Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas

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Transcrição da apresentação:

Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas PROJETO TAV BRASIL Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas 19/10/2009

Ferrovia de Alta Velocidade TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV Ferrovia de Alta Velocidade Linhas e sistemas projetados, construídos e implantados para operação de trens capazes de desenvolver velocidades iguais ou superiores a 250 km/h. 2

Vantagens do Trem de Alta Velocidade - TAV Redução de gargalos dos subsistemas de transporte aéreo, rodoviário (automóveis e ônibus) e urbano. Vetor de indução de desenvolvimento regional, com intensa geração de empregos diretos e indiretos. Redução da emissão de gases poluentes. Redução dos tempos de viagem. Contribuição para redução do número de acidentes em rodovias e áreas urbanas e dos níveis de congestionamento. 3

TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV Algumas experiências no mundo Japão: Pioneiro com o Shinkansen (1964) – a série zero operou 40 anos sem acidentes. França: Desde 1981 – trecho Paris-Lyon. Atualmente com rede de 1.872 km. Alemanha: Desde 1985, com uma rede atual de 1.285 km Desenvolveu o Maglev. Espanha: Possui projeto ambicioso de expansão totalizando mais de 5.500km, com vários corredores, integrando-se com a Comunidade Européia. 4

TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV Alguns projetos no mundo 5

6

O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO TAV BRASIL COLOCA O PAÍS EM LINHA COM AS PRINCIPAIS NAÇÕES DO MUNDO NO QUE SE REFERE A UM SISTEMA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS: MODERNO; SEGURO; EFICIENTE; ALTAMENTE REGULAR; BAIXO IMPACTO AMBIENTAL. ● O TAV BRASIL OFERECE UM NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, COMPLEMENTAR À MATRIZ ATUAL 7

PROJETO TAV BRASIL IMPLANTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE ALTA VELOCIDADE PARA PASSAGEIROS ENTRE O RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E CAMPINAS – EF 222 O PLANO NACIONAL DE VIAÇÃO PREVÊ A EXPANSÃO DESTES SERVIÇOS COM A IMPLANTAÇÃO DE UMA NOVA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALTA VELOCIDADE ENTRE BELO HORIZONTE, SÃO PAULO E CURITIBA – EF 333

TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV IMPACTOS ESPERADOS REDUÇÃO DA PRESSÃO SOBRE A INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA E AEROPORTUÁRIA INDUÇÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COM INTENSA GERAÇÃO DE EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS REDUÇÃO DE EMISSÃO DE POLUENTES REDUÇÃO DO TEMPO DE DESLOCAMENTO REDUÇÃO DE ACIDENTES E DE CONGESTIONAMENTO EM RODOVIAS E ÁREAS URBANAS DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO SISTEMA DE TRANSPORTE NO BRASIL

ESTUDOS DE DEMANDA

33.600 (milhares de passageiros/ano) DEMANDA TOTAL 2008 33.600 (milhares de passageiros/ano) EXPRESSA REGIONAL 7.791 25.809 Aéreo 60% Automóvel 17% 61% Ônibus 23% 39%

Parâmetros Tarifários Modalidade de Transporte (reais) Origem Destino Modalidade de Transporte TAV Aéreo Automóvel Ônibus Econ. Exec. Rio de Janeiro São Paulo (em horário de pico) 200,00 325,00 400,00 137,12 67,00 São Paulo (fora do horário de pico) 150,00 250,00 180,00 Campinas 350,00 160,80 75,00 Volta Redonda/Barra Mansa 40,20 - 41,46 27,36 São José dos Campos 102,30 109,39 51,00 68,40 73,09 34,00 São Paulo 97,50 104,85 46,00 118,50 126,47 59,00 28,80 31,52 17,30 49,00 51,91 27,00 31,20 37,38 18,00

Parâmetros de Tempo de Viagem (minutos)

