EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, ETIOLOGIA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO VIGENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina: Educação Especial A DEFICIÊNCIA
Advertisements

UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil Profa. Dra
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
Cristovam Chiaradia Barbosa
LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato
Quadro geral das Ciências da Educação.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
um desafio contemporâneo
Quem são as pessoas com deficiência?
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Deficiência Mental : Jornada AVAPE o desfio do diagnóstico
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Breve Histórico da Deficiência
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Organização Curricular
ENCONTRO FORMATIVO MOVA
HISTORIA DA ENFERMAGEM
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Andréa Diniz PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Qualidade de vida.
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Universidade Federal do Vale do São Francisco Secretaria de Saúde de Juazeiro/BA PET- Ministério da Saúde Constituição do paradigma psiquiátrico clássico.
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Protagonismo e Participação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Madeira Mamoré II na Política de Saúde Mental. Orientadora: Me. Arthelúcia M.
Exclusão e alteridade: de uma nota de imprensa a uma nota sobre deficiência mental Ricardo Burg Ceccim.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Rossana Ramos Fernanda Bosque
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
Educação Especial e Educação Inclusiva
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Psicopatologia da Inteligência
EDUCAÇÃO ESPECIAL CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Educação Especial Aula 9
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Prof. José Roberto Medina
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Histórias de crianças e infâncias
POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade Equipe do Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Educação de Surdos: Breve panorama histórico
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
Campina Grande Outubro 2015
GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Antropologia Médica: Elementos Conceituais e Metodológicos para uma Abordagem da Saúde e da Doença.
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO ESPECIAL: HISTÓRIA, ETIOLOGIA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO VIGENTE Profª Elisandra André Maranhe Profª Olga Maria P. Rolim Rodrigues

UNIDADE I HISTÓRIA DO ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

HISTÓRIA GERAL PRÉ-HISTÓRIA (CULTURA PRIMITIVA) Povo nômade que sobrevivia da caça e da pesca Indivíduo que não ajudava na caça e na pesca Era abandonado em ambientes perigosos

HISTÓRIA GERAL PESSOAS COM DEF. FÍSICA OU MENTAL ESPARTA ATENAS ANTIGUIDADE PESSOAS COM DEF. FÍSICA OU MENTAL ESPARTA ATENAS Ideais de perfeição ELIMINADOS OU ABANDONADOS SUBUMANOS

HISTÓRIA GERAL PESSOAS COM ADVENTO DO DEFICIÊNCIA CRISTIANISMO IDADE MÉDIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA GANHAM ALMA ADVENTO DO CRISTIANISMO Eliminá-las ou abandoná-las ACOLHIDAS EM CONVENTOS E IGREJAS CONTRA OS DESÍGNIOS DE DEUS “FILHAS DE DEUS”

IMAGENS RETRATADAS DA ÉPOCA CRIANÇAS COM ASPECTOS SINDRÔMICOS HISTÓRIA GERAL IMAGENS RETRATADAS DA ÉPOCA CRIANÇAS COM ASPECTOS SINDRÔMICOS

SUGERIMOS: LER O LIVRO OU ASSISTIR O FILME “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME” HISTÓRIA GERAL SUGERIMOS: LER O LIVRO OU ASSISTIR O FILME “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME” LIVRO FILME

HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIII PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA PESSOAS IDADE MÉDIA SÉCULO XIII PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (COLÔNIA AGRÍCOLA NA BÉLGICA) Tratamento ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS E AR PURO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA DEFICIÊNCIA

HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIV PRIMEIRA LEGISLAÇÃO IDADE MÉDIA SÉCULO XIV PRIMEIRA LEGISLAÇÃO CUIDADOS COM A SOBREVIVÊNCIA E COM OS BENS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL RESPONSÁVEL: O REI (COMO FORMA DE PAGAMENTO)

