Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
APRESENTAÇÃO apresentação.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
TURISMO RURAL II.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
PLENÁRIA FINAL.
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Segurança alimentar e mercados institucionais
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
CÁRITAS BRASILEIRA MISSÃO TESTEMUNHAR E ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO, DEFENDENDO E PROMOVENDO A VIDA E PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO SOLIDÁRIA DE.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café Acolhida na Colônia Circuito Italiano de Turismo Rural PNMT Capacitação de extensionistas Apoio PRONAF Estudos Técnicos Científicos Multidisciplinaridade Atividades não Agrícolas no meio Rural

A partir de 2003 Constituição de Grupo de Trabalho Realização de 02 Oficinas Nacionais: Ctba e BH. Constituição da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede TRAF. Constituição da Política Nacional da ATER. Criação das linhas de crédito PRONAF Turismo Rural, PRONAF Agroecologia e PRONAF Mulher. Participação do Ministério do Turismo

Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar Fundamentos Base Conceitual - Turismo Rural na Agricultura Familiar “a atividade turística que ocorre na unidade de produção dos agricultores familiares que mantêm as atividades econômicas típicas da agricultura familiar, dispostos a valorizar, respeitar e compartilhar seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, ofertando produtos e serviços de qualidade e proporcionando bem estar aos envolvidos”.

Objetivo Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, através da implantação das atividades turísticas pelos agricultores familiares, agregando renda e gerando postos de trabalho no meio rural, com conseqüente melhoria das condições de vida.

Princípios 1. Valorização e resgate do patrimônio cultural e natural dos agricultores e suas organizações. 2. Comprometimento com a produção agropecuária. 3. Inclusão dos agricultores familiares e suas organizações, respeitando as relações de gênero, geração, raça e etnia, como atores sociais. 4. Gestão social da atividade, priorizando a interação de agricultores e suas entidades. 5. Estabelecimento das parcerias institucionais. 6. Os produtos e serviços do Turismo Rural devem manter o caráter complementar às demais atividades típicas da agricultura familiar. 7. Compreensão da pluralidade (multifuncionalidade) da agricultura familiar em todo o território nacional, respeitando os valores e especificidades regionais. 8. Processo de planejamento e gestão descentralizada.

Diretrizes Diretrizes 1. Formação e Capacitação Continuada    Promoção da qualidade, eficiência e eficácia dos serviços e produtos turísticos de agricultores familiares, com foco na valorização das atividades rurais e da auto-estima. Estratégias baseadas na Articulação e no envolvimento das comunidades rurais de forma participativa, sensibilizando-as para os benefícios do turismo e potencialização de talentos locais. 2. Infra-estrutura Adequação e implantação de infra-estrutura básica e turística destinada a atividade de turismo rural na agricultura familiar, de modo sustentável e integrado em relação às diferenças sociais, culturais, ambientais e territoriais.

3. Legislação 4. Mercado 5. Gestão   Estabelecimento de normas e procedimentos técnicos legais que orientem e estimulem a atividade de turismo rural na agricultura familiar. 4. Mercado   Inserção dos agricultores familiares no mercado turístico, nas instâncias federal, estadual e municipal, através dos seus produtos e serviços do turismo rural. Estratégias baseadas na Promoção do produto turístico da agricultura famliar 5. Gestão   Prática de um modelo de gestão que priorize a articulação, a participação e a solidariedade.

MDA / SAF GRUPO DE GESTÃO Arranjo Institucional grupo de técnicos representantes de instituições parceiras com objetivos e constituição específicos