MATRIZ DE TRANSPORTE – 2008 (milhares de passageiros/ano) Sem o TAV Modal RIO - SÃO PAULO RIO - CAMPINAS REGIONAL TOTAL Aéreo 4.414 275 -  4.689 Automóvel 1.207 87 15.770 17.064 Ônibus 1.687 121 10.039 11.847 Total 7.308 483 25.809 33.600     Com o TAV TAV Econômico 2.648 251 14.170  17.069 TAV Executivo 871 51 -  922 Total TAV 3.519 302 14.170 17.991 Aéreo 2.368 101 2.469 Automóvel 751 31 8.108 8.890 Ônibus 670 49 3.531 4.250 Total 7.308 483 25.809 33.600

PROJEÇÃO DA DEMANDA – TAV (milhares de passageiros/ano) ORIGEM DESTINO 2008 2014 2024 2034 2044 SERVIÇO EXPRESSO  3.822 7.070 11.282 19.323 27.788 Rio de Janeiro São Paulo 3.520 6.435 10.201 17.348 24.948 Campinas 302 635 1.081 1.975 2.840 SERVIÇO REGIONAL  14.170 25.538 34.777 49.774 71.577 V.Redonda/B.Mansa 1.017 2.619 3.271 4.211 6.055 S.J.Campos 84 211 294 422 606 44 254 337 457 657 88 184 233 308 443 15 40 55 79 113 4.959 8.553 11.490 16.282 23.415 598 1.305 2.003 3.110 4.473 7.365 12.372 17.094 24.905 35.815 TOTAL   17.992 32.608 46.059 69.097 99.365

PROJEÇÃO DA RECEITA (milhões de R$/ano) ORIGEM DESTINO 2014 2024 2034 2044 SERVIÇO EXPRESSO   1.460,1 2.328,5 4.012,1 5.769,7 Rio de Janeiro São Paulo 1.314,0 2.085,9 3.569,4 5.133,1 Campinas 146,1 242,6 442,7 636,6 SERVIÇO REGIONAL 863,1 1.175,7 1.681,2 2.417,6 V. Redonda/B. Mansa 105,3 131,5 169,3 243,4 S.J. dos Campos 21,6 30,1 43,1 62,0 17,4 23,1 31,2 44,9 17,9 22,8 30,0 4,7 6,5 9,3 13,4 246,3 330,2 468,9 674,3 63,9 98,2 152,4 219,1 386,0 533,3 777,0 1.117,4 TOTAL 2.323,2 3.504,2 5.693,3 8.187,3

ESTUDOS DE ENGENHARIA Traçado Referencial Geologia Meio ambiente

AEROPORTO DE GUARULHOS ESTAÇÕES CONSIDERADAS CAMPINAS RIO DE JANERIRO/ BARÂO DE MAUÁ VIRACOPOS SÃO PAULO/ CAMPO DE MARTE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS BARRA MANSA/ VOLTA REDONDA AEROPORTO GALEÃO AEROPORTO DE GUARULHOS 8 7 6 5 4 3 2 1 Km 510,7 Km 487,6 Km 412,2 Km 390,4 Km 328,7 Km 118,3 Km 15,2 Km 0,0 LOCALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES 3 2 8 1 7 4 5 6

Dados básicos para o estudo do traçado - Parâmetros da via férrea Bitola: 1.435 mm Velocidade máx. de projeto: 350 km/h Raio horizontal mín: 7.228 m Raio vertical mín: 42.875 m Inclinação máx: 35 mm/m Carga por eixo do trem: 17 t Plataforma: 500 m (comporta composições com até 16 carros) - Informações sobre a região Relevo, geologia e hidrografia Condições/restrições ambientais Uso e ocupação do solo urbano e rural Rede de Transporte – rodovias e ferrovias Infraestruturas lineares – Linhas de Transmissão e dutos Áreas indígenas e quilombolas Informações levantadas junto a 65 municípios 19

