INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ARTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Inclusão Digital e Uso de Tecnologias Educacionais nas Escolas
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
PROJETO DE INFORMÁTICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Relato das Experiências
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Artemilson Lima Ilane Cavalcante
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Visão: Conectar pessoas para um mundo melhor
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
EMEI TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA
Escolhendo o nosso Futuro
Propostas de layout Modelo 1
educação NA ERA DIGITAL
Relato de Experiências
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
Caracterização da Instituição
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
Projeto Inclusão Digital
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
CURRICULO +.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Jornal como Recurso Didático
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Laboratório de Ensino a Distância
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Como Utilizar a Internet na Educação
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
O uso das tecnologias na escola
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Desafios da Educação de Jovens e Adultos integrada a educação profissional: Identidades dos sujeitos, currículo integrado, Mundo do trabalho e ambientes/mídias.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
EEB José Zanchett Abdon Batista – SC 5ª séries do Ensino Fundamental.
Transcrição da apresentação:

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ARTE Luciana Guimarães Rodrigues de Lima Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

RESUMO O que são Núcleos de Arte Núcleo de Arte Grande Otelo Oficina de Desenho e Criatividade Diagnóstico Fotos Aluna que sofreu Bullyng Vídeo com os trabalhos

NÚCLEOS DE ARTE Os Núcleos de Arte (NA) são unidades Educacionais que atendem prioritariamente, mas não exclusivamente, alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. O objetivo é aprofundar os conhecimentos em Arte, além de levar o aluno a vivenciar e se apropriar dos processos criativos.

NÚCLEO DE ARTE GRANDE OTELO O NA Grande Otelo está instalado em um CIEP de Educação Infantil Integral, o CIEP Zumbi dos Palmares. Promove oficinas para toda a Unidade Escolar e escolas do entorno. São oferecidas atualmente as oficinas de Vídeo, Dança, Música, Desenho e Pintura.

OFICINA DE DESENHO E CRIATIVIDADE Tem como objetivo estimular a observação e produção de desenhos através do conhecimento de técnicas em desenho à mão livre, promover a inclusão digital através das ferramentas gráficas disponíveis e estimular a interação e o trabalho colaborativo. Os desenhos são realizados a partir de ilustrações de revistas, modelos, objetos e elementos da natureza. Além disso é utilizado o software Paint para a produção de composições figurativas e abstratas.

DIAGNÓSTICO A violência constante que esses jovens são expostos impede que alunos transitem por áreas dominadas pelo tráfico, restringindo o atendimento aos alunos que residem em comunidades mais próximas. a falta de continuidade gerada pela frequência irregular, comprometendo a qualidade do trabalho, pois como as oficinas são optativas, há flutuação dos alunos.

Pela sondagem inicial, verifiquei que a maioria dos alunos, principalmente os do CIEP, conheciam o que era um computador mas nunca tinham sequer pego em um mouse. Além disso apresentavam dificuldades na leitura.

A aluna Monice foi muito hostilizada pelos colegas pois, além de não saber ler, não tinha familiaridade com o computador. Hoje é minha “monitora”, auxiliando os alunos menores.

Os alunos realizaram composições organizando de forma harmônica os elementos visuais linha, cor, forma, simetria, figura, fundo, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Muito se tem falado em inclusão digital, mas essa experiência mostra que há muito a ser feito, principalmente nas comunidades de baixa renda.

BIBLIOGRAFIA BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette; TOME, Takashi (Orgs). Mídias Digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

OBRIGADA ! lucianagrlima@globo.com http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com/search/label/Desenho