CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

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Transcrição da apresentação:

CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1

RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS AVALIAÇÃO, RECUPERAÇÃO E REFORÇO GESTÃO CURRÍCULO RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS FORMAÇÃO ACOMPANHAMENTO AVALIAÇÃO, RECUPERAÇÃO E REFORÇO ACESSO E PERMANÊNCIA ENGAJAMENTO DA COMUNIDADE REGULAÇÃO DO SISTEMA 2

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS PLANO DE AÇÃO CGEB - 2014 3 3

QUADRO GERAL - ESCOLAS PRIORITÁRIAS 5º ano 4ª Série 9º ano 8ª Série Ensino Médio Língua Portuguesa Matemática % de Alunos Abaixo do Básico >= 40% > =50% > =37% > =46% > =54% > =74% Critérios para seleção de Escolas Prioritárias Slide 4

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS V. Elevar significativamente a qualidade do ensino nas Escolas Prioritárias PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS 2013 2014 Remanescentes* 642 760 *escolas que eram prioritárias no ano anterior e permanecem na lista, com desempenho abaixo do básico. Novas* 520 604 *diminuíram o desempenho, para o nível abaixo do básico, e passaram a constar na lista. TOTAL 1162 1364 Emergentes* 443 399 *aumentaram seu desempenho no SARESP e deixaram de constar na lista.

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS V. Elevar significativamente a qualidade do ensino nas Escolas Prioritárias PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS OBJETIVOS Dar suporte técnico e pedagógico às escolas e Diretorias de Ensino, por meio do acompanhamento dos Planos de Ação das DEs junto às Escolas Prioritárias. Desenvolver uma metodologia de trabalho que possibilite a identificação de entraves às práticas educativas, a proposição de ações integradas, direcionada à melhoria do ensino e da aprendizagem Consolidar ações de acompanhamento e de avaliação dos impactos das ações de apoio à aprendizagem nas escolas prioritárias.

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS V. Elevar significativamente a qualidade do ensino nas Escolas Prioritárias PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Otimizar a participação da comunidade escolar na reflexão sobre a realidade da escola, no planejamento de ações para resolução de problemas e necessidades, por meio do instrumento "PLANO DE AÇÃO PARTICIPATIVO" (PAP) Fortalecer a equipe gestora potencializando o papel do PCAGP nas Escolas Prioritárias: a função do PCAGP foi criada para atender especialmente as escolas prioritárias: acompanhar a execução do PAP e do programa residência educacional na escola. Acompanhar os mecanismos de apoio que subsidiam a atuação do professor: Professor Auxiliar, Residentes, Bolsistas PIBID, Recuperação e Reforço.

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS V. Elevar significativamente a qualidade do ensino nas Escolas Prioritárias PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Discutir e agilizar as demandas e necessidades das Escolas Prioritárias, por meio do COMITÊ DE ESCOLAS PRIORITÁRIAS, com representação de todas as coordenadorias. Divulgar informações sobre o Programa, e compartilhar boas práticas, utilizando o PORTAL SEE; a INTRANET e a PLATAFORMA PROFESSOR 2.0 Fornecer informações ao Sistema de Ensino sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares, contempladas ou não no Plano de Ação da Escola (PAP ou outro instrumento que a escola utilize), para articulação e consolidação de ações.

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Atribuições do Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica Resolução SE 03/2013 Fortalecer espaços de reflexão sobre as questões pedagógicas com proposições coletivas para a elaboração /revisão da Proposta Pedagógica ; Verificar coerência entre Proposta Pedagógica , PAP e Plano de Gestão; Analisar se as ações elencadas nos documentos estão sendo desenvolvidas e se estão de acordo com as necessidades da escola ou necessitam de revisão;  Assegurar o diálogo entre as disciplinas do mesmo segmento e de segmentos diferentes ( E.F. e E.M.); Trabalhar em prol de um entendimento mais amplo de currículo escolar, bem como da concepção que o embasa.

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Fortalecer os momentos de reflexão coletiva sobre o currículo oficial x Proposta Pedagógica X PAP; Estimular abordagens multidisciplinares por meio de metodologia de projeto ou de temáticas transversais significativas; Proceder a análise qualitativa dos dados das avaliações internas e externas com vistas à organização de ações articuladas para a melhoria do ensino e da aprendizagem e aperfeiçoamento das práticas;  Garantir espaço de estudo e elaboração da pauta formativa do ATPC; Acompanhar as ações dos Professores Coordenadores junto ao seu segmento estabelecendo um ambiente de colaboração e problematização das práticas ( reflexão, estudos em grupo), com vistas ao aperfeiçoamento pedagógico.

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS   Ações direcionadas para as Escolas Prioritárias, com foco: Currículo e Gestão 11 11

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS AÇÕES CENTRALIZADAS Mapeamento de recursos e programas disponíveis nas escolas (JAN-ABR/2014); Perfil das Escolas Prioritárias, resultante da análise dos dados mapeados (JAN-JUL/2014); Instituição de equipe, em cada Diretoria de Ensino, para elaboração e acompanhamento do Plano de Ação para as escolas prioritárias e interlocução com a equipe central (ABR/2014);

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Reuniões de Trabalho com as DER com mais de 20 escolas prioritárias (24 DER), em 9 polos, (ABR/2014); Acompanhamento dos Planos de Ação das Diretorias de Ensino junto às escolas prioritárias ; Acompanhamento do Plano de Ação Participativo das escolas prioritárias, via sistema computacional. Suporte Técnico às Diretorias de Ensino em seu papel de acompanhar a elaboração e execução dos Planos de Ação Participativos das Escolas, em articulação com outras equipes da Secretaria.

