ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conservação pelo Calor
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB
principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos
Processamento de frutas e hortaliças pelo calor – pasteurização e esterilização Processamento de Alimentos de Origem Vegetal 2º modulo.
Processamento de Alimentos de Origem Vegetal Profa. Sandra R. B. Silva
Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
Liofilização Freeze-Drying Operações Unitárias
Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia
TECNOLOGIA DE EMBALAGENS
Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS
Limpeza, montagem e esterilização. Lab. De Microbiologia
Processo de conservação dos alimentos
Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
CONSERVAÇÃO DE CARNES ATRAVÉS DA RADIAÇÃO GAMA
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: MÉTODOS NÃO CONVENCIONAIS
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Reações de transformação e vida-de-prateleira de alimentos processados
Principais métodos de conservação dos alimentos
Agrupamento de Escolas da Sertã Escola Secundária
CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO MICROBIANO EM ALIMENTOS
Microrganismos indicadores
CINÉTICA QUÍMICA.
Processamento do Leite e Derivados
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
(Definição conforme o decreto-lei 986/1969)
Tecnologia dos Alimentos
Fabricio Romão Galdino AGENCIARURAL
Liofilização Purificação de Produtos Biotecnológicos
PALESTRA PROFERIDA NO XVIII ENA Encontro Nacional da Associação Brasileira de Truticultores Campos do Jordão – outubro de 2006 Palestrante: Thais.
CINÉTICA ENZIMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Marysa Carvalho Franco CURSO DE NUTRIÇÃO
Conservação, melhoramento e produção de novos alimentos
OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Estudos de Estabilidade
Carne - Conservação Sibery dos Anjos.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Processamento de frutas e hortaliças pelo calor – Branqueamento e appertização Processamento de Alimentos de Origem Vegetal 2º modulo.
Capacitação de Manipuladores de Alimentos
Qualidade na Armazenagem
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Conservação de Alimentos
Guilherme Pitirini Janice Fréo
Maria Isabel Dantas de Siqueira
Processamento de Leite e Derivados
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Processamento de Manteiga e Iogurtes
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
Controle de agentes infecciosos
Filtração Resfriamento Termização Pasteurização Esterilização
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO USO DO CALOR
Conservação de alimentos por fermentação
Prof. MSc. Elizonete Peres de Farias
ESTERILIZAÇÃO.
Métodos de controle bacteriano
FCAA – Medicina Veterinária
Métodos de controle bacteriano
PRINCIPIOS E MÉTODOS GERAIS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
CONTROLE DE MICRORGANISMOS.

Conservação por redução de atividade de água
Conservação por defumação
Pré-tratamentos do leite:
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Desenvolvimento da Tecnologia de Leites Santa Maria, Março de 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
 Exerce ação direta sobre os m.o.  Retarda a ação das enzimas  Conserva, prolongando vida de prateleira. Processo caro: “cadeia do frio” Manutenção.
Transcrição da apresentação:

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 24 Processos Agroindustriais – conservação de alimentos Fontes: Bartholomai, A.. Fábrica de alimentos: processos, equipamentos. PEREIRA, C. G. MEIRELES, M. A. A. Fundamentos da engenharia de alimentos Apostila do prof. Luiz César Silva – UNIOESTE http://www.tetrapak.com/

Alterações dos alimentos Química Física Biológicas Físicas Quebras, deformações, perfurações, cortes, ações do ar, da luz e do calor podem provocar alterações de cor, aparência e sabor.

Alterações dos alimentos Química elementos presentes no ambiente podem provocar alterações de cor, aroma, sabor e consistência. Exemplo: vapores de gasolina ou perfumes modificam o aroma ou o sabor de vários alimentos.

Alterações dos alimentos Biológicos Fermentação Putrefação Disseminação de doenças As técnicas de conservação visam prevenir e/ou retardar as alterações que deixam os alimentos impróprios para o consumo ou para a comercialização.

Conservação pelo uso do calor Pasteurização Branqueamento Apertização Esterilização Secagem e Desidratação

Pasteurização Processo em que o alimento é submetido a temperatura elevada e, a seguir, a temperatura baixa. Isso faz com que muitos dos microrganismos sejam mortos. Requer aplicação posterior de outro método de conservação (refrigeração, por exemplo), pois os microrganismos ainda presentes podem continuar a proliferar.

