Universidade para ???...2:00.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Reforma Tributária para Retomada do Desenvolvimento Yoshiaki Nakano Diretor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
Política Fiscal e Déficit Público
Macroeconomia Aula 2.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
O GOVERNO LULA ( hoje).
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
Balanço da Atuação do Governo
Brazil – U.S. : PARTNERSHIP FOR THE 21 st CENTURY Ciência sem Fronteiras João Luiz Martins (Reitor da UFOP e Presidente da ANDIFES)
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
Crise Financeira EUA Reflexos no Brasil
Cristina Helena Almeida de Carvalho
Macroeconomia Aula 7 Prof. Karine R. de Souza.
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Premissas Dados das Microrregiões.
Perspectivas econômicas para 2015
Aspectos Legais para o pleno exercício profissional no Brasil.
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
Ministério da Ciência e Tecnologia
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Macroeconomia Política Fiscal
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Ciência sem Fronteiras
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Cálculos Fiscais - ICMS
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Ministério da Fazenda 1 Apresentação do Ministro Guido Mantega para o Grupo Temático “Reforma Tributária” do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social 02 de setembro de 2004 Jorge Gerdau Johannpeter.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Universidade para ???...2:00

Lembra reportagem...

Medidas para tentar superar tal defasagem...

IPI em MS...2:16 http://globotv.globo.com/tv-morena/bom-dia-ms/v/reducao-no-ipi-desperta-atencao-de-consumidores/1888137/

Outra medida: redução INSS...3:08 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/pacote-do-governo-reduz-despesas-de-empresas-e-estimula-a-exportacao/1887678/

Governo não esqueceu “juros”...3:17 http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/governo-pede-que-bancos-diminuam-os-juros-dos-emprestimos-bancarios/1898205/

É bom lembrar que tributos, impostos... São assuntos recorrentes em vestibulares...

b. (Ibmecrj) Um assunto recorrente no Brasil é a necessidade de realizar a chamada "Reforma Tributária". Para justificá-la, alguns objetivos básicos são sempre citados, EXCETO: a) Incentivar as exportações, reduzindo a carga tributária de produtos voltados para o mercado externo. b) Permitir ao governo melhorar a arrecadação para facilitar os pagamentos da Previdência Social. c) Combater a sonegação, prática extremamente comum entre os mais diversos setores da sociedade brasileira. d) Facilitar a aplicação da máxima, menos impostos mais arrecadação, já que um menor número de impostos facilita a fiscalização. e) Baratear alguns produtos considerados de primeira necessidade, cuja tributação é considerada excessiva.

F F V F . (Ufg) "Quase todos os investimentos públicos são realizados com o dinheiro arrecadado pela cobrança de impostos, que são pagos direta ou indiretamente por toda a população. Assim, os serviços oferecidos gratuitamente, como escolas e hospitais públicos, são pagos por todos nós, pois são criados e mantidos com o dinheiro dos impostos." (MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 428.)  Sobre a política tributária brasileira, que determina os tipos de impostos, seus objetivos e sua jurisdição (federal, estadual ou municipal), é possível afirmar que ( ) os estados e municípios são autônomos para instituir as formas de tributos que devem incidir sobre a renda de seus cidadãos. ( ) o governo federal é que determina as alíquotas dos impostos sobre o consumo de bens e serviços, como o ICMS. ( ) as diversas esferas de governo dispõem de uma intrincada rede de impostos e taxas, os quais muitas vezes se superpõem e oneram as atividades produtivas. ( ) as unidades da federação arrecadam de forma homogênea os diversos tipos de impostos, o que permite uma distribuição equitativa da riqueza gerada.

c. (Pucrs) Considere as afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do Governo Luís Inácio Lula da Silva. I. Foi criado o programa "Primeiro Emprego", como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país. II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no ensino superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida. III. O Programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa. IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial.   Estão corretas as afirmativas a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

Atualizando... d(Pucrs) Considere as afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do Governo Dilma. I. Foi criado o programa "Primeiro Emprego", como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país. II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no ensino superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida. III. O Programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa. IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial. Estão corretas as afirmativas a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

Após reunião BRICS, Dilma embarcou para os EUA para... Dilma => EUA ...2:16 http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/dilma-rousseff-encerra-visita-aos-eua/1898189/

Outra medida para acelerar nosso crescimento seria investindo ou valorizando o “ensino universitários” E não só “diplomas”...

Como diferenciar “diploma” de “Diploma” ?...4:42 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/quadrilhas-vendem-diplomas-falsificados-no-meio-da-rua/1865513/

Ainda bem que existem bons exemplos...4:11 http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/brasileira-vai-poder-escolher-em-qual-universidade-estudar-nos-estados-unidos/1896584/

As oportunidades já estão aumentando... Conheça: http://capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/ciencia-sem-fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Objetivo Promover, de maneira acelerada, o desenvolvimento tecnológico e estimular os processos de inovação no Brasil por meio da mobilidade internacional docente, discente de graduação e pós-graduação, de pós-doutorandos e pesquisadores brasileiros, estimulando a inserção das pesquisas feitas nas instituições brasileiras às melhores experiências internacionais.

Por que tanto interesse universitário nos EUA??? 8:14 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/universidades-americanas-estao-entre-as-melhores-instituicoes-do-mundo/1519936/

E tem gente que acha que passar na UFMS é o MÁXIMO... Ou busca a Universidade para ???...2:00