Uma forma de ser Empreendedorismo: Fernando Dolabela dolabela@dolabela.com.br www.starta.com.br
Escola Municipal Israel Pinheiro Bairro Alto Vera Cruz, BH: drogas, violência, miséria Empresa Tá Limpo, jovens descobrem caminhos para o futuro
NFTE: http://www.nfte.com Steve Mariotti Nova Iorque NFTE: http://www.nfte.com (em vários países)
O meu trabalho nos últimos 22 anos 1 - Tecnologias de ensino 2 – Livros: cerca de 400 mil livros vendidos – 11 títulos 3- Ensino universitário: Metodologia: “Oficina do Empreendedor” - 400 instituições no Brasil e no exterior - 5.000 professores capacitados 4 - Educação Básica (4 a 17 anos) – Metodologia Pedagogia Empreendedora -140 cidades - 2.000 escolas -10.000 professores -400.000 alunos-População atingida: 2,5 milhões 5 – Publicações em congressos acadêmicos, palestras e consultorias 6 – Coluna na Rádio BandNews 7 – Cursos Web – APP Segredo de Luísa – Teatro – Filme 4
4 - Educação Básica 140 cidades 2.000 escolas 10.000 professores O meu trabalho 4 - Educação Básica Metodologia Pedagogia Empreendedora 140 cidades 2.000 escolas 10.000 professores 400.000 alunos 5
Material didático - universidade Software Plano de Negócios Spin-Off
Material didático : Educação Básica Todos os alunos Professores Alunos 6-10 anos Alunos 15-17 anos Alunos 11-16 anos A Sandália de Cristal Cadernos de Exercícios Mapa dos Sonhos O Outro Lado do Rio Software Plano de Negócios
Para os pais
Livros publicados em espanhol
Vamos falar sobre... ...pessoas
...e não sobre empresas
Desenvolvimento social Crescimento econômico Vamos falar sobre: Desenvolvimento social Crescimento econômico
...competências socioemocionais ou não cognitivas. Vamos falar sobre: Valores ...competências socioemocionais ou não cognitivas.
O empreendedor transforma oferecendo valor positivo O QUE FAZ O EMPREENDEDOR (em todas as áreas) O empreendedor transforma inovando e oferecendo valor positivo para a coletividade (Dolabela) 16
EMPREENDEDORISMO Por que? Crescimento econômico Competitividade Crise
EMPREENDEDORISMO Por que só agora?
EMPREENDEDORISMO Ética O empreendedor é alguém que oferece valor positivo para a coletividade. (Dolabela) Não pode ser exclusivamente um processo de enriquecimento pessoal
O que eu sei? Quem eu sou? Pergunta fundamental À pergunta da velha cultura, O que eu sei? deve ser acrescentada outra: Quem eu sou?
Para onde vou? Para onde quero ir? Pergunta fundamental A pergunta da velha cultura, Para onde vou? deve ser substituída pela pergunta: Para onde quero ir?
Para saber onde quero ir Onde estou Quem sou 22
Preciso saber oncotô e quemcosô prá poder escolher oncovô Resumindo: Preciso saber oncotô e quemcosô prá poder escolher oncovô
Empreendedorismo: “nós” e não “eu”
O EMPREENDEDOR É ALGUÉM DIFERENTE? Nascemos empreendedores, é uma característica da espécie 25
Quem sou? Meu modelo mental INDIVÍDUO Não passa de uma abstração do Iluminismo e da Economia Clássica
mas se o indivíduo é uma abstração, ...como somos definidos??
