EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, ETIOLOGIA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO VIGENTE Profª Elisandra André Maranhe Profª Olga Maria P. Rolim Rodrigues
UNIDADE I HISTÓRIA DO ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
HISTÓRIA GERAL PRÉ-HISTÓRIA (CULTURA PRIMITIVA) Povo nômade que sobrevivia da caça e da pesca Indivíduo que não ajudava na caça e na pesca Era abandonado em ambientes perigosos
HISTÓRIA GERAL PESSOAS COM DEF. FÍSICA OU MENTAL ESPARTA ATENAS ANTIGUIDADE PESSOAS COM DEF. FÍSICA OU MENTAL ESPARTA ATENAS Ideais de perfeição ELIMINADOS OU ABANDONADOS SUBUMANOS
HISTÓRIA GERAL PESSOAS COM ADVENTO DO DEFICIÊNCIA CRISTIANISMO IDADE MÉDIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA GANHAM ALMA ADVENTO DO CRISTIANISMO Eliminá-las ou abandoná-las ACOLHIDAS EM CONVENTOS E IGREJAS CONTRA OS DESÍGNIOS DE DEUS “FILHAS DE DEUS”
IMAGENS RETRATADAS DA ÉPOCA CRIANÇAS COM ASPECTOS SINDRÔMICOS HISTÓRIA GERAL IMAGENS RETRATADAS DA ÉPOCA CRIANÇAS COM ASPECTOS SINDRÔMICOS
SUGERIMOS: LER O LIVRO OU ASSISTIR O FILME “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME” HISTÓRIA GERAL SUGERIMOS: LER O LIVRO OU ASSISTIR O FILME “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME” LIVRO FILME
HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIII PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA PESSOAS IDADE MÉDIA SÉCULO XIII PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (COLÔNIA AGRÍCOLA NA BÉLGICA) Tratamento ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS E AR PURO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA DEFICIÊNCIA
HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIV PRIMEIRA LEGISLAÇÃO IDADE MÉDIA SÉCULO XIV PRIMEIRA LEGISLAÇÃO CUIDADOS COM A SOBREVIVÊNCIA E COM OS BENS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL RESPONSÁVEL: O REI (COMO FORMA DE PAGAMENTO)
PESSOA COM DOENÇA MENTAL (ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS HISTÓRIA GERAL IDADE MÉDIA PRIMEIRA LEGISLAÇÃO PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL PESSOA COM DOENÇA MENTAL X “LOUCA NATURAL” (IDIOTIA PERMANETE) “LUNÁTICA” (ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS TRANSITÓRIAS)
HISTÓRIA GERAL PARACELSO DM SÉCULO XVI CARDANO DM IDADE MODERNA (MÉDICO) DM PROBLEMA MÉDICO CARDANO (FILÓSOFO) DM PROBLEMA MÉDICO PREOCUPAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NOVAS LEIS LOUCURA E IDIOTIA ENFERMIDADE OU PRODUTO DE INFORTÚNIOS NATURAIS
HISTÓRIA GERAL SÉCULO XVI THOMAS WILLIS POSTURA ORGANICISTA DA DM IDADE MODERNA SÉCULO XVI THOMAS WILLIS POSTURA ORGANICISTA DA DM PRODUTO DE ESTRUTURA E EVENTOS NEURAIS
SUGERE-SE OS EVENTUAIS ATRASOS DE DESENVOLVIMENTO HISTÓRIA GERAL IDADE MODERNA RECÉM-NASCIDO SÉCULO XVII JOHN LOCKE IDIOTA “TABULA RASA” CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS (ORIGEM NA CRENÇA DA EDUCABILIDADE) SUGERE-SE OS EVENTUAIS ATRASOS DE DESENVOLVIMENTO
(FATALISMO GENÉTICO DO CRETINISMO) HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XVIII FODÉRÉ “TRATADO DO BÓCIO E DO CRETINISMO” HEREDITARIEDADE DA DM (FATALISMO GENÉTICO DO CRETINISMO)
PRIMEIRO PROGRAMA SISTEMÁTICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ITARD PRIMEIRO PROGRAMA SISTEMÁTICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL “VICTOR O SELVAGEM DE AVEYRON”
