Comunicação Coordenada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Apresentações (PowerPoint) ... considerações

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pontifícia Universidade Católica
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
WEBQUESTS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE L2 NO MEIO ONLINE
Portfólio de Matemática
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
NFS-e : Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
A Educação Mediada pela Tecnologia
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
O que precisa para ser um aluno virtual?
Dimensões da Cidadania no Oitocentos: Escravidão no Brasil
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Escolhendo o nosso Futuro
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
desafio de pesquisar na rede
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem
LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura?
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Escrita on-line colaborativa e coletiva: ETC e EQUITEXT
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
WEBQUEST.
Profa. Reane Franco Goulart
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
Formação do professor de LE:
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Rethinking Literacy Education in New Times:
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Redes Sociais na Educação Aberta
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Construções de Ambientes de Aprendizagem na Web Jarbas Novelino Barato
Cultura digital na educação:
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN QUALIFICA.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Coordenada Tecnologias digitais: educando para o futuro em tempos de novos paradigmas http://tinyurl.com/3ngcfnt Professora Reinildes Dias FALE - UFMG

http://tinyurl.com/3ngcfnt Reinildes Dias Coordenadora da Mesa WebQuests Valéria Santos Wikis Helen Faria Orkut Rogério Tílio Letramento Digital Hejaine Fonseca Inglês on-line Sérgio Gartner Blogs http://tinyurl.com/3ngcfnt

Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração http://tinyurl.com/3ngcfnt

Less downloads, more uploads! Letramento Digital Compromisso de uma educação emancipadora. Compromisso da escola pública com seus alunos “nativos digitais”. Less downloads, more uploads! “Nativos digitais” vs. “Imigrantes digitais” Prensky, 2001 (http://tiny.cc/aXomB). Leiam este artigo e reflitam sobre as características dos nossos alunos, nativos-digitais

Cultura digital ou cibernética Cultura da aprendizagem colaborativa. Cultura da aprendizagem por descoberta (self-discovery learning, Bruner, 1960). Cultura do “aprender a aprender” (aprender para a vida). Protagonismo do aluno

Benefícios pedagógicos Pesquisar. Criar. Colaborar. Transformar Autenticidade: Oportunidades de interações em situações reais de comunicação. Gêneros digitais: ações sociais pela linguagem. Múltiplas Inteligências - Multimodalidade.

Ambientes multimodais de aprendizagem Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem

pesquisa guiada na internet Webquest pesquisa guiada na internet (presença de recursos de scaffolding). http://webquest.org/index.php DIAS, R. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line. Disponível em www.letras.ufmg.br/profs/reinildes

Webquest

Webquest

A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading Researching Collaborating Learning

Reception: Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning.

Reception: Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning.

Reception: Reading Production: Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning. Production: Writing

Reception: Reading Production: Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning. Production: Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_6/Creating_a_WQ.html Reading. Writing. Collaborating. Revising. Learning.

Webquest Desafio a um grupo de alunos - que trabalha em equipe - na busca de informações sobre um determinado assunto para a realização de uma tarefa, configurada como uma situação-problema Utilização da web e de seus recursos durante a busca da solução a um problema (tarefa) pelos participantes de um grupo de alunos.

Webquest WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual Suporte oferecido aos envolvidos na busca (quest). Links a sites na própria web. Estes links podem ser a informações escritas, arquivos de áudio ou vídeos. Scaffolding Orientações detalhadas para os participantes sobre os passos a serem seguidos durante o processo WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual

Aprendizagem como prática social. Reception: Reading Production: Writing Escrita como processo colaborativo (DIAS, 2004). Aprendizagem como prática social.

Obrigada pela atenção. Meet me at www.letras.ufmg.br/profs/reinildes Mantenham contato! diasreinildes@gmail.com Meet me at www.letras.ufmg.br/profs/reinildes