CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Noções Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Advertisements

RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Supremo: Guardião da CF. 11 Ministros. Nomeação. Controle de constitucionalidade: difuso e concentrado. Brasil? Então: O Recurso.
Direito Constitucional
TRABALHO DE TEORIA GERAL E CRÍTICA DO PROCESSO
Atividades e atos administrativos
1. Existência. 2. Validade. 3. Eficácia. 4. Efetividade. 5
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
AULA 9 – 28/09/2006 TEMA 5 – CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Mandado de injunção.
JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
PROCESSO CONSTITUCIONAL
PROCESSO CONSTITUCIONAL
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
DO DIREITO CONSTITUCIONAL
Unih+ Curso Preparatório OAB
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Cassio Scarpinella Bueno Doutor e livre-docente PUC/SP
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
PROCESSO CONSTITUCIONAL
Ação direta de inconstitucionalidade
NOÇÕES GERAIS SOBRE O CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE
Direito Constitucional
Recurso Extraordinário & Recurso Especial
Ação Declaratória de Constitucionalidade
Direito Constitucional I
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
FACULDADES VERIS – METROCAMP CURSO DE DIREITO
PÓS em Direito Público Disciplina: Direito Processual Constitucional Vídeo aula 1.
SUPREMACIA CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Direito Constitucional
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
RECURSO ESPECIAL CABIMENTO
DIREITO CONSTITUCIONAL
Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade
AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO REGIMENTAL
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
Limitadores do DIPR Homologação de Sentença Estrangeira
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
Direito Administrativo I
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 11
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 8
RECURSO EXTRAORDINÁRIO RECURSO QUE DEVOLVE AO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA O CONHECIMENTO DE QUESTÃO FEDERAL DE NATUREZA CONSTITUCIONAL.
DIREITO PARA CONCURSO CONSTITUCIONAL
AULA CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
DIREITO CONSTITUCIONAL I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 4. CONSTITUCIONALISMO Revolução Americana (1.778) e Revolução Francesa (1.789) 5. SUPREMACIA CONSTITUCIONAL.
Recurso Extraordinário Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
TEMAS EMERGENTES Direito Público Unidade III – Efeito Vinculante
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * Como o direito regula a criação do direito? * Como o direito lida com normas criadas por outros entes “não.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
III Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade.
Poderes e deveres do administrador público
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * De onde vem o direito? * Onde podemos conhecê-lo? * Que atos têm poder de criá-lo?
Transcrição da apresentação:

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Noções Gerais AULA 9 Profª Kilma Galindo

É fiscalizar a compatibilidade das normas ou atos normativos com a Constituição rígida dotada de supremacia, visando à invalidação dos atos contrários a Constituição. CONCEITO Proteger a supremacia e a rigidez da Constituição. FINALIDADE

PARA SE REALIZAR O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE A CONSTITUIÇÃO DEVE SER RÍGIDA?

PRESSUPOSTOS DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Rigidez Constitucional; Supremacia da Constituição; Existência de um Órgão de Controle (Poder judiciário ou político)

OBJETO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE LEI OU ATO NORMATIVO Atos do Poder Público (Leis, decretos, regulamentos...) Confronto direto Confronto indireto/ reflexo Controle de Legalidade (Súmula 636 do STF) INVALIDADE = Inconstitucionalidade e Ilegalidade.

Súmula 636 do STF. Cabimento - Recurso Extraordinário - Contrariedade ao Princípio da Legalidade - Revisão da Interpretação Dada a Normas Infraconstitucionais pela Decisão Recorrida Não cabe recurso extraordinário por contrariedade ao princípio constitucional da legalidade, quando a sua verificação pressuponha rever a interpretação dada a normas infraconstitucionais pela decisão recorrida.

PARÂMETROS DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Constituição vigente quando da edição da lei; Controle de constitucionalidade Controle de compatibilidade

Bloco de Constitucionalidade Bloco formal (adotado no Brasil) Bloco material/ total/ global Uma lei pode ser declarada inconstitucional porque viola o Preâmbulo ou um Tratado Internacional?

TEORIA DA NULIDADE Sistema Austríaco (Kelsen) - Teoria da anulabilidade; - Efeito ex nunc; Sistema norte-americano (Marshall) - Teoria da nulidade; - Vício no plano da validade; - Ato declaratório de vício congênito; - Efeito ex tunc;

MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE Segurança jurídica; Interesse social Boa-fé

Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, tendo em vistas razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Art. 11. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, no processo de arguição de descumprimento de preceito fundamental, e tendo em vistas razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.