O contexto filosófico norte-americano

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Transcrição da apresentação:

O contexto filosófico norte-americano Pragmatismo Valor utilitário das proposições científicas: O valor de uma afirmação é determinado pela avaliação das conseqüências práticas que ela implica Ênfase na aplicação do conhecimento científico a problemas da “vida real” Funcionalismo Finalidade adaptativa Visão organicista (evolutiva) da vida social Adaptabilidade dos organismos e das idéias

Psicologia Aplicada - EUA Aplicação do conhecimento psicológico a problemas concretos nos vários domínios da atividade humana Alunos de Wundt regressaram ou emigraram para os EUA Influência funcionalista e pragmatista Necessidade de financiamento das pesquisas – “Quem paga?” Obstáculo: Suspeita dos psicólogos acadêmicos Áreas principais Psicologia Educacional Psicologia Industrial Psicologia Clínica [Psicometria] Resultado: Nasce a profissão de psicólogo

Nome Origem Relevância Universidade Hugo Münsterberg (1863-1916) Alemanha Psicologia industrial Friburg (ALE) e Harvard (EUA) Edward Brandford Titchener (1867-1927) Inglaterra Estruturalismo wundtiano Cornell (EUA) Granville Stanley Hall (1846-1924) EUA Pioneirismo: 1º laboratório nos EUA; 1ª revista, 1º presidente da APA Johns Hopkins, Clark (EUA) James McKeen Cattell (1860-1944) 1° assistente de Wundt; testes psicológicos (16 PF) Columbia (EUA) Warren 1° dicionário de psicologia William James Introdutor da psicologia e do funcionalismo nos EUA Chicago (EUA) James Rowland Angell (1869-1949) Sistematizou o Funcionalismo Chicago e Harvard (EUA) James Mark Baldwin (1861-1934) Introdutor da Psicologia do Desenvolvimento Princeton (EUA) e Toronto (CAN) Lightner Witmer (1867-1956) Psicologia clínica Pennsylvania (EUA) Walter Dill Scott (1869-1955) Primeiro livro sobre propaganda Northwestern (EUA) Charles Hubbard Judd (1873-1946) Psicologia Social e Educacional Wesleyan, New York, Yale e Chicago (EUA) Edward W. Scripture (1864-1945) Laboratório em Yale; “Tempo do pensamento”; Fonética experimental; “Thinking, acting and doing” Yale (EUA)

Psicologia Educacional Problema: explicar cientificamente o processo de aprendizagem; avaliar as habilidades dos estudantes; resolver problemas de aprendizagem Propor métodos e técnicas educacionais eficientes Método: testes psicológicos E. L. Thorndike (1874-1949) Ênfase na aprendizagem no lugar do treinamento de faculdades Conexionismo Lei do efeito (reforçamento por conseqüências; ensaio e erro) Lei do exercício (hábito) Inteligência animal

Alguns livros em Psic. Educacional Stanley Hall The contents of children´s minds on entering school (1891) John Dewey The school and society (1899); Interest and effort in education (1913). William James Talks to teachers on psychology: and to students on some of life´s ideals (1899) Edward Lee Thorndike Educational Psychology (1903, original em três volumes e edição resumida, 1914); Measurement in education (1921). Hugo Münsterberg Psychology and the teacher (1909)

Psicologia Industrial Antecedentes: engenharia de eficiência (Taylor) Problema: selecionar trabalhadores para funções adequadas às suas capacidades (psicológicas) Método: testes psicológicos e simulações Ramificações: Relações de trabalho, ergonomia, motivação e liderança, estruturas organizacionais Publicidade e negócios Hugo Münsterberg (1863-1916) Eficiência Industrial Psicologia clínica: tratar desajustamento social por sugestão, suprimir comportamentos indesejáveis Psicologia forense: testemunho, testes com suspeitos, hipnose em interrogatórios

Psicologia Clínica Antecedentes: Psiquiatria funcional, deficiência mental Problemas: crianças com dificuldades escolares; padecimento psíquico; trauma de guerra (shell-shock) Método: Testes psicológicos, psicoterapia Psicoterapias: Psicanálise, Abordagem Centrada na Pessoa, Terapia Comportamental Europa: Freudismo (médicos), Janet (França, hospitais) Lightner Witmer (1867-1956) “nova ciência para ajudar as pessoas a resolver problemas, não para estudar os conteúdos da mente” Montou uma clínica infantil em 1896 - Psicodiagnóstico de casos de dificuldades de aprendizagem Disfunção fisiológica subjacente à dificuldade Hospital-escola / Clínica-escola Equipes multidisciplinares: médicos, assistentes sociais, psicólogos

Psicometria – Testes Psicológicos Modelo matemático Inferência estatística - correlações Diferenças individuais Normas populacionais Psicodiagnóstico; avaliação do resultado de intervenções psicológicas Novas possibilidades de experimentação James McKeen Cattel (1860-1944) Influenciado por Galton (gênio hereditário) e Wundt (experimentação) Quantificação das diferenças individuais Como se ajusta o indivíduo a uma situação Qual o valor adaptativo da mente para o organismo Mental tests aplicados em estudantes universitários