Critérios adotados na definição do traçado referencial Critérios técnico/operacionais Custo de construção; Tempo de viagem; Custo de manutenção. Critérios socioambientais Impacto social (desapropriação, reassentamento, reurbanização, relocação de vias, proteção acústica); Impacto ambiental (plantio compensatório, compensação ambiental, áreas de restrição total); Riscos geológicos; Consumo de energia. 20

Descrição do Traçado Referencial TRECHO EXTENSÃO (km) OBSERVAÇÃO Barão de Mauá – Galeão 15,2 - Est. Barão de Mauá: reforma e revitalização/oficina de apoio. - Est. Galeão: a construir / subterrânea. Galeão – Barra Mansa/Volta Redonda 102,9 - Est. Barra Mansa/Volta Redonda: a construir / em superfície. Barra Mansa / Volta Redonda – S. J. Campos 209,6 Est. S. J. Campos: a construir / em superfície. Principal Oficina de Manutenção. S. J. Campos – Guarulhos 63,0 - Est. Guarulhos: a construir / subterrânea. Guarulhos – Campo de Marte 21,6 - Est. Campo de Marte: a construir / em superfície / Oficina de apoio. Campo de Marte – Viracopos 76,1 - Est. Viracopos: a construir / subterrânea. Viracopos – Campinas 22,9 - Est. Campinas: reforma e revitalização / Oficina de apoio. Túnel: 90,9 km (18%) Ponte: 107,8 km (21%) Superfície: 312,1 km (61%) Extensão Total: 510,8 km 21

Estudos Ambientais Estudos Geológicos Quantificação e avaliação do impacto socioambiental do traçado referencial Emitido o Termo de Referência para EIA/RIMA A ANTT realizará o estudo de impacto ambiental com vistas à obtenção de licenciamento para o início das obras de construção do TAV Estudos Geológicos Elaborado o mapeamento geológico do corredor de referência Investigações para delimitação de áreas de risco geológico (serviços de sondagens e ensaios de laboratório) Análise qualitativa de riscos por compartimentos geológico-geomecânicos, por trecho do traçado referencial, por tipo de obra - indicação de medidas mitigatórias

ESTUDOS OPERACIONAIS

SERVIÇOS PROPOSTOS – TAV BRASIL Volta Redonda/ Barra Mansa Aeroporto do Galeão Barão de Mauá Serviço regional de curta distância Serviço regional de longa distância Serviço expresso PADRÃO DOS SERVIÇOS BÁSICOS – 2014 (8 carros)

COMPOSIÇÃO PROPOSTA PARA O TAV BRASIL CARACTERÍSTICAS DO TREM Comprimento do trem 200 m - 8 carros / composição (2014) 400 m - 16 carros / composição (2024) Carregamento máximo por eixo 17 t Tara 436 t Velocidade comercial máxima 300 km/h Número de assentos Serviço Expresso: 458 assentos (duas classes) Serviço Regional: 600 assentos (classe única)

PROGRAMAÇÃO PROPOSTA (TRENS POR HORA - HORÁRIO DE PICO) Campinas Campo de Marte São José dos Campos Barra Mansa/ Volta Redonda Barão de Mauá Viracopos Guarulhos Galeão Serviço regional de longa distância Estação atendida Serviço regional de curta distância Estação atendida Serviço expresso Estação atendida Estação não atendida

TEMPOS DE VIAGEM E VELOCIDADES MÉDIAS (Trem com velocidade máxima operacional de 300 km/h)

PROJEÇÃO DO NÚMERO DE TRENS POR ANO 28

ESTUDOS DE CUSTOS Investimentos Operacionais

CUSTOS DE INVESTIMENTO INVESTIMENTO (R$ MILHÕES) TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV CUSTOS DE INVESTIMENTO ITEM INVESTIMENTO (R$ MILHÕES) % Obras Civis 24.583,0 71,0 Desapropriação e medidas socioambientais 3.894,1 11,3 Sistemas e Equipamentos 3.409,9 9,8 Material Rodante 2.739,8 7,9 TOTAL 34.626,8 100,0