Somos definidos pelas relações (redes) Redes = múltiplos caminhos que estabelecemos Redes = múltiplos caminhos
Conteúdo das conexões
mas adoramos hierarquias Falamos em rede, mas adoramos hierarquias
Rede Hierarquia (Pirâmide, comando e controle) se opõe a Hierarquia (Pirâmide, comando e controle) Padrão vertical top down de organização
Hierarquia = centralização, poucos caminhos Presidente Será que o Zé da Ilha consegue chegar até presidente ? Como? Este é o cara Hierarquia = centralização, poucos caminhos Zé da ilha
Este é o cara Hierarquia
Este é o cara Hierarquia
A rede é descentralizada Todos têm o mesmo poder e autonomia Multiplicidade de caminhos Pessoas (nodos) Todos são “o cara” Relação (conexão)
Redes X hierarquias Redes são pessoas – não são instituições FaceBook não é rede, é mídia
Hierarquia Centralização Redes Hierarquia Centralização Redes Distribuição
Hierarquia Participação Redes Hierarquia Participação Redes Interação
Hierarquias reprodução Redes Hierarquias reprodução (do conhecimento) Redes criação
Redes Hierarquias ensino Redes aprendizado
Meu modelo mental Ruptura entre entidades indissociáveis: trabalho e prazer, realização do desejo e esforço pessoal, aprendizado e significado, emoção e trabalho (ruptura mais importante, porque a emoção é que dispara o racional) Conseqüências: inserção parcial falta de orientação e baixo potencial de auto-realização
para a competência para o Meu modelo mental Educação empreendedora: ser e não somente saber Auto-conhecimento Talento Emoção Sonho Inconformismo, transgressão Internalidade Múltiplos interfaces e complexidade social Entender o que se passa depois da porta da rua Ética Democracia Oportunidade Criatividade Inovação Temas ausentes na educação voltada para a competência para o emprego
O empreendedor é especialista Fórmulas, algoritmos - respostas no que não existe Desafio: transição Passado Futuro Empreendedorismo Operação Fórmulas, algoritmos - respostas Inovação - perguntas 43
Pedagogia Empreendedora A metodologia: Pedagogia Empreendedora
Prêmio Nobel James Heckman (sobre o Pisa): Fórum Internacional de Políticas Públicas: Educar para as competências do século XXI, 24mar14-SP Prêmio Nobel James Heckman (sobre o Pisa): melhor do que avaliar conhecimentos em inglês, português ou matemática é avaliar como o comportamento e a motivação da criança impactam no conhecimento
Competências socioemocionais ou não cognitivas Fórum Internacional de Políticas Públicas: Educar para as competências do século XXI, 24mar14-SP OCDE e Instituto Ayrton Senna Competências socioemocionais ou não cognitivas Autonomia Estabilidade emocional, autocontrole Sociabilidade Capacidade de superar fracassos Curiosidade perseverança Colaboração Otimismo Confiança Determinação Protagonismo
A pergunta é: Como? O professor da educação básica é protagonista do desenvolvimento social
O empreendedor é alguém que o seu sonho em realidade QUEM É O EMPREENDEDOR Em todas as áreas O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade (Dolabela) 48
Pedagogia Empreendedora Sonho Conceito de si Liderança Conhecimento do ambiente Rede: cooperação – aprendizado Internalidade – locus of control
A sala de aula se transforma em um ambiente em que o conhecimento é gerado pelo aluno? Como?
O gatilho: 2 perguntas Qual é o meu sonho? O que você vou fazer para transformar o meu sonho em realidade? 51
Pedagogia Empreendedora Talento Criatividade Paixão
O 5° Pilar da educação Aprender a empreender CONCEITO DE SI LIDERANÇA E ENERGIA APRENDER A SER APRENDER A FAZER Aprender a empreender APRENDER A CONHECER APRENDER A CONVIVER CONHECIMENTO DO SETOR REDE DE RELAÇÕES
Respostas são proibidas Não é possível ensinar mas é possível aprender a ser empreendedor Respostas são proibidas
Mudança cultural: a escola é referência de comunidade a sociedade civil participa
Educação empreendedora para a Educação Básica Metodologia Pedagogia Empreendedora Educação empreendedora para a Educação Básica Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino médio
Metodologia Pedagogia Empreendedora Objetivo: Transformação de conhecimento, criatividade, sonho, energia em riqueza material ou imaterial para a coletividade
Metodologia Pedagogia Empreendedora A proposta educacional não pretende: Persuadir alunos a abrir empresas. Ensinar como ganhar e administrar dinheiro Ter o dinheiro como valor central
Metodologia Pedagogia Empreendedora A proposta educacional pretende: Desenvolver o potencial empreendedor do aluno Estimular que o aluno seja autor da própria história
Metodologia Pedagogia Empreendedora Pilares Construída no Brasil, a partir das nossas raízes culturais Comunidade como alvo, autora e beneficiária. Derrubada de muros – porosidade da escola Combate à miséria
Metodologia Pedagogia Empreendedora Sustentabilidade X assistencialismo
Metodologia Pedagogia Empreendedora A metodologia é recriada pelo professor, respeitando a cultura da comunidade. A metodologia passa a ser um patrimônio da escola, que se torna autossuficiente na área.
