O questionário no desenvolvimento da prática investigativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Sumário – Metodologia/21-06
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
Metodologia Científica
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados
O uso de questionários em trabalhos científicos
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03
Pesquisa HOSS, Osni.
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Metodologia Científica
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Definição e critérios de elaboração
Aula 2- Elaboração de Questionários
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
PROJETO DE PESQUISA PROPOSTA OBJETIVO PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO
Práticas Investigativas
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS

PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
ETAPA DA COLETA DE DADOS
Coletando informações
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Instrumentos de Levantamento de Informação
Ilustração.
Elaboração de instrumentos de coletas de dados
Entrevista.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Dicas Gerais sobre a Monografia
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
As Etapas da Pesquisa - TCC
Prática Investigativa 2
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
Coleta de dados Entrada no Campo.
Entrevista.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Projeto Integrador PASSO A PASSO Roberto Akitoshi Komatsu.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Coleta de dados questionário.
Transcrição da apresentação:

O questionário no desenvolvimento da prática investigativa

As qualidades de um bom questionário. NÃO HÁ RECEITA PRONTA, OU SEJA, CADA PRÁTICA DEVE CRIAR O SEU A PARTIR DOS SEUS OBJETIVOS Apropriado Inteligível Claro Capaz de conter todas as possíveis respostas Ético

“Um bom questionário é aquele que funciona”. DH Stone, 1993

ATENÇÃO!!!! Um instrumento de coleta de informações falho inevitavelmente levará o pesquisador a conduzir uma pesquisa falha.

Questionário: pressupostos fundamentais É composto por um conjunto de perguntas que, adequadamente respondidas, dão ao pesquisador as informações que ele busca atingir. O questionário constitui um conjunto de perguntas elaboradas por uma ou mais pessoas e respondidas por outras, de um forma planejada por quem pergunta. O questionário será o nosso instrumento de intervenção junto ao OUTRO e a sua realidade.

O questionário é uma conseqüência natural do processo de pesquisa. A elaboração do questionário é uma das etapas intermediárias do projeto O questionário reflete as indagações e pressupostos do pesquisador.

As respostas obtidas através do questionário estão diretamente relacionadas à maneira que são perguntadas (forma, seqüência, etc.). O questionário é apenas um dos possíveis instrumentos de coleta de informações: há outros como a observação, diário de campo, etc. O informante é um ser pensante, que tem motivações próprias!

pesquisador respondente questionário

PERGUNTAS FEITAS AOS PESQUISADORES NA HORA DA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO. Os tópicos contidos no questionário respondem adequadamente a minha pergunta de pesquisa? Com o questionário, responderei os objetivos da minha pesquisa? O questionário é coerente com o projeto de pesquisa como um todo?

QUAIS AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS?

1. O que buscamos saber? 2. Quem é o público-alvo? Agrupar as questões de acordo com o tipo de informação a ser obtida: dados demográficos, comportamentos, conhecimentos, etc. 2. Quem é o público-alvo? Quais as características? Limitações? Onde estão localizados? Poderão dar as respostas que queremos?

3. Qual a melhor forma de buscar esses dados? Há formas mais adequadas de coleta de determinadas informações? População/amostra: tamanho, forma de contato, nível sócio-econômico, características culturais. Como assegurar privacidade dos dados?

4. COMO FORMULAR AS QUESTÕES? Clareza na formulação das perguntas e enunciados. Não direcionar as respostas. “Falar” diretamente com o entrevistado. Cuidado com os termos empregados: “freqüentemente”, “regularmente”, etc.

IMPORTANTE: O que deve ser evitado na hora de preparar questionários? 1. O uso excessivo da palavra “porquê”. 2. Perguntas que induzam a resposta; Estratificação das respostas já no questionário. 3. Perguntas que devem ser evitadas:

3.1. Perguntas ambíguas “Você tem assistido a peças de teatro ultimamente?” 3.2. Perguntas capciosas “Você concorda com a maioria da população que afirma que o SUS não funciona bem?” 3.3. Perguntas duplas “Você acha que o brasileiro deve comer menos e se exercitar mais?” 3.4. Perguntas com jargão e terminologia técnica “De que forma as OSCIPs atuam nas comunidades vulneráveis de Realengo?” 3.5. Perguntas emocionais “O que deve ser feito com os responsáveis pelo brutal assassinato do menino de 7 meses em Ipitanga do Sul?” 3.6. Perguntas negativas “Você é contrário à lei que não permite a venda de cigarros a menores de idade?”

