Ciclo de Vida – A Infância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

E se no céu você encontrar alguém que você não gosta?
Colégio Elisa Andreoli
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
Teorias do Desenvolvimento
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR
PSICOLOGIA.
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O que é que acontece a quem tem diabetes?
O Início da Comunicação
Alteridade.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Como a Criança Pequena se Desenvolve
COMBATE A FOME 6°B.
Os passos da nossa vida...
Fases da Vida.
AS EMOÇÕES.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Os tipos de comportamento no meio social
Com o tempo....
Nutrição na Adolescência
RELAÇÕES PRECOCES.
A Psicologia individual
Psicologia Educacional
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
Com o tempo... Com o tempo... Com o tempo...
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
1 7º Encontro Nacional de Professores a leccionar em Estabelecimentos Prisionais Bragança, 12 de Junho de 2011 Glória Jólluskin Universidade.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
By Búzios Slides Com o tempo Automático.
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
10 Enfermidade e luto. 10 Enfermidade e luto bíblica base "Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da João "Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da.
Segundo as Teorias de Wallon
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
O meu percurso. A Unidade Curricular Psicologia da Educação….
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
Filhos Obedientes Lique seu som Slide Manual.
DIAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO : *Sábado – tarde ou Segunda - noite * Carga horária - 8 encontros de 2 horas ou 6 encontros de 3 horas *Encontros quinzenais.
Relações Precoces.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
O ciclo da vida A Infância Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro Janeiro de 2012 Módulo 2 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Psicologia.
Curso Técnico de Comunicação e Marketing
Curso Técnico de Comunicação e Marketing
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Gaguez Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7 Márcio Furtado nº8.
Capítulos III, IV e V. O sentido da eficácia política e a participação no local de trabalho  Correlação entre participação e eficácia ou sentido de competência.
NETWORKING Rede de possibilidades
1. 2 DISCIPLINA BEM SUCEDIDA É UM POSITIVO E CONTÍNUO PROCESSO.
Desafios da adolescência
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Ciclo de Vida – A Infância

O que é a Infância? A infância é uma fase que vai desde o nascimento até aproximadamente ao décimo-segundo ano de vida de um ser humano. É um período de grande desenvolvimento físico. Mais do que isto, é um período onde o ser humano se desenvolve psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.

O que é o desenvolvimento humano? O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade.

Outros objetivos 1- Porque é que em geral as crianças têm comportamentos agressivos? 2- De que forma se deve repreender as crianças quando têm comportamentos inadequados? 3- De que forma pode ser benéfico o bom ambiente em contexto familiar? 4- O que significa o choro de uma criança? 5- O que significa para uma criança ter um irmão mais velho?

1- Porque é que em geral as crianças têm comportamentos agressivos? No dia a dia as crianças sentem necessidade de ter comportamentos agressivos para puderem chamar atenção dos adultos, como por exemplo alguém próximo.

2- De que forma se deve repreender as crianças quando têm comportamentos inadequados? Devemos repreender as crianças de forma não agressiva e educacional, para que elas percebam que o comportamento que estão a ter não é o mais adequado e percebam também que não podem voltar a fazer o mesmo, os pais podem também utilizar expressões faciais, gestos e entonações de voz diferenciadas consoante o comportamento que elas estão a ter.

3- De que forma pode ser benéfico o bom ambiente em contexto familiar? Uma criança que visualize bons comportamentos em casa, irá certamente no futuro ser uma pessoa com atitudes corretas perante a sociedade.

4- O que significa o choro de uma criança? O choro é o meio mais eficaz para manifestar uma necessidade ou um mal-estar. Existe vários tipos de choro perante os objetivos que a criança pretende alcançar. Existem quatro tipos de choro diferentes: O choro básico de fome, choro de raiva, choro de frustração e choro de dor.

5- O que significa para uma criança ter um irmão mais velho? Para uma criança que tenha irmãos mais velhos, esses mesmos irmãos poderão ter uma referência boa na vida dessas mesmas crianças, podendo ajudá-las no seu desenvolvimento emocional e por vezes podendo mesmo fazer o papel de pais.

Grupo de trabalho: Jéssica Patalão nº 11 Rodrigo Henriques nº 21 Tânia Tavares nº 23 Vera Neves nº 26