IDIOTIA = INSUFICIÊNCIA CULTURAL IDIOTIA = DEFICIÊNCIA BIOLÓGICA HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ITARD X PINEL IDIOTIA = INSUFICIÊNCIA CULTURAL IDIOTIA = DEFICIÊNCIA BIOLÓGICA PROBLEMA PERSISTENTE ATÉ HOJE “AVALIAÇÃO”
HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX ESQUIROL IDIOTIA ≠ CRETINISMO IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ESQUIROL IDIOTIA ≠ CRETINISMO PEDAGOGO RESULTADO DE CARÊNCIAS INFANTIS OU CONDIÇÕES PRÉ E PERI-NATAIS PROBLEMÁTICAS “AVALIAÇÃO POR RENDIMENTO ESCOLAR”
HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX SÉGUIN SISTEMATIZOU A METODOLOGIA IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX SÉGUIN SISTEMATIZOU A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA DIFERENTES TIPOS E NÍVEIS DE DEFICIÊNCIA E REFERENTES ÀS MAIS DIVERSAS ÁREAS DA VIDA DO EDUCANDO
HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX SÉCULO XX IDADE CONTEMPORÂNEA J. H. PESTALLOZZI ESCOLA PÚBLICA PARA TODAS CÇAS CRIAÇÃO DE SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MATERIAIS E JOGOS FROEBEL SÉCULO XX SURGEM AS ESCOLAS MONTESSORIANAS M. MONTESSORI PUBLICAÇÃO DE ESCALA MÉTRICA DE INTELIGÊNCIA BINET / SIMON
DETERMINADA PELOS MESMOS COSTUMES E INFORMAÇÕES VINDAS DA EUROPA HISTÓRIA NO BRASIL DETERMINADA PELOS MESMOS COSTUMES E INFORMAÇÕES VINDAS DA EUROPA “RODA DE EXPOSTOS” SÉCULO XVIII SALVADOR RIO DE JANEIRO SÉCULO XIX SÃO PAULO
HISTÓRIA NO BRASIL BREVE HISTÓRICO 1874: 1ª INSTITUIÇÃO P/ DM - HOSPITAL JULIANO MOREIRA (BA) 1903: 1ª ESCOLA ESPECIAL P/ CÇAS ANORMAIS (P. BOURNEVILLE) (+ TARDE: PAVILHÃO PARA CÇAS – HOSPÍCIO JUQUERY) 1ª DÉCADA DE 1900: MOVIMENTO “ESCOLA-NOVA” – ENTRADA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO (USO DE TESTES) DÉCADA DE 30: HELENA ANTIPOFF – CRIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO E CLASSES ESPECIAIS 1960: CRESCIMENTO DAS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS (APAEs) 1973: CRIAÇÃO DO CENTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (CENESP)
HISTÓRIA NO BRASIL BREVE HISTÓRICO 1986: CRIAÇÃO DA COORDENADORIA NACIONAL PARA INTEGRAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEF. (CORDE) 1990: APROVADO “ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 1996: LEI DAS DIRETRIZES E BASES – AJUSTA-SE À LEGISLAÇÃO FEDERAL, APONTANDO QUE A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DEVE DAR-SE PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO 1998: MEC – ADAPTAÇÕES NOS PCNs 2001: PUBLICAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIDADE II CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE IMPEDIMENTO PERDA OU ANORMALIDADE DAS FUNÇÕES OU DA ESTRUTURA ANATÔMICA, FISIOLÓGICA OU PSICOLÓGICA DO CORPO HUMANO DEFICIÊNCIA RESTRIÇÃO OU PERDA, RESULTANTE DO IMPEDIMENTO, PARA DESENVOLVER HABILIDADES CONSIDERADAS NORMAIS PARA O SER HUMANO INCAPACIDADE DESVANTAGEM INDIVIDUAL, RESULTANTE DO IMPEDIMENTO OU DA DEFICIÊNCIA, QUE LIMITA OU IMPEDE O CUMPRIMENTO OU DESEMPENHO DE UM PAPEL SOCIAL, DEPENDENDO DA IDADE, SEXO E FATORES SOCIAIS E CULTURAIS
AAMR MANUAL DE 2002 “RETARDO MENTAL” A DEFICIÊNCIA É CARACTERIZADA POR LIMITAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL E NO COMPORTAMENTO ADAPTATIVO, COMO EXPRESSO NAS HABILIDADES PRÁTICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS, ORIGINANDO-SE ANTES DOS DEZOITO ANOS DE IDADE.