PESSOA COM DOENÇA MENTAL (ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS HISTÓRIA GERAL IDADE MÉDIA PRIMEIRA LEGISLAÇÃO PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL PESSOA COM DOENÇA MENTAL X “LOUCA NATURAL” (IDIOTIA PERMANETE) “LUNÁTICA” (ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS TRANSITÓRIAS)

HISTÓRIA GERAL PARACELSO DM SÉCULO XVI CARDANO DM IDADE MODERNA (MÉDICO) DM PROBLEMA MÉDICO CARDANO (FILÓSOFO) DM PROBLEMA MÉDICO PREOCUPAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NOVAS LEIS LOUCURA E IDIOTIA ENFERMIDADE OU PRODUTO DE INFORTÚNIOS NATURAIS

HISTÓRIA GERAL SÉCULO XVI THOMAS WILLIS POSTURA ORGANICISTA DA DM IDADE MODERNA SÉCULO XVI THOMAS WILLIS POSTURA ORGANICISTA DA DM PRODUTO DE ESTRUTURA E EVENTOS NEURAIS

SUGERE-SE OS EVENTUAIS ATRASOS DE DESENVOLVIMENTO HISTÓRIA GERAL IDADE MODERNA RECÉM-NASCIDO SÉCULO XVII JOHN LOCKE IDIOTA “TABULA RASA” CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS (ORIGEM NA CRENÇA DA EDUCABILIDADE) SUGERE-SE OS EVENTUAIS ATRASOS DE DESENVOLVIMENTO

(FATALISMO GENÉTICO DO CRETINISMO) HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XVIII FODÉRÉ “TRATADO DO BÓCIO E DO CRETINISMO” HEREDITARIEDADE DA DM (FATALISMO GENÉTICO DO CRETINISMO)

PRIMEIRO PROGRAMA SISTEMÁTICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ITARD PRIMEIRO PROGRAMA SISTEMÁTICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL “VICTOR O SELVAGEM DE AVEYRON”

IDIOTIA = INSUFICIÊNCIA CULTURAL IDIOTIA = DEFICIÊNCIA BIOLÓGICA HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ITARD X PINEL IDIOTIA = INSUFICIÊNCIA CULTURAL IDIOTIA = DEFICIÊNCIA BIOLÓGICA PROBLEMA PERSISTENTE ATÉ HOJE “AVALIAÇÃO”

HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX ESQUIROL IDIOTIA ≠ CRETINISMO IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ESQUIROL IDIOTIA ≠ CRETINISMO PEDAGOGO RESULTADO DE CARÊNCIAS INFANTIS OU CONDIÇÕES PRÉ E PERI-NATAIS PROBLEMÁTICAS “AVALIAÇÃO POR RENDIMENTO ESCOLAR”

HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX SÉGUIN SISTEMATIZOU A METODOLOGIA IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX SÉGUIN SISTEMATIZOU A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA DIFERENTES TIPOS E NÍVEIS DE DEFICIÊNCIA E REFERENTES ÀS MAIS DIVERSAS ÁREAS DA VIDA DO EDUCANDO

HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX SÉCULO XX IDADE CONTEMPORÂNEA J. H. PESTALLOZZI ESCOLA PÚBLICA PARA TODAS CÇAS CRIAÇÃO DE SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MATERIAIS E JOGOS FROEBEL SÉCULO XX SURGEM AS ESCOLAS MONTESSORIANAS M. MONTESSORI PUBLICAÇÃO DE ESCALA MÉTRICA DE INTELIGÊNCIA BINET / SIMON

DETERMINADA PELOS MESMOS COSTUMES E INFORMAÇÕES VINDAS DA EUROPA HISTÓRIA NO BRASIL DETERMINADA PELOS MESMOS COSTUMES E INFORMAÇÕES VINDAS DA EUROPA “RODA DE EXPOSTOS” SÉCULO XVIII SALVADOR RIO DE JANEIRO SÉCULO XIX SÃO PAULO

