Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto www.climasaude.icict.fiocruz.br 4° Oficina, 8 e 9 de Dezembro de 2011, Rio de Janeiro. 4° Oficina, 8 e 9.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Mudança do clima e seus efeitos saúde
Advertisements

V Conegov Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 19 nov :30 horas Sala 109 CCJ – UFSC - Florianópolis.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Brasília, 10 de novembro de Mesa Temática 8: APLs de Serviços e Serviços em APLs Centro de.
Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
RIPSA - MS RIPSA - MS REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL OPAS – Brasília,
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
ESTRATÉGIA PARA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1)
Fundamentos de Geoprocessamento
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Christovam Barcellos Fiocruz
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Morbidade, hospitalizações e letalidade por dengue:
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Cidade Digital - Governo Eletrônico
TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS Fórum Agronômico/OCEPAR Setembro/2012 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO.
Luiz Renato Lazinski TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS OCEPAR Meteorologista
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Previsão Climática Prof. Dr. Ruibran dos Reis
Cenário da Construção Civil
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Biblioteca Virtual em Saúde:
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Programa do INPE de Monitoramento da Amazônia por Satélites
Telebras e Prefeituras
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
Escola Municipal de Saúde: um dos pilares da consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Setembro / 2012.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE
SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
João Alberto Viol Planejamento, projeto e gerenciamento: atividades essenciais para uma Copa de sucesso.
TV Digital na Prefeitura: uma ferramenta de integração social
Manejo em Condições Crônicas Maceió, 2013
Observatório Nacional de Clima e Saúde
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
A Inteligência Colaborativa como Ferramenta para Gestão de Redes e Análise de Patentes em Dengue: um estudo de caso aplicado à saúde pública Dr. Jorge.
Rede de Sensores para Medição de Temperatura e Umidade
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
VIGILÂNCIA DA SAÚDE NO CONTROLE DA DENGUE EM SISTEMAS LOCAIS RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 2009 PAULO CHAGASTELLES SABROZA ENSP.FIOCRUZ.BR.
Previsões climáticas &Agricultura Gilberto R. Cunha.
Fathom™ Management: Uma Lição de Eficiência Luis B. Campos System Engineer.
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO FPM. FPM Apesar da recuperação que a economia brasileira tem apresentado no pós- crise, o comportamento do FPM, desde o.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
Antonio Garcia Reis Junior
HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE:
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Mas como medir a saúde da população?
Região Metropolitana SP–Morumbi e Paraisópolis Geotecnologias, Geoinformação e Gestão de Cidades O Papel do INPE Antonio Miguel V. Monteiro Programa Espaço.
POLÍTICA E AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Ricardo de Andrade Kratz
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
Aquecimento global e sua relação com as doenças infecciosas no Brasil Christovam Barcellos (CICT/Fiocruz) Antonio Miguel Vieira Monteiro (INPE) Carlos.
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, ITV-DS, Belém, 11 de Março.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
Atlas de água, saúde e saneamento
Um observatório de Clima e Saúde
Transcrição da apresentação:

Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto 4° Oficina, 8 e 9 de Dezembro de 2011, Rio de Janeiro. 4° Oficina, 8 e 9 de Dezembro de 2011, Rio de Janeiro. Christovam Barcellos, Fiocruz Antonio Miguel Vieira Monteiro, INPE

Mapas Clima e Saúde: O lugar como determinante. Um passado com Mapas Distribuir, localizar e associar. Malária em Nápoles, Vento e Mangue Lancisi, 1711 Localização Associou a ocorrência da malária mas não identificou o processo de produção da doença. (Localização) Slides de Luisa Iñiguez Rojas. Centro de Estudios de Salud y Bienestar Humanos. Universidad de La Habana. Cuba

Uma conversa em uma cidade do país... (22/02/2011) PREFEITO: As pessoas da comunidade ajudariam a prefeitura não fazendo casas ondem não devem MORADORA DE ÁREA DE RISCO: Mas a gente est á aqui porque não tem condição de ter uma moradia digna. PREFEITO: Minha filha, então morra, morra ! Fonte:Transcrição de Matéria Jornalítica GloboNews postada em YouTube: Fonte: Blog A Identidade Bentes:,Publicado em 22/2/2011:

Christovam Barcellos, Antonio Miguel Vieira Monteiro, Carlos Corvalán, Helen C. Gurgel, Marilia Sá Carvalho, Paulo Artaxo, Sandra Hacon, Virginia Ragoni; Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil. OPAS –Organização Pan-Americana da Saúde/MS-Ministério da Saúde, Série: Saúde Ambiental, n. 1, Brasília, 2008, 40p. [ Republicado em Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 2009, 18(3):

Mudanzas Teóricas. En la búsqueda de factores etiológicos, no se trata de más de ir detrás de la causa, sino de la trama de causas, de los contextos y de perfeccionar la interpretación de las localizaciones RELACIONES, ASOCIACIONES CAMADAS, ESTADÍSTICAS. Luisa Iñiguez Rojas. Centro de Estudios de Salud y Bienestar Humanos. Universidad de La Habana. Cuba

Mudanzas tecnológicas. Velocidad, manejo de grandes volúmenes de datos, capacidad de análisis, mapas... Luisa Iñiguez Rojas. Centro de Estudios de Salud y Bienestar Humanos. Universidad de La Habana. Cuba

