Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências Tema: Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
O movimento da água na natureza. Conteúdo: O movimento da água na natureza.
Objetivos: Localizar e reunir diferentes materiais escritos em que pode encontrar as informações de que necessita; Identificar nos materiais encontrados, informações a respeito do assunto que está estudando; Compreender as informações encontradas quer sejam texto, esquema ou ilustração.
Registrar em tópicos, ilustrações ou esquemas as informações relevantes; Produzir um texto informativo, utilizando-se das informações obtidas sobre os movimentos que a água faz na natureza; Elaborar esquemas ou ilustrações que traduzam o conhecimento elaborado até então sobre o tema estudado.
Recursos didáticos: Textos de diferentes procedências trazidos pelos alunos: livros, revistas, jornais, internet, etc. Folhas de sulfite e caderno. Lápis de cor. Giz e lousa.
Organização da sala: Nos momentos de trabalho em grupo, reunir quatro mesas de forma a que os alunos de um mesmo grupo fiquem de frente uns para os outros. Nos momentos de estudo individual e de socialização, em fileiras ou em semicírculo voltados para lousa.
Desenvolvimento da atividade:
1ª aula: Levantamento do conhecimento prévio sobre o tema. Orientações para busca de informações.
2ª aula - Pesquisa em sala de aula: Mostra pelos alunos dos materiais trazidos. Exposição pelo professor das estratégias de leitura e registro.
3ª e 4ª aulas – Socialização em pequenos grupos: Formação dos grupos. Trabalho em grupo.
Socialização das pesquisas. 5ª, 6ª e 7ª aulas: Socialização das pesquisas.
Finalização da atividade. 8ª aula: Finalização da atividade.
Avaliação: Nesta atividade o professor terá oportunidade de exercitar a avaliação contínua, que será feita pela observação e registro das ações dos alunos, avanços e dificuldades de cada um deles.