HISTÓRIA NO BRASIL BREVE HISTÓRICO 1874: 1ª INSTITUIÇÃO P/ DM - HOSPITAL JULIANO MOREIRA (BA) 1903: 1ª ESCOLA ESPECIAL P/ CÇAS ANORMAIS (P. BOURNEVILLE) (+ TARDE: PAVILHÃO PARA CÇAS – HOSPÍCIO JUQUERY) 1ª DÉCADA DE 1900: MOVIMENTO “ESCOLA-NOVA” – ENTRADA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO (USO DE TESTES) DÉCADA DE 30: HELENA ANTIPOFF – CRIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO E CLASSES ESPECIAIS 1960: CRESCIMENTO DAS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS (APAEs) 1973: CRIAÇÃO DO CENTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (CENESP)

HISTÓRIA NO BRASIL BREVE HISTÓRICO 1986: CRIAÇÃO DA COORDENADORIA NACIONAL PARA INTEGRAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEF. (CORDE) 1990: APROVADO “ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 1996: LEI DAS DIRETRIZES E BASES – AJUSTA-SE À LEGISLAÇÃO FEDERAL, APONTANDO QUE A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DEVE DAR-SE PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO 1998: MEC – ADAPTAÇÕES NOS PCNs 2001: PUBLICAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UNIDADE II CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE IMPEDIMENTO PERDA OU ANORMALIDADE DAS FUNÇÕES OU DA ESTRUTURA ANATÔMICA, FISIOLÓGICA OU PSICOLÓGICA DO CORPO HUMANO DEFICIÊNCIA RESTRIÇÃO OU PERDA, RESULTANTE DO IMPEDIMENTO, PARA DESENVOLVER HABILIDADES CONSIDERADAS NORMAIS PARA O SER HUMANO INCAPACIDADE DESVANTAGEM INDIVIDUAL, RESULTANTE DO IMPEDIMENTO OU DA DEFICIÊNCIA, QUE LIMITA OU IMPEDE O CUMPRIMENTO OU DESEMPENHO DE UM PAPEL SOCIAL, DEPENDENDO DA IDADE, SEXO E FATORES SOCIAIS E CULTURAIS

AAMR MANUAL DE 2002 “RETARDO MENTAL” A DEFICIÊNCIA É CARACTERIZADA POR LIMITAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL E NO COMPORTAMENTO ADAPTATIVO, COMO EXPRESSO NAS HABILIDADES PRÁTICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS, ORIGINANDO-SE ANTES DOS DEZOITO ANOS DE IDADE.

UNIDADE III ETIOLOGIA DA DEFICIÊNCIA MENTAL

INCIDÊNCIA DEPENDE DE: DEFINIÇÃO ADOTADA; CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO; REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO ESTUDADA; VARIÁVEIS: IDADE, NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO E CULTURAL, CONDIÇÕES EDUCATIVAS E DE SAÚDE DA POPULAÇÃO

CENSO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (2001): INCIDÊNCIA CENSO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (2001): DECLARARAM-SE PES. COM DEFICIÊNCIA: 14,5% DA POPULAÇÃO >%: NORDESTE (16,8%) E <%: SUDESTE (13,1%)

CAUSAS E FATORES DE RISCO PRÉ-NATAIS MATERNOS: DESORDENS GENÉTICAS, FILHOS NATIMORTOS, PREMATUROS, OU ABORTOS RECORRENTES, INCOMPATIBILIDADE SANGÜÍNEA, IDADE DA MÃE, DOENÇAS INFECCIOSAS, EXPOSIÇÃO AO RAIO-X, USO DE DROGAS, FUMO OU ÁLCOOL, INGESTÃO DE REMÉDIOS, HIPERTENSÃO E EPILEPSIA, ENTRE OUTROS; PSICOLÓGICOS: DESORDENS PSIQUIÁTRICAS, NÃO ACEITAÇÃO DA GRAVIDEZ; SOCIAIS: RENDA FAMILIAR MUITO BAIXA, FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA PRÉ-NATAL.

