Uma forma de ser Empreendedorismo: Fernando Dolabela

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

UMA AGENDA DO SÉCULO 21 PARA O BRASIL
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EMPREENDEDORISMO SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA.
Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte MDIC – CT Desoneração e Desburocratização - 06 outubro 2011 Palestra Fernando Dolabela.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Apresentação do Projeto
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Mogi das Cruzes Colégio Santa Mônica
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Ministério da Educação
Cidade Educadora, Cidade Saudável
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Missão “Qualificar e Habilitar cidadãos na área da saúde, assumindo uma conduta dinâmica, crítica, ética e autônoma, tornando-os agentes transformadores.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Lideranças nas organizações educativas
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Educação no contexto do Trabalho
A importância da jovem liderança empreendedora
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Oportunidades em Construção Civil
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
REDE DE ENSINO ESTADUAL
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Construindo o futuro do seu filho!
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Universidade Corporativa Procenge
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
DESIGN DIDÁTICO DIGITAL Profª Dra. Vani M. Kenski 2016 Grupo 2.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Transcrição da apresentação:

Uma forma de ser Empreendedorismo: Fernando Dolabela dolabela@dolabela.com.br www.starta.com.br

Escola Municipal Israel Pinheiro Bairro Alto Vera Cruz, BH: drogas, violência, miséria Empresa Tá Limpo, jovens descobrem caminhos para o futuro

NFTE: http://www.nfte.com Steve Mariotti Nova Iorque NFTE: http://www.nfte.com (em vários países)

O meu trabalho nos últimos 22 anos 1 - Tecnologias de ensino 2 – Livros: cerca de 400 mil livros vendidos – 11 títulos 3- Ensino universitário: Metodologia: “Oficina do Empreendedor” - 400 instituições no Brasil e no exterior - 5.000 professores capacitados 4 - Educação Básica (4 a 17 anos) – Metodologia Pedagogia Empreendedora -140 cidades - 2.000 escolas -10.000 professores -400.000 alunos-População atingida: 2,5 milhões 5 – Publicações em congressos acadêmicos, palestras e consultorias 6 – Coluna na Rádio BandNews 7 – Cursos Web – APP Segredo de Luísa – Teatro – Filme 4

4 - Educação Básica 140 cidades 2.000 escolas 10.000 professores O meu trabalho 4 - Educação Básica Metodologia Pedagogia Empreendedora 140 cidades 2.000 escolas 10.000 professores 400.000 alunos 5

Material didático - universidade Software Plano de Negócios Spin-Off

Material didático : Educação Básica Todos os alunos Professores Alunos 6-10 anos Alunos 15-17 anos Alunos 11-16 anos A Sandália de Cristal Cadernos de Exercícios Mapa dos Sonhos O Outro Lado do Rio Software Plano de Negócios

Para os pais

Livros publicados em espanhol

Vamos falar sobre... ...pessoas

...e não sobre empresas

Desenvolvimento social Crescimento econômico Vamos falar sobre: Desenvolvimento social Crescimento econômico

...competências socioemocionais ou não cognitivas. Vamos falar sobre: Valores ...competências socioemocionais ou não cognitivas.

O empreendedor transforma oferecendo valor positivo O QUE FAZ O EMPREENDEDOR (em todas as áreas) O empreendedor transforma inovando e oferecendo valor positivo para a coletividade (Dolabela) 16

EMPREENDEDORISMO Por que? Crescimento econômico Competitividade Crise

EMPREENDEDORISMO Por que só agora?

EMPREENDEDORISMO Ética O empreendedor é alguém que oferece valor positivo para a coletividade. (Dolabela) Não pode ser exclusivamente um processo de enriquecimento pessoal

O que eu sei? Quem eu sou? Pergunta fundamental À pergunta da velha cultura, O que eu sei? deve ser acrescentada outra: Quem eu sou?

Para onde vou? Para onde quero ir? Pergunta fundamental A pergunta da velha cultura, Para onde vou? deve ser substituída pela pergunta: Para onde quero ir?

Para saber onde quero ir Onde estou Quem sou 22

Preciso saber oncotô e quemcosô prá poder escolher oncovô Resumindo: Preciso saber oncotô e quemcosô prá poder escolher oncovô

Empreendedorismo: “nós” e não “eu”

O EMPREENDEDOR É ALGUÉM DIFERENTE? Nascemos empreendedores, é uma característica da espécie 25

Quem sou? Meu modelo mental INDIVÍDUO Não passa de uma abstração do Iluminismo e da Economia Clássica

mas se o indivíduo é uma abstração, ...como somos definidos??

