu uso diário. Com os mais velhos, a ideia é cuidar para que haja o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância de tudo que provoque “som” e “distração”. Ah!... Uma boa postura ao sentar também ajuda! Concentrado, o(a) aluno(a) aprende mais e erra menos.

ZELAR PELO CUMPRIMENTO DAS TAREFAS É fundamental mostrar para a criança, em qualquer faixa etária, a importância do cumprimento das lições, com simples gestos, como olhar o dever, quando pronto. Até mais ou menos os 10 anos, acompanhar diariamente as tarefas – e também vistar a agenda - não é considerado uma atitude excessiva, ao contrário. É o momento de “sedimentar” uma rotina de estudos!

A PALAVRA DE ORDEM É ORIENTAR Ao serem acionados a ajudar nas tarefas, é frequente que os pais sejam tentados a solucionar os problemas... O recomendável é fazer com que a criança reflita sobre o que fez, relendo mais atentamente os enunciados, produzindo uma nova reflexão sobre o assunto. Se o erro persistir, deixe-o, pois, no dia seguinte, com a correção da professora, há a oportunidade do esclarecimento das dúvidas e a fixação da resposta correta.

PRESERVAR O TEMPO LIVRE Várias atividades fora da escola acabam por diminuir o tempo para brincar, sabiamente também um precioso momento para o aprendizado. Rotinas atribuladas demais costumam resultar em cansaço, o que compromete o rendimento escolar.

ESTAR PRESENTE NA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES A presença dos pais no mínimo proporciona uma chance de sentir o ambiente na escola e é uma demonstração de interesse, o que contribui para o envolvimento dos filhos com a escola. Pais presentes, filhos envolvidos e participativos!

MONITORAR AS NOTAS E O BOLETIM Durante o trimestre, o ideal é um acompanhamento constante acerca das atividades diárias e das avaliações realizadas. No caso de um resultado abaixo do esperado, o mais adequado a fazer é definir um plano para melhorar o desempenho do filho – não sem antes consultar a escola e avisá-lo de que está fazendo isso. IMPORTANTE! O objetivo é reverter a situação e saber qual será, exatamente, a sua participação.

NA HORA DAS AVALIAÇÕES, SEM PRESSÃO! O excesso de pressão por parte da família só atrapalha num momento geralmente tenso na vida do estudante. Os pais podem ajudar, com incentivos e zelando para que o ambiente de casa na hora do estudo não seja barulhento, desfavorável. O lazer, contudo, não deve ser suprimido. Há hora para tudo, rotinas de estudo e tempo livre para diversão! FONTE: A importância do incentivo dos pais www.veja.abril.com.br/licao-casa-pais

ALGUNS LEMBRETES BÁSICOS: COMO DEVE SER O ESTUDO DIÁRIO? Escolher um local adequado; Ter uma rotina de atividades e de horários de estudo; A postura ao estudar é importante; Ter um caderno de “estudos” ou de “rascunho” (a criança escolhe o nome) e mostrá-lo para os pais e a professora; Fazer leituras diversificadas e contar o que entendeu; Nas tarefas, solicitar orientação dos adultos; Fazer um “link” com outra atividade de interesse; Ter uma boa hora de sono; Tomar cuidado com a alimentação e Ter a assinatura diária dos responsáveis na agenda, para saber o que está acontecendo no dia a dia na escola.

Com o carinho de sempre!!! “Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se, apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.“ (Galileu Galilei) Com o carinho de sempre!!! TELMA B. DE MORAES (blog.educacional.com.br/telmamoraes) e ERIKA D. VICENTINI (blog.educacional.com.br/erika_donadio)