Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Como produzir um jornal escolar
Profª. Daniela Benaion Barroso
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Experiências interdisciplinares do curso de Publicidade e Propaganda
Orçamento e Custos Prof.º José Luis.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
WebQuest Início e Formação do Universo !
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
III Encontro de Boas Práticas
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
Programa Ler e Escrever
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
alfabetização INTRODUÇÃO
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber
Aluna: Márcia Gomes da Silva
Trabalho: Plano de Aula Professora: Kuniko I
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Apresentação oral.
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
Sugestão de Atividade:
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
EMEF “EDMÉA LADEVIG “ Marilene Rezende Duarte
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Titulo do projeto Nome dos alunos Orientador.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Descrevendo a atividade
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
Por que o jornal na escola?
Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências Tema: Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências

O movimento da água na natureza. Conteúdo: O movimento da água na natureza.

Objetivos: Localizar e reunir diferentes materiais escritos em que pode encontrar as informações de que necessita; Identificar nos materiais encontrados, informações a respeito do assunto que está estudando; Compreender as informações encontradas quer sejam texto, esquema ou ilustração.

Registrar em tópicos, ilustrações ou esquemas as informações relevantes; Produzir um texto informativo, utilizando-se das informações obtidas sobre os movimentos que a água faz na natureza; Elaborar esquemas ou ilustrações que traduzam o conhecimento elaborado até então sobre o tema estudado.

Recursos didáticos: Textos de diferentes procedências trazidos pelos alunos: livros, revistas, jornais, internet, etc. Folhas de sulfite e caderno. Lápis de cor. Giz e lousa.

Organização da sala: Nos momentos de trabalho em grupo, reunir quatro mesas de forma a que os alunos de um mesmo grupo fiquem de frente uns para os outros. Nos momentos de estudo individual e de socialização, em fileiras ou em semicírculo voltados para lousa.

Desenvolvimento da atividade:

1ª aula: Levantamento do conhecimento prévio sobre o tema. Orientações para busca de informações.

2ª aula - Pesquisa em sala de aula: Mostra pelos alunos dos materiais trazidos. Exposição pelo professor das estratégias de leitura e registro.

3ª e 4ª aulas – Socialização em pequenos grupos: Formação dos grupos. Trabalho em grupo.

Socialização das pesquisas. 5ª, 6ª e 7ª aulas: Socialização das pesquisas.

Finalização da atividade. 8ª aula: Finalização da atividade.

Avaliação: Nesta atividade o professor terá oportunidade de exercitar a avaliação contínua, que será feita pela observação e registro das ações dos alunos, avanços e dificuldades de cada um deles.