Pesquisa – Ação: M. Thiollent

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Flávia Tavares Silva Elias
Sumário – Metodologia/21-06
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ARQ 1001 – METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA PROFESSORA: Sônia Afonso
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
O TRABALHO COM PROJETOS
Metodologia da pesquisa
Este material é parte integrante da disciplina
O processo de pesquisa de mercado
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
Auditoria da Qualidade
Práticas Investigativas

O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Metodologia para Elaboração de Problema.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Pesquisa em Comunicação
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Elaboração de Projeto de Pesquisa
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Coletando informações
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Uma proposta para organizar Avaliação:
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Prática Investigativa 2
Como elaborar um projeto de pesquisa?
PLANEJAMENTO DE ENSINO
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Estrutura do projeto de monografia
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Pesquisa-ação e pesquisa participante
Transcrição da apresentação:

Pesquisa – Ação: M. Thiollent Metodologia da Pesquisa – Ação. São Paulo: Cortez Editora, 1986. Cap. II: Concepção e Organização da Pesquisa (p.47- 72)

Introdução: planejamento flexível Fase Exploratória: descobrir o que pesquisar, os interessados, as expectativas; fazer um primeiro levantamento da realidade (diagnóstico); definir a equipe de pesquisa, como será o processo; como será a relação da equipe com as pessoas ou grupos envolvidos na situação ou realidade pesquisada.; levantamento das informações já existentes.

Definição dos Objetivos Problemas considerados prioritários. Problemas práticos e áreas de conhecimento a serem abordados. Escolhas feitas de comum acordo entre a equipe e as pessoas ou grupos locais: compromissos definidos desde o início. Que perguntas se quer responder? O que é factível de se realizar? Em quanto tempo?

O Lugar da teoria Pesquisa- ação é só empírica? Depende apenas do bom senso ou do conhecimento anterior dos pesquisadores? Ou da sabedoria popular dos participantes na identificação dos problemas concretos? Necessidade de inserir os problemas pesquisados em um quadro de referência teórica adaptado ao setor: saúde, educação comunicação... Teoria: gerar ideias, hipóteses ou diretrizes. para orientar a pesquisa.

Hipóteses ou pressupostos Suposição formulada pela equipe e os participantes a respeito de possíveis respostas aos problemas colocados para a pesquisa. A partir do acordo inicial entre pesquisadores e os participantes interessados a respeito dos problemas a serem investigados, suas possíveis causas e respostas, organiza-se um Seminário.

SEMINÁRIO Participantes: equipe e membros significativos dos grupos implicados nos problemas definidos. Finalidades do Seminário: a) intercambiar o conhecimento teórico acumulado sobre os problemas e decorrentes das experiências vividas na prática pelos profissionais e participantes da população;

SEMINÁRIO: finalidades b) examinar, discutir e decidir sobre o processo de investigação que terá prosseguimento; c) dividir a equipe e os participantes em sub grupos que vão se dedicar a aprofundar alguns pontos específicos, e coordenar essas atividades; d) definir as técnicas a serem usadas para aprofundar o conhecimento dos problemas; e) definir quem e como serão feitas as anotações.

Coleta de dados Preparação: a) amostras: probabilística ou não probabilística: que critério de representatividade serão adotados? b) elaboração de roteiros: observação, questionários, entrevistas, grupo focal? c) capacitação do pessoal que vai fazer a coleta de campo (incluir se possível, participantes da população).

Pesquisa e Aprendizagem Pesquisa- Ação: preocupação em associar a aprendizagem ao processo de investigação; Aprendizagem conjunta: equipe e participantes da população. Como garantir a aprendizagem: restituição das informações, discussão dos achados. Relação entre saber formal x saber informal: melhorar a estrutura de comunicação entre o universo cultural dos pesquisadores e dos participantes.

Elaboração dos Resultados Preparação das informações colhidas para análise; Análise do material coletado. Conclusões Divulgação: relatórios? Teor? Linguagem? Como devolver os resultados? Para quem? Como incorporar sugestões? Recomendações?

Plano de Ação a) definir quem são os atores locais e as instituições que deverão participar; b) como esses atores se relacionam com os serviços: convergências, conflitos, indiferença, descrédito, disputas, desconhecimento; c) como serão tomadas as decisões; d) quais os objetivos e problemas são passíveis de atuação local; quais exigem decisões mais amplas de outro níveis; e) como assegurar a participação no processo, em todas as fase; f) como avaliar a implantação e resultados das ações.