Somos definidos pelas relações (redes) Redes = múltiplos caminhos que estabelecemos Redes = múltiplos caminhos

Conteúdo das conexões

mas adoramos hierarquias Falamos em rede, mas adoramos hierarquias

Rede Hierarquia (Pirâmide, comando e controle) se opõe a Hierarquia (Pirâmide, comando e controle) Padrão vertical top down de organização

Hierarquia = centralização, poucos caminhos Presidente Será que o Zé da Ilha consegue chegar até presidente ? Como? Este é o cara Hierarquia = centralização, poucos caminhos Zé da ilha

Este é o cara Hierarquia

Este é o cara Hierarquia

A rede é descentralizada Todos têm o mesmo poder e autonomia Multiplicidade de caminhos Pessoas (nodos) Todos são “o cara” Relação (conexão)

Redes X hierarquias Redes são pessoas – não são instituições FaceBook não é rede, é mídia

Hierarquia Centralização Redes Hierarquia Centralização Redes Distribuição

Hierarquia Participação Redes Hierarquia Participação Redes Interação

Hierarquias reprodução Redes Hierarquias reprodução (do conhecimento) Redes criação

Redes Hierarquias ensino Redes aprendizado

Meu modelo mental Ruptura entre entidades indissociáveis: trabalho e prazer, realização do desejo e esforço pessoal, aprendizado e significado, emoção e trabalho (ruptura mais importante, porque a emoção é que dispara o racional) Conseqüências: inserção parcial falta de orientação e baixo potencial de auto-realização

para a competência para o Meu modelo mental Educação empreendedora: ser e não somente saber Auto-conhecimento Talento Emoção Sonho Inconformismo, transgressão Internalidade Múltiplos interfaces e complexidade social Entender o que se passa depois da porta da rua Ética Democracia Oportunidade Criatividade Inovação Temas ausentes na educação voltada para a competência para o emprego

O empreendedor é especialista Fórmulas, algoritmos - respostas no que não existe Desafio: transição Passado Futuro Empreendedorismo Operação Fórmulas, algoritmos - respostas Inovação - perguntas 43

Pedagogia Empreendedora A metodologia: Pedagogia Empreendedora

Prêmio Nobel James Heckman (sobre o Pisa): Fórum Internacional de Políticas Públicas: Educar para as competências do século XXI, 24mar14-SP Prêmio Nobel James Heckman (sobre o Pisa): melhor do que avaliar conhecimentos em inglês, português ou matemática é avaliar como o comportamento e a motivação da criança impactam no conhecimento

Competências socioemocionais ou não cognitivas Fórum Internacional de Políticas Públicas: Educar para as competências do século XXI, 24mar14-SP OCDE e Instituto Ayrton Senna Competências socioemocionais ou não cognitivas Autonomia Estabilidade emocional, autocontrole Sociabilidade Capacidade de superar fracassos Curiosidade perseverança Colaboração Otimismo Confiança Determinação Protagonismo

A pergunta é: Como? O professor da educação básica é protagonista do desenvolvimento social

O empreendedor é alguém que o seu sonho em realidade QUEM É O EMPREENDEDOR Em todas as áreas O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade (Dolabela) 48

Pedagogia Empreendedora Sonho Conceito de si Liderança Conhecimento do ambiente Rede: cooperação – aprendizado Internalidade – locus of control

A sala de aula se transforma em um ambiente em que o conhecimento é gerado pelo aluno? Como?

O gatilho: 2 perguntas Qual é o meu sonho? O que você vou fazer para transformar o meu sonho em realidade? 51

Pedagogia Empreendedora Talento Criatividade Paixão

O 5° Pilar da educação Aprender a empreender CONCEITO DE SI LIDERANÇA E ENERGIA APRENDER A SER APRENDER A FAZER Aprender a empreender APRENDER A CONHECER APRENDER A CONVIVER CONHECIMENTO DO SETOR REDE DE RELAÇÕES

Respostas são proibidas Não é possível ensinar mas é possível aprender a ser empreendedor Respostas são proibidas

Mudança cultural: a escola é referência de comunidade a sociedade civil participa