Metodologia Pedagogia Empreendedora Estratégia de implementação: 1 - Seminário “Transferência de Metodologia” para os professores. Duração: 2 dias de imersão, 16 horas 2 - Seminário “Formação de multiplicadores” Duração: 3 dias de imersão, 24horas
Empreendedorismo é para todos é central
Quem sou? Meu modelo mental
Meu modelo mental Empregado Empreendedor Inserção: de fora para dentro Inserção: de dentro para fora
Inconformismo, rebeldia, Meu modelo mental Sonho Conformidade Inconformismo, rebeldia, transgressão
Meu modelo mental Passado é Futuro determinante Curriculum vitae... (passado) Currículo do futuro
Emoção, Razão subjetividade Meu modelo mental Ver o que os outros não veem
Meu modelo mental Inovação Eficiência, tecnocracia, Especialização, operação, reprodução Inovação
Meu modelo mental Articulador Especialista, operador Articulador Especialista no que não existe
Fonte: aula, livros, manuais, fazer, errar, fazer novamente Meu modelo mental Ensino Aprendizagem Fonte: aula, livros, manuais, professor Diversidade, fazer, errar, fazer novamente
Meu modelo mental Estabilidade Risco
Meu modelo mental Redes Hierarquia
Meu modelo mental Autoavaliação Avaliação externa Autoavaliação O que foi ensinado
e Meu modelo mental Cultura Tecnologia, Tecnologia, boas práticas
Meu modelo mental Tenta prever o futuro Cria o futuro
Meu modelo mental Erro é punido Erro é um degrau Fracasso é um resultado como outro qualquer Curriculum dos fracassos
Coadjuvante Meu modelo mental Protagonista Sonho dos outros Próprio sonho
Oferece o que sabe diretamente Meu modelo mental Oferece o que sabe diretamente Usa um intermediário A empresa está entre ele e o cliente
Meu modelo mental Fórmulas, Define a partir do padrões, indefinido algoritmos Define a partir do indefinido Criatividade
Meu modelo mental Convergência Divergência Maluco? Establishment
Meu modelo mental Descrição de cargo Não tem perfil
Meu modelo mental Diploma?
Meu modelo mental Dicas? Dicas = ouro
Meu modelo mental A responsabilidade é minha Peça da engrenagem, responsabilidade difusa A responsabilidade é minha “The buck stops here”
Meu modelo mental Carreira: subir degraus Começar do topo
Meu modelo mental Cada caso é um caso Abstração, princípios gerais
Meu modelo mental Autonomia, protagonismo Sonho (?): concurso para o serviço público
Meu modelo mental Espaço de si “Você está misturando assuntos pessoais com profissionais!!!” Emoção causa ineficiência
Meu modelo mental Espaço de si “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” Hierarquia, poder
Meu modelo mental Quem é você? O que você sabe? Hierarquia, poder
Para saber onde quero ir, preciso saber: Onde estou ? Quem sou ? Meu modelo mental Para onde quero ir? Para onde vou? Para saber onde quero ir, preciso saber: Onde estou ? Quem sou ? Dependência
Muito obrigado! 94
Muito obrigado! 95
Muito obrigado! 96
A ética que propomos Oferecer valor positivo para a coletividade. Não é um processo de enriquecimento individual.
Objetivo da metodologia Preparar pessoas para que inovem e ofereçam valores positivos para a coletividade na área de atuação que escolherem: (professores, funcionários públicos, artistas, religiosos, empregados de empresas, políticos, colaboradores de ONG´s, empresários...)
