Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos das Ciências Sociais
Advertisements

Contexto histórico - “A modernidade”
Conceitos de Karl Marx.
Seminario de Sociologia Karl Marx E Max Weber. Karl Marx ● Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
TEORIA SOCIOLÓGICA Positivismo Èmile Durkheim Max Weber Karl Marx.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
( ) MAX WEBER. Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
Nicolau Maquiavel.
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
VIDEOAULA 4 Max Weber ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Fundamentos das Ciências Sociais
GURGEL, Claudio e FILHO, Rodrigo de Souza
Sociedade da informação e sociedade de massas
1 – Weber ( ) aspectos metodológicos e visão de mundo
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Disciplina: Sociologia Jurídica
(Karl Emil Maximilian Weber)
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
COLETIVO YALODÊ-BADÁ. PRECONCEITO Atualmente o preconceito e assuntos relacionados a este passam compreendidos como questões inerentes ao homem, ou seja,
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
Sociologia Política Prof. André Zanetic
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
O Processo de Institucionalização e de Socialização I
Século XIX.
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
Disciplina de Sociologia
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
A DIVERSIDADE CULTURAL
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
A Contribuição de Max Weber
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS Maria Lúcia Barroco.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 05
Max Weber  .
Emile Durkheim ( ) Modelo orgânico de sociedade: Para Durkheim, a sociedade é como um organismo vivo, onde cada instituição funciona como um “órgão”
Sociologia Professor Odilon Cuti.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Karl Marx (1818 – 1883).
Clássicos da sociologia: Max weber
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Educação para o Trabalho 1 Professora : Márcia Leite 1.– Da Sociologia a Sociologia do Trabalho: definições básicas. AULA 1. – TÉCNICO EM MECATRONICA.
A ESCOLA DE CHICAGO.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Marx – Ideologia Sociologia.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Poder, dominação e Política
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
1 A Sociologia de Max Weber 2 Dados biográficos ► Sociólogo alemão, nasceu em21/04/1864 em Erfurt e morreu em 14/06/1920, em Munique, vítima de pneumonia.
Transcrição da apresentação:

Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1

Weber: transformações Rejeitava qualquer teoria geral do desenvolvimento histórico. Rejeitava o materialismo dialético de Marx. Não era apenas o conflito de classes e as contradições dos modos de produção que faziam a história andar para frente. 2

Weber: transformações Não acreditava numa separação cada vez maior entre burguesia e proletariado. Não considerava a ruína do capitalismo como algo inescapável. 3

Max Weber: avanços Levou em consideração outros fatores além do conflito entre dominadores e dominados. Para Weber, diversas formas de ação humana, como as práticas religiosas, influenciam na economia, apesar de não serem explicitamente econômicas. 4

Max Weber e a Sociologia Compreensiva 5 As proposições gerais somente podem ser demonstradas a partir da compreensão do particular, de análises e comparações históricas. Sendo assim, o entendimento do real não é uma cópia do real e, sim, apenas uma elaboração conceitual acerca deste.

Ação Social Ao contrário de Durkheim, que buscava a explicação dos fenômenos através da noção de “fatos sociais” que existiriam para além dos indivíduos, Weber vai observar as ações dos indivíduos, a fim de captar seu sentido. E diferentemente de Marx, que via os indivíduos submetidos às estruturas do sistema capitalista, Weber vai analisar como os indivíduos constroem a realidade dentro deste sistema. 6

O Conceito de AÇÃO SOCIAL Ação é a conduta humana que possui um significado, dado por quem a executa. Portanto, apenas a ação que tenha um sentido é objeto de estudo da sociologia. Parte sempre da observação das ações dos indivíduos, e não de alguma totalidade que existiria anteriormente a eles. 7

A Ética protestante e o espírito do capitalismo Weber realizou uma pesquisa histórica com o objetivo de analisar as ações dos indivíduos da religião protestante, tentando captar o sentido que lhes atribuíam, e os efeitos que acabaram gerando. 8

A Ética protestante e o espírito do capitalismo 1)Ninguém sabia quem seria salvo. 2)Se esforçavam para fazer o bem para a sua comunidade. 3)Se trabalhassem com dedicação, se seguissem a sua “vocação”, iriam prosperar. 9

A ética protestante acabou ajudando a moldar o que ele chamou de “espírito do capitalismo”. Weber argumentou que o capitalismo foi a consequência, na esfera da economia, de um processo de racionalização que teve na ética do trabalho protestante um dos seus principais motores e não apenas na economia. 10 A Ética protestante e o espírito do capitalismo

O Desencantamento de Mundo Para Weber a burocratização da vida, o progresso da técnica leva os indivíduos a um processo descrença nos poderes mágicos, levando a uma perda do sentido sagrado da vida. O real torna-se cansativo e utilitário, marcado por um vazio que os homens buscam preencher com agitações. 11

A burocratização Um dos efeitos deste processo de racionalização é o que Weber chama de tendência a burocratização, isto é, a formação de quadros profissionais técnicos responsáveis pela administração. A organização burocrática afasta-se da sociedade, em que desenvolve um procedimento formal. 12

Exercício 1 Analise a charge abaixo e descreva sua interpretação.

Exercício 2 * Relacione a imagem com os estudos de Weber. * Por que, segundo Weber, vivemos um desencantamento do mundo? * Qual é a ideia de racionalização da sociedade defendida por Weber?