Bromatologia Pescados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água e Sais minerais.
Advertisements

Tecnologia de Produtos de Origem Animal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
CARNES Definição Qualidade da carne
Informação e a chave de tudo!
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
PROFESSOR: CARLOS ROBERTO
ALUNOS: GERCILIO MARENILZA CANDISSE DIRCE Cida
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
Projeto Animais Marinhos
COMPONENTES QUÍMICOS RELACIONADOS COM O METABOLISMO CELULAR
Trabalho de ciências Sais minerais.
CONSERVAÇÃO DO PESCADO PÓS CAPTURA
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Aulas de Ciências Química - Ligações Mariluce Doria.
ELEMENTOS QUÍMICOS DA CÉLULA
Equinodermos.
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Alimentação Saudável.
Método científico Curso livre Semestral.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS.
Alimentação Alimentação saudável.
Componentes de uma dieta equilibrada. Vantagens e recomendações
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentos e Nutrientes
Moluscos Isadora Valente Joana Demori João Pedro Lacerda
A influência da mídia na alimentação
Métodos gerais de análise
Salga.
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
A Alimentação.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
Referências Bibliográficas
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
Bioquímica da vida.
Fatores que afeta a termorresistência dos microorganismos
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS. (MOLUSCOS) (ARTRÓPODES- INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, DIPLÓPODES E QUILÓPODES) (EQUINODERMOS)
Composição química da célula
Substâncias e Misturas
UNESP IBILCE – São José do Rio Preto
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Conservação de alimentos por fermentação
Misturas.
Minerais.
20 MITOS E VERDADES SOBRE A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO.
Aqüicultura e pesca Características físico-químicas da água
EXTRAÇÃO DE ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO CÉLULAS VEGETAIS.
Vida saudável e alimentação
Animais invertebrados
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
Animais invertebrados Molusco
Animais Invertebrados
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Caio Sonoda nº 5 Matheus Negrão nº22. Filo dos Anelídeos Os anelídeos têm o corpo segmentado e dividido em anéis por isso tem esse nome. Elas podem ser.
Julio Henrique nº:13 Pedro Gonzalez nº:28
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
Crustáceos Reino: Reino: Animalia Filo: Arthrópoda Classe: Crustáceos
REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS
Conservação por defumação
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
Introdução a Química.
INTRODUÇÃO A BROMATOLOGIA
OBJETIVO: Justificar a necessidade de determinados elementos em uma alimentação saudável, levando em conta seus nutrientes e métodos de conservação, de.
Transcrição da apresentação:

Bromatologia Pescados

Definição Por pescado, pode-se designar qualquer animal de origem aquática, compreendendo peixes, moluscos (ostras, mariscos, lulas, polvos e abalones), equinodermos (ouriço do mar) e crustáceos (caranguejos, siris, camarões e lagostas).

Composição Nutricional-Proteínas O pescado apresenta, em geral, a mesma proporção de proteínas que a carne bovina, suína e de frango, de 15 a 20%. Algumas espécies apresentam proporções mais baixas, de até 10%, enquanto outras, mais altas, de até 25%. O menor teor de tecido conjuntivo do pescado favorece a digestão, o que diminui a sensação de saciedade após a refeição e o tempo de satisfação, no qual uma pessoa não sente fome.

Composição nutricional - gorduras Os pescados são divididos em duas classes, no que se refere ao teor de gordura na carne: Peixes gordurosos: geralmente apresentam teores de gordura bastante variáveis com a estação do ano e o período do ciclo reprodutivo. Fatores como sexo e alimentação também podem influenciar bastante esses teores. Dependendo da espécie, os pescados gordurosos podem apresentar de 5 a 20% ou mais de gordura. Peixes magros: apresentam teores de gordura geralmente abaixo de 2%. Este baixo teor de gordura se mantém aproximadamente constante nas diferentes épocas do ano, ao contrário do que se verifica com os pescados gordurosos.

Composição Nutricional - gorduras As gorduras de pescados apresentam grande facilidade de rancificação, tornando o produto rançoso também. Quanto maior o teor de gordura, menor a velocidade de penetração de sal durante a salga. A gordura atua como absorvedor de compostos aromáticos gerados pela queima de madeira, durante o processo de defumação.

Composição nutricional - água É o componente de maior proporção na carne de pescados. Nos pescados magros, o teor de água é aproximadamente constante durante todo o ano, constituindo cerca de 80% da carne. Em pescados gordurosos a variação é grande, estando relacionada com o teor de gordura. Geralmente o teor de água é inversamente proporcional ao teor de gordura, constituindo de 60 a 75% da carne. A água é o meio em que atuam os agentes deterioradores, razão pela qual muitos métodos de conservação visam diminuir a atividade de água do produto, geralmente pela salga.

Composição nutricional- carboidratos Em geral, a carne de pescado apresenta teor muito baixo de carboidratos, inferior a 1%, do qual grande parte é glicogênio. Os moluscos são exceção, que chegam a apresentar até 5% de glicogênio na carne. Além dos pescados apresentarem menos glicogênio na carne que bovinos, suínos e frangos, grande parte desse glicogênio é gasto durante a luta no ato da captura. E quanto menor o teor de glicogênio, mais rápido será a deterioração.

Composição Nutricional – Vitaminas e Minerais. O tipo e teor de vitaminas em pescados são variados de espécie para espécie. Em geral é uma boa fonte, com exceção de vitamina C, apresentando conteúdo semelhante à da carne bovina magra. Possui de 1 a 2% de sais minerais, sendo considerada uma boa fonte. Quando pequenos espinhos ou ossos são ingeridos, caso de sardinhas em lata, esse teor é um pouco maior, devido ao cálcio e fósforo presentes. No entanto, o teor de fósforo na carne de pescados não é muito diferente do teor da carne bovina.

Análise bromatológia Composição centesimal Deterioração Reação de éber Verificação da presença de amoníaco Reagente de éber: ácido clorídrico, álcool etílico e éter etílico 5 ml do r. de éber em um tubo de ensaio. Fixar um pedaço da amostra extremidade de um fio, sem deixar tocar nas paredes. O aparecimento de fumaças brancas e espessas, indica que o produto se apresenta em início de decomposição

Análise Bromatológica Deterioração Gás sulfídrico Colocar em um erlenmayer 10g da amostra em pedaços miúdos. Fechar o erlenmayer com papel de filtro embebido em solução de plumbito de sódio. O aparecimento de uma mancha escura no papel indica presença de gás sulfídrico. Microbiológica Perda de peso após congelamento.