Educação empreendedora é recomendada por todos os órgãos ligados ao desenvolvimente social e crescimento econômico.
Da pré-escola à 3a. série do segundo grau: Forma de atuação Da pré-escola à 3a. série do segundo grau: Escolas (públicas e privadas) Sistemas de ensino Cidade: rede publica municipal, rede pública estadual, escolas privadas Estado
Estratégia de implementação Palestra de sensibilização para a comunidade – pacto político Seminário de Transferência da Metodologia Seminário de Formação de Multiplicadores e Gestão. Piloto Assistência durante e pós implantação Acesso à atualização da metodologia.
Características da metodologia Quanto à natureza do tema (1) Todos nascemos empreendedores. A espécie humana é empreendedora. Não é novo ou moda: existe desde sempre Não é um fenômeno econômico; é um fenômeno cultural. É uma forma de ser. Não é um fenômeno individual, não é um dom. É coletivo, comunitário. A comunidade tem o empreendedor que merece Precisa de um ambiente favorável: (democracia, cooperação, estrutura de relação em rede, capital social) O protagonismo é da sociedade.
Quanto à natureza do tema (2) Características Quanto à natureza do tema (2) É um tema universal: não é específico ou acessório Não é possível ensinar, mas é possível aprender (desenvolver) Educação para adultos é diferente de educação para crianças Não há respostas; elas são nocivas Pretende introduzir novos valores culturais Referência : cultura brasileira
Características Quanto à ética É uma proposta de enriquecimento da sociedade e não de enriquecimento pessoal Instrumento de justiça social Só pode ser considerado empreendedor aquele que gera valor positivo para a coletividade. Empreendedorismo do bem e do mal
Quanto à importância para a comunidade Características Quanto à importância para a comunidade Responsável pelo crescimento econômico Empreendedorismo = sutentabilidade Destruição criadora, inovação. É a única arma contra o desemprego Integração: a comunidade é chamada à sala de aula, para ensinar e aprender: educanda e educadora Escola: geração do sonho coletivo; referência de comunidade Pode ser aplicada fora da escola, para qualquer público
Quanto à importância para o aluno Características Quanto à importância para o aluno Ser cidadão: protagonista e autor do desenvolvimento social. Aprender a construir comunidade. Gerar conhecimentos: sonho e estratégia para a realização do sonho. Desenvolver capacidades: autoria, auto-conhecimento, auto-estima, autonomia, auto-realização, concepção do futuro, construção do bem estar coletivo Empreender em qualquer área. (Não somente abrir empresas) Conhecer a si mesmo, desenvolver o seu potencial e buscar complementaridades Aprender a cooperar: usar força grupal para identificar e resolver problemas da comunidade É motivante: o aluno percebe o significado do aprendizado.
Características Quanto à escola Não interfere na proposta pedagógica geral Adaptabilidade: a escola decide a estratégia Utiliza o professor da própria instituição, que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde cada unidade está inserida.
Principal inibidor (ou estimulador): família Características Quanto aos pais Principal inibidor (ou estimulador): família No empreendedorismo a família é protagonista; a escola é coadjuvante Para a grande maioria falta informação
Quanto aos professores (1) Características Quanto aos professores (1) Faz do conhecimento dos professores o seu maior capital. Não há o que “ensinar” aos professores. A proposta é de dinamizar o que o professor já sabe e sente. Professores de qualquer formação podem se capacitar para a educação empreendedora A metodologia é recriada pelo professor (não é uma receita), tendo em vista a cultura da comunidade, dos alunos, da instituição, do próprio professor Cria um ambiente de geração de conhecimento.
Quanto aos professores Características Quanto aos professores Implementada de baixo para cima A transformação do Brasil em um país melhor, mais justo, mais rico, mais ético, depende da Educação Básica. Cidadania: pensar primeiro na comunidade, depois em si mesmo Ética Crescimento econômico: produção Desenvolvimento social: distribuição dos resultados
Obrigado!!
Vamos falar sobre: Sonho Talento Paixão