Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola

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Transcrição da apresentação:

Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola SENSIBILIZAÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE TOLEDO Autora: Prof.ª Sandra Trevisani Juchen – stjuchen@gmail.com Orientadora: Prof.ª Sandra Balbo – slbalbo@hotmail.com Unioeste NRE – Toledo Col. Est. Dr. João Cândido Ferreira Introdução/justificativa: A questão nutricional ocupa hoje um lugar de destaque no contexto mundial. Uma alimentação adequada serve como base para a saúde física, mental e moral. Durante os anos que uma criança permanece na escola será influenciada pelos professores e amigos, que deixarão marcas benéficas ou negativas na sua personalidade e conduta. Portanto este trabalho assumi um papel ativo na conscientização de uma alimentação saudável para os alunos. Objetivo Geral: Sensibilizar os alunos através de atividades pedagógicas sobre a importância de uma alimentação saudável em qualidade e quantidade para uma boa saúde e uma qualidade de vida melhor. Objetivos específicos: Desenvolver por meio de atividades pedagógicas hábitos de uma alimentação saudável Verificar a influência de um programa de intervenção direcionado à promoção da saúde em adolescentes em fase escolar. Marco Teórico: Segundo a reportagem “Educar em vez de limitar merenda escolar” (LOPES, TADDEI, 2005) nunca o tema nutrição, com seus vários desvios – desnutrição, anemia, sobrepeso e obesidade, mereceu tanta atenção da mídia, do governo e da sociedade. Para BACHELARD (2001) a adolescência é uma fase caracterizada por crescimento e desenvolvimento acelerados, e pode ser considerada como um período vulnerável e sensível a fatores relacionados com a alimentação e nutrição. No Brasil, apesar dos principais problemas alimentares serem decorrentes da falta de recursos financeiros para se adquirir alimentos, fatores como a desinformação, a pressão publicitária, os hábitos familiares e sociais precisam ser considerados. Por tudo isso, as atividades educativas em nutrição “podem e devem ser utilizadas como um importante instrumento de apoio na promoção da saúde” (COSTA; RIBEIRO, V. RIBEIRO, E. 2001). Metodologia: Envolvimento da comunidade escolar Aplicação do pré questionário Palestras Teatros Exposição de trabalhos Confecção de material pedagógico Aplicação do pós questionário Resultados esperados: Após a realização deste projeto espera-se que os alunos melhorem seus conhecimentos sobre uma alimentação saudável e mudem seus hábitos diários relacionados à alimentação, melhorando a qualidade de vida e consigam conscientizar seus colegas e familiares. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BACHELARD, G. O novo espírito científico. Trad. Juvenal Hahne Júnior. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro Ltda, 2001 COSTA, E. Q.; RIBEIRO, V. M. B.; RIBEIRO, E. C. O. Programa de Alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. São Paulo: Revista de Nutrição, v. 14, n. 3, p. 225-229, set/dez. 2001. LOPEZ, A. F., TADDEI, J.A. Educar em vez de limitar merenda escolar. Revista Isto É Gente –publicação em 14/2/2005 - pág. 66 - edição 287. São Paulo, 2005.