Pasteurização Pasteurização rápida (HTST): Para o beneficiamento de leite, os parâmetros são: 72°C por 15 segundos, seguido de resfriamento rápido até 5°C. Depois disso o leite é embalado (saco plástico) e mantido refrigerado.

Pasteurização Pasteurização lenta (LTLT): Exemplo para o preparo de leite para a fabricação de queijos e iogurtes: 62°C por 30 minutos.

Branqueamento Consiste em mergulhar o alimento em água quente, ou insuflar vapor nele por 2 a 10 minutos e a seguir mergulhar em água fria. O processo é aplicado para desnaturar enzimas que provocam alterações de aroma, sabor ou cor durante o período de armazenagem.

Apertização Primeiro o alimento é acondicionado em latas que são recravadas e, depois, encaminhadas à autoclave para o tratamento térmico. As vezes, o alimento é previamente submetido ao processo de branqueamento

Apertização Recravagem Processo de conformação em que uma tampa metálica fecha hermeticamente (lacra) uma lata

Apertização Autoclave Temperaturas elevadas e contra pressão promovidos por vapor. Posterior resfriamento com água

Apertização O processo elimina praticamente toda forma vegetativa de microrganismos, mas os esporos (forma resistente de bactérias) continuam vivos. Depois de abertas as embalagens, os esporos voltam a ativa e iniciam a deterioração do alimento. O processo também é aplicado em embalagens de vidro e sachês.

Esterilização UHT Ultra-High Temperature é um processo muito usado no processamento de creme de leite, sucos e leite. Para o leite, emprega-se a temperatura de 138°C por 2 segundos, seguido de redução de temperatura para 32°C. Depois é envasado em embalagem longa vida.

UHT Embalagem longa vida (tetra pack) Papelão (cartão): fornece estabilidade mcânica. Polietileno: protege o alimento do contato com o alumínio. Dá Proteção externa ao papelão contra a umidade. Alumínio: torna a embalagem altamente impermeável e opaca, protegendo o alimento de ações do oxigênio, da luz e de aromas.

Secagem e Desidratação Neste processo a inibição do desenvolvimento de agentes deteriorantes é feito pela redução do teor de umidade. Na indústria, utiliza-se corrente de ar seco ou estufa para promover a desidratação do alimento. Geralmente a fonte de energia é o vapor.

Conservação pelo uso do Frio Neste caso a atividade enzimática é retardada pelo resfriamento ou pelo congelamento. No resfriamento as temperaturas variam entre 10 e -1,5°C. A temperatura adequada depende do alimento a conservar. No congelamento a temperatura pode chegar a -40°C. Neste caso, quanto menor a temperatura maior o tempo de conservação, mas também maiores serão os gastos com energia.

Conservação pelo uso do Frio Temperaturas adequadas de conservação de frutas TC TA Observação Abacate 5°C 16°C Muito perecível depois de maduro Banana 12°C Muito sensível ao frio Figo 0°C Laranjas Sensíveis ao ataque de fungos Mamão 7°C 25°C Sensíveis ao frio Maracujá 6°C Maçã Pêssego Uva Manter umidade relativa alta (90 a 95%) TC = Temperatura de conservação TA = Temperatura mínima de amadurecimento Fonte: FERREIRA. Técnicas de Armazenagem. Qualytmark

Conservação pelo uso do Frio Carnes Maior durabilidade em temperaturas abaixo de -40°C Usual manter entre -18°C e -30°C, por motivos econômicos. O quadro a seguir apresenta o tempo (em meses) máximo de congelamento. Carne -12°C -18°C -24°C -30°C Bovina 4 6 12 Suína 2 8 Aves 10 Embutidos 0,5 3 Fonte: FERREIRA. Técnicas de Armazenagem. Qualytmark

Conservação por uso de aditivos Conservadores: ácidos, sais, óxidos Antioxidantes. Estabilizantes. Outros aditivos são empregados nos alimentos com outras funções além da conservação.

Outros processos de conservação Defumação Salga Vácuo Gás inerte (Nitrogênio)