Educação empreendedora para a Educação Básica Metodologia Pedagogia Empreendedora Educação empreendedora para a Educação Básica Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino médio

Metodologia Pedagogia Empreendedora Objetivo: Transformação de conhecimento, criatividade, sonho, energia em riqueza material ou imaterial para a coletividade

Metodologia Pedagogia Empreendedora A proposta educacional não pretende: Persuadir alunos a abrir empresas. Ensinar como ganhar e administrar dinheiro Ter o dinheiro como valor central

Metodologia Pedagogia Empreendedora A proposta educacional pretende: Desenvolver o potencial empreendedor do aluno Estimular que o aluno seja autor da própria história

Metodologia Pedagogia Empreendedora Pilares Construída no Brasil, a partir das nossas raízes culturais Comunidade como alvo, autora e beneficiária. Derrubada de muros – porosidade da escola Combate à miséria

Metodologia Pedagogia Empreendedora Sustentabilidade X assistencialismo

Metodologia Pedagogia Empreendedora A metodologia é recriada pelo professor, respeitando a cultura da comunidade. A metodologia passa a ser um patrimônio da escola, que se torna autossuficiente na área.

Metodologia Pedagogia Empreendedora Estratégia de implementação: 1 - Seminário “Transferência de Metodologia” para os professores. Duração: 2 dias de imersão, 16 horas 2 - Seminário “Formação de multiplicadores” Duração: 3 dias de imersão, 24horas

Empreendedorismo é para todos é central

Quem sou? Meu modelo mental

Meu modelo mental Empregado Empreendedor Inserção: de fora para dentro Inserção: de dentro para fora

Inconformismo, rebeldia, Meu modelo mental Sonho Conformidade Inconformismo, rebeldia, transgressão

Meu modelo mental Passado é Futuro determinante Curriculum vitae... (passado) Currículo do futuro

Emoção, Razão subjetividade Meu modelo mental Ver o que os outros não veem

Meu modelo mental Inovação Eficiência, tecnocracia, Especialização, operação, reprodução Inovação

Meu modelo mental Articulador Especialista, operador Articulador Especialista no que não existe

Fonte: aula, livros, manuais, fazer, errar, fazer novamente Meu modelo mental Ensino Aprendizagem Fonte: aula, livros, manuais, professor Diversidade, fazer, errar, fazer novamente

Meu modelo mental Estabilidade Risco

Meu modelo mental Redes Hierarquia

Meu modelo mental Autoavaliação Avaliação externa Autoavaliação O que foi ensinado

e Meu modelo mental Cultura Tecnologia, Tecnologia, boas práticas

Meu modelo mental Tenta prever o futuro Cria o futuro

Meu modelo mental Erro é punido Erro é um degrau Fracasso é um resultado como outro qualquer Curriculum dos fracassos

Coadjuvante Meu modelo mental Protagonista Sonho dos outros Próprio sonho

Oferece o que sabe diretamente Meu modelo mental Oferece o que sabe diretamente Usa um intermediário A empresa está entre ele e o cliente

Meu modelo mental Fórmulas, Define a partir do padrões, indefinido algoritmos Define a partir do indefinido Criatividade

Meu modelo mental Convergência Divergência Maluco? Establishment

Meu modelo mental Descrição de cargo Não tem perfil

Meu modelo mental Diploma?

Meu modelo mental Dicas? Dicas = ouro

Meu modelo mental A responsabilidade é minha Peça da engrenagem, responsabilidade difusa A responsabilidade é minha “The buck stops here”

Meu modelo mental Carreira: subir degraus Começar do topo

Meu modelo mental Cada caso é um caso Abstração, princípios gerais

Meu modelo mental Autonomia, protagonismo Sonho (?): concurso para o serviço público

Meu modelo mental Espaço de si “Você está misturando assuntos pessoais com profissionais!!!” Emoção causa ineficiência

Meu modelo mental Espaço de si “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” Hierarquia, poder

Meu modelo mental Quem é você? O que você sabe? Hierarquia, poder

Para saber onde quero ir, preciso saber: Onde estou ? Quem sou ? Meu modelo mental Para onde quero ir? Para onde vou? Para saber onde quero ir, preciso saber: Onde estou ? Quem sou ? Dependência

Muito obrigado! 94

Muito obrigado! 95

Muito obrigado! 96

A ética que propomos Oferecer valor positivo para a coletividade. Não é um processo de enriquecimento individual.

