VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I SEMINÁRIO CATARINENSE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O PAPEL DAS GERÊNCIAS REGIONAIS DE SAÚDE COM OS PRESTADORES.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
FICHA DE LEGIBILIDADE DAS PROGRAMAÇÕES ANUAIS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO TOCANTINS PARA O ANO DE 2010 Izabel Cristina.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Centro de Vigilância Sanitária
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
VIGIAGUA QUALIDADE DA ÁGUA PROGRAMA ESTADUAL VIGILÂNCIA DA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Gestão da VISA-RS: necessidades, dificuldades e estratégias
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
PLANO DE AÇÃO DE VISA ANO 2009.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Avaliação na Atenção Básica
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Avaliação dos serviços de atenção ao Idoso nos municípios do Estado do Paraná 2014 Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do.
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Transcrição da apresentação:

VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária compreende um conjunto de ações capazes de intervir na proteção e defesa da qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade.

VISA e ILPIs no Paraná A execução dos serviços e ações de VISA são descentralizadas. O Estado atua na forma de monitoramento e avaliação das ações realizadas pelos municípios. No Paraná, as ações de VISA junto as ILPIs , são executadas pelos municípios O Município que não tem condições organizativas para executar ações de VISA, recebe cooperação técnica do Estado, que realiza as ações de forma complementar ou suplementar.

VISA e ILPIs no Paraná O acompanhamento pelas VISAs às ILPIs no Paraná teve início nos anos 80, devido as condições precárias e de abandono em que se encontravam os idosos nessas instituições. No final da década, a fiscalização passou a ser orientada pela Resolução Estadual 58/89, que estabelecia critérios para o funcionamento .

VISA e ILPIs no Paraná

VISA e ILPIs no Paraná

VISA e ILPIs no Paraná

VISA e ILPIs no Paraná

VISA e ILPIs no Paraná A realidade apresentou a necessidade de uma orientação mais efetiva aos técnicos das VISAs, proprietários das instituições e familiares dos usuários. O que se fez através da publicação da resolução 219/01, que “aprova o Roteiro de Inspeção para Casa de Repouso para Idosos e Casas de Apoio para Adultos em Tratamento”.

VISA e ILPIs no Paraná Em 2002 o DEVS realizou levantamento das “casas de repouso para idosos”, sendo traçado um perfil preliminar desses estabelecimentos. Foram encontradas muitas instituições com deficiências e até em condições precárias de funcionamento (com ênfase nas condições higiênico-sanitárias, e na relação de atendimento estabelecida com seu usuário).

VISA e ILPIs no Paraná No ano de 2005, foi publicada pela ANVISA a RDC 283, a qual estabelece os padrões para funcionamento das ILPIs, orientando as VISAs em âmbito nacional. Em 2006, o Ministério da Saúde publica o Pacto Pela Saúde, que é firmado entre os Gestores do SUS, nesse está o PACTO PELA VIDA onde a saúde do idoso está incluída como prioridade.

VISA e ILPIs no Paraná Ação pactuada VISA municipal: Realizar Inspeção Sanitária e Cadastrar no SINAVISA 100% das ILPIs DO Estado A importância da contribuição das ILPIs em procurar se cadastrar nas VISAS municipais.

SESA Secretaria de Estado da Saúde do Paraná www.saude.pr.gov.br Departamento de Vigilância Sanitária Visa@sesa.pr.gov.br Célia Regina Ratiguieri celiaregina@sesa.pr.gov.br