Como Agir com Inteligência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Relação Professor - aluno
7 a 9 anos Esta é a idade da tomada da decisão. Os primários não podem
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Inteligências Múltiplas
Curso de Óptica Geométrica
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
INSTITUTO MAURICIO DE SOUZA –
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
NOSSO CÉREBRO TEM UM BUG
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
Introdução à Óptica Geométrica
ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Mente Positiva.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
Competência Interpessoal
Solidificando seus relacionamentos
Curso de Óptica Geométrica
Trimestrais 2012 Escola Sabatina - ABS.
ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Aprendi Clique.
Estratégias de Leitura
Óptica Geométrica.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
DECISÕES INTELIGENTES
Inteligência Emocional
Óptica Geométrica.
Necessidade de integração dos mundos dos dados, informação, conhecimento e saber SITP – Módulo 2.2.
Aplicativos Web – Web Design
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
TIPOS DE PERSONALIDADE
Teorias Educacionais.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
1 “Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Transcrição da apresentação:

Como Agir com Inteligência Estratégias Mentais para o Sucesso

A Inteligência pelo Corpo

Antes de pensar, agente sente. Sentir Antes de pensar, agente sente. Coração Víceras

Pensamento é Energia

As Emoções A emoção é um fenômeno breve, de aparição súbita e manifestações físicas inconscientes (agitação, palpitações, palidez, rubor). Serve como ajuda interna de proteção do corpo e da vida e facilita a comunicação com as outras pessoas.

Desequilíbrio emocional As Emoções Desequilíbrio emocional Compromete Atitudes no trabalho Empregabilidade

As Emoções A importância no controle das emoções O uso positivo das emoções para conseguir o que quisermos Higiene emocional

Natureza Animal: Sobrevivência Natureza Humana: Construir e Evoluir O Homem Natureza Animal: Sobrevivência Natureza Humana: Construir e Evoluir

Poder de Entender De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Como ter Inteligência Inteligência: potencial biopsicológico – resolver problemas Habilidade – produto do treino e aprimoramento de nossa destreza Competência – atributo adquirido – capacidade de usar as inteligências

As Condições que Influenciam a Aprendizagem ambiente físico - mais ou menos estruturado (som, luz, temperatura, postura corpórea ). necessidades emocionais - papel vital na aprendizagem (como se sente). necessidades sociais - aprender por si mesmas, com um parceiro, em equipes, com um adulto presente ou só gostam de trabalhar com adultos. necessidades biológicas - relógio biológico, fome, cansaço.

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

Como Aprender Curiosidade Confusão Entendimento Conhecimento

Como Aprender - Curiosidade Aprendemos por comparação Usamos “filtros” na interpretação

Como Aprender - Confusão

Como Aprender - Entendimento

Como Aprender 2 Conhecimento 3

Estilo de Pensamento e Ação Dominância Cerebral Analisa, quantifica, é lógico, é crítico, é realista, gosta de números, entende de dinheiro, sabe como as coisas funcionam. Conjectura, imagina, especula, arrisca-se, é impetuoso, quebra regras, gosta de surpresas, é curioso, brinca. O que Fatos Fazer certo Racional Por que Idéias Fazer diferente Experimental Como Formas Fazer rápido Planejador Adota ação preventiva, estabelece procedimentos, faz as coisas. Confiável, organiza, pontual, esmerado, planeja. Fala bastante, sente, gosta de ensinar, toca as pessoas, é sensível com os outros, é expressivo, é emocional, é suportivo. Quem Sentimentos Fazer junto Social

Teste 1: Estilo de Pensamento e Ação Certo Diferente Responda o questionário e verifique seu estilo Rápido Junto

As Inteligências Múltiplas Todos somos potencialmente talentosos, mas de maneiras diferentes.

Mensagem do Bernadinho: Poucos têm consciência de que a fama e a fortuna são resultado do treinamento árduo a que terão de se entregar. A preparação, a entrega irrestrita ao aperfeiçoamento técnico e físico (quase sempre demandando sacrifícios), estes sim deveriam ser os primeiros pensamentos de todo jovem. Sem isto, os bens e todo o resto não passam de um sonho.

As Inteligências Múltiplas Lingüística Musical Matemática-Lógica Cinestésica-corporal Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencial

As Inteligências Múltiplas Inteligência verbal-lingüística: Políticos, jornalistas, poetas, escritores Inteligência musical: Músicos e cantores Inteligência lógico-matemática: Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização

As Inteligências Múltiplas Inteligência corporal: Atletas, atores, mímicos Inteligência espacial: Navegadores, pilotos, arquitetos Inteligência interpessoal: Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento

As Inteligências Múltiplas Inteligência intrapessoal: Sábios, filósofos, gurus, pessoas com um profundo senso do eu Inteligência naturalista: Habilidade de identificar e classificar padrões da natureza Inteligência espiritual: Religiosos, líderes espirituais, devotos

Teste 2: Inteligência Múltipla Lingüística Musical Matemática-Lógica Cinestésica-corporal Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencial Responda o questionário e verifique quais inteligências você tem

4 Estratégias Mentais Com disciplina e vontade você pode usar seu cérebro de uma forma mais eficiente. Assuma o controle de seus pensamentos e emoções e você assumirá o CONTROLE DA SUA VIDA.

DUVIDE,CRITIQUE E DETERMINE 1 Stop 5 Segundos DUVIDE,CRITIQUE E DETERMINE

Determine não ser atingido!!! 1 Stop 5 Segundos DUVIDE,CRITIQUE E DETERMINE Proteja sua emoção em toda situação negativa (medo, insultos, dúvidas, lembranças ruins) Determine não ser atingido!!!

2 Pensamento Lateral

2 Pensamento Lateral Saber onde focar: colocamos o foco no êxito do resultado quando o foco tem que estar nas tentativas. Fazer de novo, fazer diferente, ouvir opiniões e estar disposto a tentar

Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei. 2 Pensamento Lateral Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei. Pablo Picasso

3 Diálogo Interno Converse com você mesmo, respire fundo e bata um papo com você, te anime, valorize você, dê apoio a você mesmo e sinta que existe alguém a seu favor: você mesmo!

Se quer aprender algo, ensine a alguém. 4 Explique e Entenda Se quer dominar um assunto novo ou que acredita ser difícil de atender, procure explicar este assunto a uma ou duas pessoas. Veja que ao tentar explicar você vai elaborando o pensamento, buscando informações e ouvindo sua própria voz explicando. Se quer aprender algo, ensine a alguém.

4 Explique e Entenda Escolha um assunto que foi estudado no curso e explique ao seu colega ao lado

Acredite: Você é Capaz! Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para melhorar o que somos. Eduardo Galeano