TODOS MENTIMOS COM MAPAS Mas…

Mudança Política. Acesso a Dados e Informações e seu Compartilhamento Possibilidade de Criar seus próprios mapas! Projeto

Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto

SIA Sistemas de Informações Ambientais SIS Sistemas de Informações de Saúde SIC Sistemas de Informações Climatológicas SISE Sistemas de Informações Sócio-econômicas Migração, População, Vulnerabilidade Dados brutos (precipitação, temperatura) Previsões Notificações, Internações, Mortalidade. Séries históricas Imagens. Queimadas, Uso e cobertura do solo Dados Projeto Modelos de previsão e de risco Teorias Experiências AnáliseComunicação Gestores Alerta Cidadãos Informação permanente Especialistas Dados, ferramentas O Observatorium se constrói em etapas Evidências Eventos Fotografias Depoimentos

Projeto Observatorium: Fase 1 Habeas Data !!! Habeas Data !!! Projeto Observatorium: Fase 2 Habeas Knowledge !!! Habeas Knowledge !!!

"Retorne a incidência de dengue, precipitação acumulada e queimadas para esta região em fevereiro de 2008". Retorne os eventos de desmatamento que ocorreram entre fevereiro de 2008 e maio de 2008 dentro de uma área retangular escolhida Incidência de Maláriaprecipitação acumuladadesmatamentoBoca do Acre outubro de 2008 e janeiro de 2009 Retorne a Incidência de Malária, a precipitação acumulada e o desmatamento para Boca do Acre entre outubro de 2008 e janeiro de 2009 Desejo: Recuperar dados para Questões como estas

Premissas Projeto [1]-Acesso único as Bases Distribuídas Acesso aos Dados Espaciais e não a Desenhos. [2]-Base Viva: Posssibilidade de Interação direta com o Observatorium. [3]-O Produtor do Dado deve ser impactado minimamente nos seus processos. [4]-Além de um Portal tradicional [1]-Acesso único as Bases Distribuídas Acesso aos Dados Espaciais e não a Desenhos. [2]-Base Viva: Posssibilidade de Interação direta com o Observatorium. [3]-O Produtor do Dado deve ser impactado minimamente nos seus processos. [4]-Além de um Portal tradicional

Solu ç ões no Mundo Hoje Projeto Dois Modelos Dois Modelos

Modelo [1]: Alta Gastronomia Chef Adria Ferran, El Bulli Cardápio Único, Consistência

Os Dados no Modelo [ Alta Gastronomia ] Saúde INPE Fiocruz MS Ambientais Tempo&Clima Indicadores de Saúde Indicadores de Saúde - socioeconomia

Modelo [2]: Fast Food Vários Chefs Anônimos Replicação, Disponibilidade

Modelo [2]: Tecnologias Projeto Custo x Consistência x Durabilidade x Disponibilidade x Desempenho Voltado para: grandes bases de dados (PB de dados com alta taxa de crescimento) distribuídos entre milhares de nós espalhados em diferentes data centers (formando clusters) e com necessidade de acesso instantâneoPBdata centersclusters

Ambientais Tempo&Clima Saúde Indicadores de Saúde Saúde Fiocruz Indicadores de Saúde - socioeconomia Dado é mantido em guarda daCorporação. Dado é mantido em guarda da Corporação. O Dado é reprocessado para operar neste ambiente não relacional Os Dados no Modelo [ Fast Food]

Projeto Decisão (viável) de TI neste Momento Acesso Modelo de Acesso por Serviços [+] Inovação Consulta Distribuída

Definição do problema

Incidência de malária, precipitação acumulada e desmatamento para uma dada região em uma determinada data Projeto O Observatorium se constrói... Com nova tecnologia

Incidência de malária, precipitação acumulada e desmatamento para uma dada região em uma determinada data

Sistemas com acesso a fonte de dado proprietária serviços Observatório – acesso a várias fontes de dados distribuídas independentes através de serviços

Serviço Estratégia: Acesso Distribuído as Fontes de Dados

Para Além do Acesso…

Fontes de dados

Estabelecimentos de saúde (CNES) Incidência de doenças (SINAN, SIM e SIH) Base cartográfica O Observatorium se constrói... Sobrepondo camadas interoperáveis Projeto

O Observatorium se constrói... Tecnologia de Informação livre e aberta Projeto

Geotecnologias Estratégicas aRT

TI em Suporte a Construção de Sistemas de Alerta Precoce

O Observatorium se constrói... Projeto Com convergências..

irmãozinho Tupã Novo Supercomputador, CRAY X6 Enhanced, com 2680 nós processadores, já licitado e comprado, que ficará no INPE em São José dos Campos, irmãozinho do Tupã ( O Supercomputador do INPE que fica em Cachoeira Paulista ), com previsão para estar em operação completa em Maio/Junho de 2012 O Observatorium se constrói... Com Infraestrutura Projeto

Laboratório TerraME-Galileu INPE, São José dos Campos 645 m 2 de Área Construída

Mas…

O Observatorium NÃO se constrói... Sem a Firme Determinação dos Produtores de Dados e Informações em Clima, Saúde, Ambiente e População de Compartilhar, Abrindo suas Bases de Dados para Acesso Direto através de Serviços na WEB baseados em protocolos Abertos. Projeto

Obrigado e Bom Dia!