Programa Escolas Prioritárias Dados Analise dos resultados SARESP/IDESP, Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP). No âmbito central, os dados serão analisados periódica e sistematicamente para acompanhamento e melhoramento dos processos. IMAGEM 14 14

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Parcerias 1 –CEFAF 2- CEFAI 3- CEPQM 4- CPRESP 5 – CAESP 6- ASTEP 7- FDE 8- CRE 9- EFAP 10- SAREG 11- CIMA 12- CISE IMAGEM 15 15

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Coordenação Regional do Programa Escolas Prioritárias Composta por 2 (dois) supervisores de ensino, 1 (um) Diretor de Núcleo Pedagógico, 2 (dois) PCNP e 1(um) Executivo Público. Objetivos: Coordenar e acompanhar a elaboração e execução das ações específicas às Escolas Prioritárias, que comporá o Plano de Ação das DER; Acompanhar, via sistema computacional, o status dos Planos de Ação Participativa (PAP) das Escolas Prioritárias; Assessorar e orientar os supervisores de ensino a respeito das intervenções necessárias, encaminhando à Equipe Central do Programa, questões que fujam à sua governabilidade; Articular-se com a Equipe Central do Programa, fornecendo informações sistemáticas sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares em relação às demandas das escolas prioritárias. 16 16

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS Avaliação Os registros dos Planos de Ação Participativos - PAP, implantados no sistema, serão analisados por todos os envolvidos: Escolas, Diretorias, Órgãos Centrais. IMAGEM 17 17

PROGRAMA ESCOLAS PRIORITÁRIAS ACOMPANHAMENTO DO PAP 2014: ESTRATÉGIA I- Acompanhamento nas Escolas: Equipe Gestora, Comunidade Escolar e Supervisor da Escola. A Equipe Gestora e a comunidade escolar executam as ações planejadas e acompanham a realização do Plano de Ação. O Supervisor de Ensino auxilia a equipe gestora da UE e a comunidade escolar a refletirem sobre as questões e ações pertinentes e apoia a execução das ações planejadas. Slide 18

Plano de Ação – Programa - Escolas Prioritárias II – Acompanhamento na DER: Coordenação Regional e Supervisor da UE O Supervisor de Ensino da UE valida o PAP elaborado, registra comentários quando achar necessário, acompanha a realização das ações planejadas e compartilha experiências com os colegas na DER.( Sugestão Roteiro de Acompanhamento do PAP). A Coordenação Regional fará a ponte entre a DE e a SEE : Faz análise semestral por DE dos problemas recorrentes e ações propostas no PAP com apoio dos demais Supervisores das Escolas Prioritárias. Articula e orienta os supervisores responsáveis pelas UEs quanto a utilização do PAP numa reflexão conjunta e trabalho coletivo. Slide 19

( melhoria e aperfeiçoamento da Plataforma). Plano de Ação – Programa - Escolas Prioritárias III- Acompanhamento Equipe Central: Equipe responsável pelo Programa Escolas Prioritárias Acompanha o sistema computacional do PAP, com base em amostragem por DER ( melhoria e aperfeiçoamento da Plataforma). Consolida relatórios das análises semestrais elaboradas pela Coordenação Regional. Comunica as diretrizes gerais, disponibilizar materiais de apoio, responder dúvidas, identificar entraves e encaminhar as proposições. Slide 20

Material disponível para a Autoavaliação Institucional Participativa http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/ Instrumentos indicados pela EFAP para a realização de Autoavaliação Institucional Participativa. Introdução ao PAP – 2012 : Este documento enfatiza os objetivos do planejamento dentro do processo de aperfeiçoamento da cultura institucional de autoavaliação, o planejamento e o acompanhamento, com vistas à tomada de decisões em benefício da escola e de todos os envolvidos.. Guia de Elaboração: Trata-se de um instrumento de gestão escolar cujo objetivo inicial era o de auxiliar as escolas prioritárias da rede pública estadual de ensino a diagnosticar problemas críticos dentro da governabilidade da própria escola e, a partir daí, construir um plano de ação para superar ou mitigar cada um desses problemas.. OT PAP Fundamentação Teórica: A leitura deste texto possibilitará a compreensão sobre como organizar e utilizar os instrumentos de forma coerente, fortalecendo a gestão participativa das escolas. PAP – Roteiro de Acompanhamento:Este documento traz orientações e sugestões destinadas aos supervisores de ensino, cuja ação deve contribuir para que a escola assegure um planejamento coerente, com viabilidade das ações planejadas. Slide 21

Material disponível para a Autoavaliação Institucional Participativa PAP Volume 2: Este volume oportuniza a reflexão coletiva em cada uma das dimensões da gestão. São apresentadas fichas cuja função é auxiliar a escola na reflexão sobre sua própria realidade. O PAP – Plano de Ação Participativo deve ser preenchido e construído da forma mais colaborativa possível (respeitando o contexto de cada escola), preferencialmente envolvendo a comunidade escolar  A autoavaliação institucional como estratégia de gestão da escola de Educação Básica: Texto da mestranda Márcia Andréia Grochoska (PUCPR) traz uma reflexão sobre as contribuições que a autoavaliação institucional pode oferecer para a melhoria da gestão básica. PGE Manual Conselho de Grêmio Estudantil Vídeos • O papel das lideranças na Autoavaliação Institucional Participativa. • A importância da Autoavaliação Institucional Participativa. Slide 22

Equipe Escolas Prioritárias: pap@edunet.sp.gov.br escolas.prioritarias@edunet.sp.gov.br residência.educacional@edunet.sp.gov.br   Obrigado! 23