Psicologia Educacional.

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Transcrição da apresentação:

Psicologia Educacional

Introdução Ao longo dos tempos verificamos inúmeras teorias criadas pelo homem para tentar explicar o comportamento humano, como Watson com o Behaviorismo, Freud com a psicanálise ou mesmo Jean Piaget com a teoria do desenvolvimento humano. Porém, há que consegui-las aplicar, ou seja, passar da teoria á pratica, com a finalidade de ajudar o homem. Assim houve a necessidade de “nascer” a psicologia aplicada, como é o caso da psicologia escolar, a psicologia social, a psicologia do desporto, a psicologia do desenvolvimento, entre outras...

O que é a psicologia educacional? é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem dos bebes, das crianças, dos jovens e adultos, abarcando indivíduos de varias idades e instituições de vários tipos. (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); Estuda também a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. 

Psicologia Educacional ≠ Psicologia Escolar A psicologia educacional diferencia-se da psicologia escolar, sob três aspectos: Quanto à origem – a psicologia escolar surgiu para compreender as causas do fracasso de certas crianças no sistema escolar enquanto a psicologia educacional surgiu para o tratamento de determinadas dificuldades de aprendizagem especificas. Quanto a formação - a psicologia escolar é uma especialização na área de psicologia, enquanto psicopedagogia é aberta a profissionais de diferentes áreas. Quanto a atuação: a psicologia escolar é a área propriamente psicológica enquanto a do desenvolvimento é uma área plenamente interdisciplinar, tanto psicologica como pedagógica.

Áreas de atuação O psicopedagogo pode atuar tanto na Saúde como na Educação, já que o seu saber visa compreender as variadas dimensões da aprendizagem humana. Da mesma forma, pode trabalhar com crianças hospitalizadas e seu processo de aprendizagem em parceria com a equipe multidisciplinar da instituição hospitalar, tais como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos. No campo empresarial, o psicopedagogo pode contribuir com as relações, ou seja, com a melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos que trabalham na empresa.

Aprendizagem Aprender significa “apreender para próprio”, ou seja, fazer seu, assimilar.  Podemos definir aprendizagem como uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento. É uma mudança que se traduz por um hábito ou por uma tendência a responder de certa forma numa determinada situação. Esta mudança é resultado do exercício e da experiência, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal.   

Memória Inerente aos processos de aprendizagem está a memória. Só a memória nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente à situação presente e nos proporcionar a possibilidade de projetar o futuro. É a memória que assegura a nossa identidade social.

Anita woolfolk, formou-se em Psicologia e Especializou-se em Psicologia Educacional em1972, em The Univerdity of Texas at Austin. Identifica as principais áreas de reflexão da psicologia educacional que giram em torno da pratica do psicólogo educacional:

A aprendizagem só pode ser compreendida se o processo de desenvolvimento for encarado de certa maneira, pois as crianças, os jovens e os adultos aprendem,pensam e falam de maneira diferente; Os indivíduos apresentam características, competências e conhecimentos diferentes, pelo que os processos de aprendizagem têm de ser distintos. Por isso é preciso conhecer as diferenças para adaptar os processos educativos.

A compreensão do processo de aprendizagem humana, isto é, perceber como é que as pessoas aprendem, as diferentes interpretações a que chegam; A motivação está ligada á aprendizagem, logo compreender os fatores motivadores é o princípio para se promover uma aprendizagem ativa e participativa; A avaliação das competências e dos conhecimentos é fundamental para que essa informação permita aferir e orientar o processo de aprendizagem.

O que faz o psicólogo educacional? O psicólogo desta área dedica-se prioritariamente à avaliação e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem/necessidades educativas especiais, desenvolvendo e aplicando estratégias de reeducação e intervenção psico-pedagógicas adaptadas às problemáticas individuais. Intervém a nível individual, grupal, institucional ou comunitário. Interessa-se com a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem, por vezes em subgrupos particulares como crianças com determinada deficiência.

Metodologia Avaliação coletiva ou individual; Entrevistas; Observação em diferentes contextos (exemplos: sala de aula, recreio); Dinâmicas de grupo; Sessões de grupo com educadores e professores; Participação ativa, promoção da tomada de decisão, responsabilização; Conversas/colóquios/conferências sobre temáticas propostas por alunos, educadores, professores e pais.

Entre os teóricos mais referidos nesta área encontram-se: Teorias Os psicólogos educacionais desenvolvem e aplicam diversas teorias de ensino e aprendizagem que pretendem explicar como se processa a aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios diversos: científicos, mas também éticos e filosóficos. Entre as teorias mais referidas e aceites encontramos Cognitivismo Construtivismo Cognitivismo social Teorias motivacionais Teoria do desenvolvimento Behaviorismo Teóricos Entre os teóricos mais referidos nesta área encontram-se: Jean Piaget Lev Semenovich Vygotsky Carl Rogers Burrhus Frederic Skinner Abraham Maslow Jerome Bruner Albert Bandura

Jean Piaget Piaget foi um psicólogo educacional que deu uma contribuição muito significativa para a nossa compreensão do desenvolvimento mental enquanto processo de interacção. Através de um longo estudo intensivo de crianças, durante longos períodos de tempo – um penoso processo de observações quase infindáveis – Piaget começou a delinear o inexplorado território da mente humana e a produzir um mapa dos estádios de desenvolvimento cognitivo. Piaget propôs, antes de mais, que o desenvolvimento cognitivo se processa em estados de desenvolvimento, o que significa que tanto a natureza como a forma da inteligência mudam profundamente ao longo do tempo.

Importância do psicólogo educacional A importância que a educação adquiriu nas sociedades contemporâneas, como um processo contínuo, ao longo de toda a vida, e que capacite as pessoas a adaptarem – se a um mundo que está em constante mudança, é o plano de fundo, que em termos políticos e sociais, que justifica e fundamenta a intervenção do psicólogo educacional.