CUSTOS DE INVESTIMENTO TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV CUSTOS DE INVESTIMENTO ITEM Em milhões de R$ % Terraplenagem 2.208,7 6,4 Obras de arte 18.155,0 52,5 Via Permanente 2.138,5 6,2 Edificações e equipamentos 1.417,8 4,1 Sinalização 316,5 0,9 Telecomunicações 314,3 Eletrificação 1.361,4 3,9 Medidas socioambientais 3.894,1 11,2 Material rodante 2.739,8 7,9 Serviços complementares 2.081,8 6,0 TOTAL 34.627,8 100,0 Obs.: Não inclui custos de transferência tecnológica

CUSTOS OPERACIONAIS ITEM 2014 2024 2034 2044 R$ x 106 (%) VIA PERMANENTE 44,4 12,1 133,2 20,4 266,5 30,5 29,7 OBRAS DE ARTE 55,7 15,2 55,8 8,6 74,1 8,5 8,3 MATERIAL RODANTE 209,9 57,24 386,3 59,3 433,7 49,7 435,1 48,5 CUSTOS ADMINISTRATIVOS 34,1 9,3 42,8 6,6 45,1 5,2 45,2 5,0 MARKETING, VENDAS E ESCRITÓRIOS 23,0 6,3 33,90 53,8 6,2 75,9 TOTAL 367,1 100 651,9 873,1 896,6

TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV MODELAGEM FINANCEIRA E DA CONCESSÃO

MODELAGEM FINANCEIRA PREMISSAS GERAIS: Demanda e receita: Estudos do Consórcio Halcrow / Sinergia Desoneração de tributos: REIDI e isenção de ICMS, PIS e COFINS Investimento: 5 anos R$ 34,6 bilhões Prazo da Concessão: 40 anos Financiamento direto da União: Taxa: TJLP + 1% Prazo: 30 anos ICSD: 1,2 Grau de alavancagem: 70% / 30% Participação pública (ETAV): R$ 1,1 bi (equity) + R$ 2,3 (desapropriação)

TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV MODELAGEM DA CONCESSÃO Modelo jurídico: concessão única e comum, remunerada com tarifa e receitas extraordinárias Objeto: concessão do serviço público de transporte ferroviário de alta velocidade incluindo a construção da infraestrutura Prazo: 40 anos Sistema tarifário: preço-teto, ajustado pelo IPCA, com liberdade tarifária, respeitadas as seguintes condições:

TREM DE ALTA VELOCIDADE - TAV LICITAÇÃO Modalidade: Leilão, regido pela Lei nº 9.491/97, em 3 Etapas 1ª Etapa Pré-qualificação técnica: Experiência em projeto final de engenharia de TAV implantado Experiência de 3 anos em operação de TAV Experiência na implantação de sistema completo de TAV Experiência na fabricação de material rodante de TAV (deter tecnologia) 2ª Etapa Leilão de lance único na BM&FBovespa Variável única: maior valor de capital próprio 3ª Etapa Habilitação: jurídica e econômico-financeira Cumprimento de requisitos mínimos de Proposta Técnica e de Transferência de Tecnologia

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 37

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA Concluído levantamento junto ao setor industrial para a identificação de empresas e setores com potencial produtivo e disposição para absorção de tecnologia associadas ao TAV. Identificada as instituições de pesquisa e desenvolvimento que podem desempenhar papel ativo no processo de transferência de tecnologia. 38

VIA PERMANENTE 39

MATERIAL RODANTE 40

SISTEMAS ELÉTRICOS 41

Sistemas de Telecomunicação SISTEMA DE OPERAÇÃO Sistemas de Telecomunicação 42

Sistemas de Sinalização SISTEMA DE OPERAÇÃO Sistemas de Sinalização 43

CRONOGRAMA Modelagem da Concessão setembro 2009 Edital e Contrato outubro 2009 Inicio do Processo Licitatório dezembro 2009 Apresentação de Proposta até março 2010 Homologação até junho 2010

Consulta Pública www.tavbrasil.gov.br 45