CAUSAS E FATORES DE RISCO PERI-NATAIS CONDIÇÕES DO PARTO: TRABALHO DE PARTO DEMORADO, APRESENTAÇÃO ANORMAL DO BEBÊ, USO DE FÓRCEPS, PROLAPSO DO CORDÃO UMBILICAL, DEPRESSÃO ANESTÉSICA, RUPTURA TARDIA OU PRÉVIA DA PLACENTA, ETC.; CONDIÇÕES DO BEBÊ: PREMATUROS, BAIXO PESO, HIPERBILIRRUBINA, HIPOTONIA, HIPERTONIA, TAMANHO ANORMAL DA CABEÇA, CONVULSÕES, TREMORES, ANÓXIA, CHORO REDUZIDO, APGAR ALTERADO, DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS, ICTERÍCIA, FACE SINDRÔMICA, ENTRE OUTROS.

CAUSAS E FATORES DE RISCO PÓS-NATAIS CONDIÇÕES DO BEBÊ: DOENÇAS, ANORMALIDADES CONGÊNITAS, REAÇÃO DIMINUÍDA AO SOM E AO ESTÍMULO VISUAL, ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, VERBAL OU ADAPTATIVO, PESO E ALTURA AQUÉM DO ESPERADO, DESIDRATAÇÃO, DESNUTRIÇÃO; CONDIÇÕES SOCIAIS: ABANDONO E MAUS TRATOS, DESORGANIZAÇÃO FAMILIAR, ORGANIZAÇÃO INADEQUADA DO AMBIENTE FÍSICO E TEMPORAL DO LAR, PRESENÇA DE EVENTOS ESTRESSANTES DA VIDA E REDUÇÃO DAS INTERAÇÕES POSITIVAS DA MÃE COM A CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA.

DESORDENS GENÉTICAS ALTERAÇÕES GÊNICAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS MALES PROVOCADOS POR ALTERAÇÕES EM GENES ESPECÍFICOS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS MALES PROVOCADOS POR ALTERAÇÕES NO NÚMERO DE CROMOSSOMOS CAUSAS MAIS FREQÜENTES DE DEFICIÊNCIA MENTAL EX. SÍNDROME DE DOWN E SÍNDROME DE FRA-X

DESORDENS GENÉTICAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS GENES NÃO-FUNCIONATES ALTERAÇÕES ENDÓCRINAS INCAPACIDADE DE PRODUZIR DETERMINADAS PROTEÍNAS OU ENZIMAS EX. FENILCETONÚRIA E HIPOTIREOIDISMO

PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PREVENÇÃO CONDIÇÕES AMBIENTAIS “ATENUAM OU AGRAVAM OS FATORES DE RISCO” IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DESTAS CONDIÇÕES E ENCAMINHAMENTOS PARA SERVIÇOS ESPECIALIZADOS POSSIBILITAM TRABALHOS PREVENTIVOS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E DE ESTIMULAÇÃO

UNIDADE IV LEGISLAÇÃO VIGENTE

LEGISLAÇÃO O QUE É? ORIGINÁRIA DE PROCESSO LEGISLATIVO QUE CONSTRÓI A PARTIR DE UMA SUCESSÃO DE ATOS, FATOS E DECISÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS, UM CONJUNTO DE LEIS COM VALOR JURÍDICO, NOS PLANOS NACIONAL E INTERNACIONAL, PARA ASSEGURAR ESTABILIDADE GOVERNAMENTAL E SEGURANÇA JURÍDICA ÀS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CIDADÃOS, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS SUGERIMOS LEITURA DA LEI Nº 9394, DE 20/12/96, QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

AGRADECIMENTOS MUITO OBRIGADA!!! TENHA UM BOM CURSO!!!