UNIDADE III ETIOLOGIA DA DEFICIÊNCIA MENTAL
INCIDÊNCIA DEPENDE DE: DEFINIÇÃO ADOTADA; CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO; REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO ESTUDADA; VARIÁVEIS: IDADE, NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO E CULTURAL, CONDIÇÕES EDUCATIVAS E DE SAÚDE DA POPULAÇÃO
CENSO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (2001): INCIDÊNCIA CENSO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (2001): DECLARARAM-SE PES. COM DEFICIÊNCIA: 14,5% DA POPULAÇÃO >%: NORDESTE (16,8%) E <%: SUDESTE (13,1%)
CAUSAS E FATORES DE RISCO PRÉ-NATAIS MATERNOS: DESORDENS GENÉTICAS, FILHOS NATIMORTOS, PREMATUROS, OU ABORTOS RECORRENTES, INCOMPATIBILIDADE SANGÜÍNEA, IDADE DA MÃE, DOENÇAS INFECCIOSAS, EXPOSIÇÃO AO RAIO-X, USO DE DROGAS, FUMO OU ÁLCOOL, INGESTÃO DE REMÉDIOS, HIPERTENSÃO E EPILEPSIA, ENTRE OUTROS; PSICOLÓGICOS: DESORDENS PSIQUIÁTRICAS, NÃO ACEITAÇÃO DA GRAVIDEZ; SOCIAIS: RENDA FAMILIAR MUITO BAIXA, FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA PRÉ-NATAL.
CAUSAS E FATORES DE RISCO PERI-NATAIS CONDIÇÕES DO PARTO: TRABALHO DE PARTO DEMORADO, APRESENTAÇÃO ANORMAL DO BEBÊ, USO DE FÓRCEPS, PROLAPSO DO CORDÃO UMBILICAL, DEPRESSÃO ANESTÉSICA, RUPTURA TARDIA OU PRÉVIA DA PLACENTA, ETC.; CONDIÇÕES DO BEBÊ: PREMATUROS, BAIXO PESO, HIPERBILIRRUBINA, HIPOTONIA, HIPERTONIA, TAMANHO ANORMAL DA CABEÇA, CONVULSÕES, TREMORES, ANÓXIA, CHORO REDUZIDO, APGAR ALTERADO, DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS, ICTERÍCIA, FACE SINDRÔMICA, ENTRE OUTROS.
CAUSAS E FATORES DE RISCO PÓS-NATAIS CONDIÇÕES DO BEBÊ: DOENÇAS, ANORMALIDADES CONGÊNITAS, REAÇÃO DIMINUÍDA AO SOM E AO ESTÍMULO VISUAL, ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, VERBAL OU ADAPTATIVO, PESO E ALTURA AQUÉM DO ESPERADO, DESIDRATAÇÃO, DESNUTRIÇÃO; CONDIÇÕES SOCIAIS: ABANDONO E MAUS TRATOS, DESORGANIZAÇÃO FAMILIAR, ORGANIZAÇÃO INADEQUADA DO AMBIENTE FÍSICO E TEMPORAL DO LAR, PRESENÇA DE EVENTOS ESTRESSANTES DA VIDA E REDUÇÃO DAS INTERAÇÕES POSITIVAS DA MÃE COM A CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
DESORDENS GENÉTICAS ALTERAÇÕES GÊNICAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS MALES PROVOCADOS POR ALTERAÇÕES EM GENES ESPECÍFICOS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS MALES PROVOCADOS POR ALTERAÇÕES NO NÚMERO DE CROMOSSOMOS CAUSAS MAIS FREQÜENTES DE DEFICIÊNCIA MENTAL EX. SÍNDROME DE DOWN E SÍNDROME DE FRA-X
DESORDENS GENÉTICAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS GENES NÃO-FUNCIONATES ALTERAÇÕES ENDÓCRINAS INCAPACIDADE DE PRODUZIR DETERMINADAS PROTEÍNAS OU ENZIMAS EX. FENILCETONÚRIA E HIPOTIREOIDISMO
PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PREVENÇÃO CONDIÇÕES AMBIENTAIS “ATENUAM OU AGRAVAM OS FATORES DE RISCO” IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DESTAS CONDIÇÕES E ENCAMINHAMENTOS PARA SERVIÇOS ESPECIALIZADOS POSSIBILITAM TRABALHOS PREVENTIVOS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E DE ESTIMULAÇÃO
UNIDADE IV LEGISLAÇÃO VIGENTE
LEGISLAÇÃO O QUE É? ORIGINÁRIA DE PROCESSO LEGISLATIVO QUE CONSTRÓI A PARTIR DE UMA SUCESSÃO DE ATOS, FATOS E DECISÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS, UM CONJUNTO DE LEIS COM VALOR JURÍDICO, NOS PLANOS NACIONAL E INTERNACIONAL, PARA ASSEGURAR ESTABILIDADE GOVERNAMENTAL E SEGURANÇA JURÍDICA ÀS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CIDADÃOS, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS SUGERIMOS LEITURA DA LEI Nº 9394, DE 20/12/96, QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
AGRADECIMENTOS MUITO OBRIGADA!!! TENHA UM BOM CURSO!!!