Planejamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Projeto Político-Pedagógico
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
O que significa Projetar?
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Grupo 3 Relatório Final.
Planejamento geral de um curso
Avaliação Institucional
Formas de Planejamento
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
Plano de Trabalho Docente
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Plano de Desenvolvimento da Escola
Projeto político-pedagógico
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
Avaliação Diagnóstica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Planejamento de Ensino
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
Cristiane Jonas Francisconi
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Planejamento de Ensino
Revisita ao PPP.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Transcrição da apresentação:

Planejamento

Conceitos “Planejar é antecipar mentalmente uma ação (ou conjunto de ações) a ser realizada e agir de acordo com o previsto”. (Celso Vasconcellos) Planejamento: “metodologia científica para construir a realidade”. (Danilo Gandin)

Planejamento: algumas dimensões Política: Responde: Por quê? Para quem? Para quê? O quê? (mais abrangente) Nutre-se na ideologia, na filosofia, nas ciências... Busca estabelecer o rumo, firmar a missão da instituição, do grupo ou do movimento. Operacional: Reponde: Como? Com quê? O quê? (pormenorizado) Ênfase na técnica Busca encaminhar o fazer para a realização do rumo, da missão.

Planejamento para quê? Resgatar a intencionalidade da ação (marca essencialmente humana), possibilitando a ressignificação do trabalho, o resgate do sentido da ação educativa; Dar coerência à ação da instituição, integrando e mobilizando o coletivo em torno de consensos (provisórios); superar o caráter fragmentário das práticas em educação, a mera justaposição; Racionalizar os esforços, o tempo e os recursos utilizados... para atingir fins essenciais do processo educacional;

Etapas do processo de planejamento Compreender a situação Estabelecer o rumo: Para onde se vai? Verificar a distância entre o desejado e o que temos. Definir o caminho: ações, atitudes e comportamentos, normas.

Elementos do planejamento O planejamento envolve as seguintes decisões: Por que fazer? Justificativa da ação Para que fazer? Objetivos O que fazer? Conteúdos da ação Como fazer? Metodologia Com que fazer? Recursos Como avaliar? Avaliação

Níveis de planejamento educacional Planejamento do Sistema de Educação mais abrangente incorpora e reflete as grandes políticas educacionais Planejamento Global: Projeto Político-Pedagógico plano integral da instituição compõe-se de: marco referencial, diagnóstico e programação envolve as dimensões pedagógica, comunitária e administrativa Projeto de Ensino-Aprendizagem mais próximo da prática do professor e da sala de aula pode ser subdividido em plano de curso e plano de aula Projeto de trabalho projetos de aprendizagem desenvolvidos por um determinado período, geralmente interdisciplinar