5. Qual o formato das perguntas? Instruções claras no início do questionário e em cada bloco de perguntas. Preferir ir do geral para o particular. O questionário deve ser visualmente agradável. Numeração clara de questões e páginas. Evitar questionários muito extensos.

OBSERVAÇÃO: REVISÃO EXTERNA Peça auxílio a alguém que conheça o assunto. Não menospreze a revisão ortográfica e de digitação. Simule respostas durante o seu planejamento. Simule a entrada dos dados.

Formatos de Perguntas: 1. categorias simples O atendimento social deste posto de saúde em Santa Margarida é satisfatório para a sua comunidade? Resposta: [ ] sim [ ] não [ ] não sei [ ] não se aplica [ ] __________ Simples Fácil entendimento Rápidas para respostas e análise Bons para análise estatística e tabulação de dados

A pena de morte deve ser instituída no Brasil? 2. escalas A pena de morte deve ser instituída no Brasil? Discordo totalmente Discordo Sem opinião Concordo Concordo totalmente 1 2 3 4 5 Escala Likert Também pode ter 7 pontos Quantifica atitudes Bons para análise estatística e de tabulação de dados simples

Como é a atuação da UPP aqui na comunidade do Batan? 3. escala visual Como é a atuação da UPP aqui na comunidade do Batan? Ruim Bom 1___________________X______________________10 Quantificação de atitudes. Deve ser transformada em números para análise estatística. Geralmente usa-se uma linha de 10 cm.

Em relação aos recursos utilizados para sua informação diária: 4. Ranqueamento Em relação aos recursos utilizados para sua informação diária: Jornal diário Televisão Revista semanal Internet Livros Numere os itens de acordo com a importância que você atribui a eles De 0 (nenhuma importância) a 5 (muito importante)

(circule a alternativa mais adequada) 5. símbolos Como você qualificaria o atendimento jurídico recebido neste Centro de Referência Social em Santíssimo? (circule a alternativa mais adequada)    Usada para questões de qualificação. Geralmente se utiliza três atitudes: bom, regular e ruim. Pode vir acompanhado com complementação aberta.

(escreva a sua resposta no espaço abaixo) 6.QUESTÕES ABERTAS O que você considerou mais importante em relação ao atendimento recebido hoje nesta ação social aqui no bairro da Mallet? (escreva a sua resposta no espaço abaixo) Avaliação qualitativa

ALGUMAS QUESTÕES PARA OS PESQUISADORES ANTES DE ESCOLHER/ORGANIZAR OS QUESTIONÁRIOS

- Como o meu grupo pretende analisar as respostas? a) Questões fechadas são mais rápidas (mas é o pesquisador quem determina o tipo de resposta). b) Questões abertas tomam mais tempo e dependem de interpretação. Quem será o meu público-alvo? a) Agradável. b) Claro e fácil de ser respondido c) Tamanho de fonte adequada. d) Não deve ter perguntas muito longas.

O questionário deve ser testado.... O instrumento está adequado à população a ser estudada? O instrumento é fácil de responder? Tempo de preenchimento foi adequado? O instrumento gera respostas consistentes? Comitê de Ética. Aproveitamento de dados.

A postura daquele que usa questionário Na introdução, oferecer informações prévias, introduzindo o tema de pesquisa (mas sem induzir as respostas). Agradecer ao final.

A IMPORTÂNCIA DE TESTAR OS QUESTIONÁRIOS Economiza tempo. Permite comparações mais diretas. Deve estar dentro do contexto e responder a pergunta da pesquisa. Cuidado: a publicação de um questionário não garante que ele seja válido e confiável. Validação é um processo que requer cuidados extras.

Texto complementar: CHAGAS, Anivaldo Tadeu. O questionário na Pesquisa científica. (Encontra-se na pasta de arquivo do webcaf-UCB)