Objetivo da metodologia Preparar pessoas para que inovem e ofereçam valores positivos para a coletividade na área de atuação que escolherem: (professores, funcionários públicos, artistas, religiosos, empregados de empresas, políticos, colaboradores de ONG´s, empresários...)

Educação empreendedora é recomendada por todos os órgãos ligados ao desenvolvimente social e crescimento econômico.

Da pré-escola à 3a. série do segundo grau: Forma de atuação Da pré-escola à 3a. série do segundo grau: Escolas (públicas e privadas) Sistemas de ensino Cidade: rede publica municipal, rede pública estadual, escolas privadas Estado

Estratégia de implementação Palestra de sensibilização para a comunidade – pacto político Seminário de Transferência da Metodologia Seminário de Formação de Multiplicadores e Gestão. Piloto Assistência durante e pós implantação Acesso à atualização da metodologia.

Características da metodologia Quanto à natureza do tema (1) Todos nascemos empreendedores. A espécie humana é empreendedora. Não é novo ou moda: existe desde sempre Não é um fenômeno econômico; é um fenômeno cultural. É uma forma de ser. Não é um fenômeno individual, não é um dom. É coletivo, comunitário. A comunidade tem o empreendedor que merece Precisa de um ambiente favorável: (democracia, cooperação, estrutura de relação em rede, capital social) O protagonismo é da sociedade.

Quanto à natureza do tema (2) Características Quanto à natureza do tema (2) É um tema universal: não é específico ou acessório Não é possível ensinar, mas é possível aprender (desenvolver) Educação para adultos é diferente de educação para crianças Não há respostas; elas são nocivas Pretende introduzir novos valores culturais Referência : cultura brasileira

Características Quanto à ética É uma proposta de enriquecimento da sociedade e não de enriquecimento pessoal Instrumento de justiça social Só pode ser considerado empreendedor aquele que gera valor positivo para a coletividade. Empreendedorismo do bem e do mal

Quanto à importância para a comunidade Características Quanto à importância para a comunidade Responsável pelo crescimento econômico Empreendedorismo = sutentabilidade Destruição criadora, inovação. É a única arma contra o desemprego Integração: a comunidade é chamada à sala de aula, para ensinar e aprender: educanda e educadora Escola: geração do sonho coletivo; referência de comunidade Pode ser aplicada fora da escola, para qualquer público

Quanto à importância para o aluno Características Quanto à importância para o aluno Ser cidadão: protagonista e autor do desenvolvimento social. Aprender a construir comunidade. Gerar conhecimentos: sonho e estratégia para a realização do sonho. Desenvolver capacidades: autoria, auto-conhecimento, auto-estima, autonomia, auto-realização, concepção do futuro, construção do bem estar coletivo Empreender em qualquer área. (Não somente abrir empresas) Conhecer a si mesmo, desenvolver o seu potencial e buscar complementaridades Aprender a cooperar: usar força grupal para identificar e resolver problemas da comunidade É motivante: o aluno percebe o significado do aprendizado.

Características Quanto à escola Não interfere na proposta pedagógica geral Adaptabilidade: a escola decide a estratégia Utiliza o professor da própria instituição, que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde cada unidade está inserida.

Principal inibidor (ou estimulador): família Características Quanto aos pais Principal inibidor (ou estimulador): família No empreendedorismo a família é protagonista; a escola é coadjuvante Para a grande maioria falta informação

Quanto aos professores (1) Características Quanto aos professores (1) Faz do conhecimento dos professores o seu maior capital. Não há o que “ensinar” aos professores. A proposta é de dinamizar o que o professor já sabe e sente. Professores de qualquer formação podem se capacitar para a educação empreendedora A metodologia é recriada pelo professor (não é uma receita), tendo em vista a cultura da comunidade, dos alunos, da instituição, do próprio professor Cria um ambiente de geração de conhecimento.

Quanto aos professores Características Quanto aos professores Implementada de baixo para cima A transformação do Brasil em um país melhor, mais justo, mais rico, mais ético, depende da Educação Básica. Cidadania: pensar primeiro na comunidade, depois em si mesmo Ética Crescimento econômico: produção Desenvolvimento social: distribuição dos resultados

Obrigado!!

Vamos falar sobre: Sonho Talento Paixão