TGI004 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO (Aula 2)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
BENCHMARKING.
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Pesquisa em Marketing.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
Métodos e técnicas de pesquisa
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação DTGI – Departamento de Teoria e Gestão da Informação TGI004 - USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO x USUÁRIOS DE INFORMAÇÃO: Reflexões
BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos
Instrumentos de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação: elaboração e aplicação de questionários.
Práticas Investigativas
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Qualidade de Produto de Software
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
Metodologia da Pesquisa Científica
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
A Pesquisa e suas Classificações
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Metodologias, técnicas e instrumentos de coleta e análise.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Trabalho de conclusão de curso
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Iniciação Científica º Série/EM.
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Metodologia da Pesquisa Científica
Serviço de informação e estudos de usuários LÚCIA MARIA S. V. COSTA RAMOS Disciplina CBD 0289 ECA/USP.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Introdução ao Trabalho Científico
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Conduzindo um estudo Pré-requisitos: - conhecimento da realidade;
Tema, Problema e Hipóteses
Etapas da Pesquisa Científica
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
Trabalho de Conclusão de Curso
Finalidades da pesquisa científica
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

TGI004 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO (Aula 2) Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação DTGI – Departamento de Teoria e Gestão da Informação TGI004 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO (Aula 2) Professora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte bogliolo@eci.ufmg.br

Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação Segundo Wilson-Davis as pesquisas sobre estudos de usuários podem ser de dois tipos: a. Estudos centrados na biblioteca: a investigação de como as bibliotecas e os centros de informação são utilizados b. Estudos centrados no usuário: como um grupo particular de usuários obtém a informação necessária para conduzir o seu trabalho. (Cunha, 1982, p. 5)

Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação Atualmente, são inúmeras as publicações referentes a estudos de usuários, de necessidades de informação, de comportamento na busca de informação e de usos da informação. No entanto, esta é comprovadamente uma área de conhecimento difícil para a qual diversos métodos têm sido propostos. (DEVADSON e LINGAM, 1996) Assim sendo, dependendo dos objetivos do estudo de usuário que está sendo proposto, ele pode utilizar métodos e técnicas de pesquisa social genéricos (quer dizer, métodos já consagrados e validados cientificamente, desenvolvidos para pesquisa social) ou métodos/metodologias desenvolvidos especificamente para o estudo de usuários.

Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação Seguindo a abordagem proposta por Cunha (1982, p.7), vamos diferenciar os métodos de pesquisa para estudo de usuário a partir da técnica de coleta de dados utilizada. Lembramos que uma pesquisa envolve várias etapas: definição dos propósitos e limites do estudo; preparação de um esboço da organização do relatório final; determinação dos tipos de dados e dos métodos de coleta; preparação das tabelas, formulários e impressos para coleta e tabulação dos dados; coleta de dados; tabulação e análise; preparação do relatório; revisão, crítica e preparação final do relatório. (Cf. WIGHT, citado por FIGUEIREDO, 1994, p. 68-69)

Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação A escolha das técnicas de coleta de dados relaciona-se intimamente com os propósitos e o objeto do estudo e pode ser subdividida em três classes: técnicas envolvendo análise documentária, técnicas envolvendo observação e técnicas envolvendo perguntas (CUNHA, 1982, p.7).

Técnicas envolvendo análise documentária: Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação Técnicas envolvendo análise documentária: Análise de conteúdo Análise de citações Documentos de biblioteca Diários

Técnicas envolvendo observação: Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação Técnicas envolvendo observação: Observação não participante Observação participante Análise de tarefas e resolução de problemas

Técnicas envolvendo perguntas: Métodos e Técnicas de Coleta de Dados para Estudos de Usos e Usuários da Informação Técnicas envolvendo perguntas: Questionário Entrevista Técnica do Incidente Crítico Técnica de Delfos (Delphi) Grupos Focais

Limitações dos estudos de usuários Os dados obtidos a partir de questionamentos usualmente diferem daqueles obtidos por métodos de observação Espera-se que o usuário responda sobre suas necessidades de informação quando eles realmente não sabem quais serviços e produtos poderiam existir à sua disposição; o conteúdo, extensão e profundidade dos mesmos; não sabem sequer quais são suas reais necessidades, são capazes de expor apenas suas demandas.

Limitações dos estudos de usuários Necessidade de maior rigor nas amostragens Necessidade de uso mais aprofundado de análises estatísticas Necessidade de maior conhecimento por parte dos pesquisadores em EU dos métodos e técnicas de pesquisa social, com incremento no uso de diferentes técnicas de coletas de dados Mais importante que melhorar metodologia é melhorar os modelos teóricos

Referências BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.10, n.2 (número temático sobre estudo e tratamento de usuários da informação), p. 5-20, jul./dez. 1982. FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994. 154 p. ISBN – 85.7013.040-X KAYO, Eduardo Kazuo e SECURATO, José Roberto. Método Delphi: fundamentos, críticas e vieses. Cadernos de Pesquisa em Administração, São Paulo, v. 1, n.4, p. 51-61, 1997. REA, Louis M. e PARKER, Richard A. Metodologia de Pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2002.