PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
QUEM SÃO ESSES JOVENS DAS COMUNIDADES POPULARES? AUTO-ESTIMA FRAGILIZADA (O VALOR QUE ELES ATRIBUEM A SI MESMO) AUTO-IMAGEM CONTAMINADA POR PRECONCEITO (SER NEGRO, SER POBRE, SER DA PERIFERIA) MEDO DE SE EXPRESSAR (EXPOSIÇAO AO RIDÍCULO, REJEIÇAO)
MÚSICA E DANÇA COMO FORMA DE EXPRESSÃO PREOCUPAÇÃO COM A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO PAPÉIS DE GENERO MAIS ENFATIZADOS CONDIÇÃO DE SOLIDARIEDADE FORTE RELAÇÃO COM A MÃE
O QUE REPRESENTA PARA O JOVEM SER PROTAGONISTA? É TER LIBERDADE DE SE EXPRESSAR É SER RESPEITADO E VALORIZADO CONSTRUIR NOVOS CONCEITOS PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE NA SOCIEDADE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA NO SEU MEIO.
ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS JOVENS ESTIMULADOS A PARTICIPAÇÃO VALORIZAÇÃO DE UM AÇÃO PROTAGÔNICA AJUDAR O JOVEM A ASSUMIR UM NOVO PAPEL. O DE PERTENCIMENTO A UM GRUPO SOCIAL, NO QUAL A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A MUDANÇA
CONTRIBUIÇAO DA ESCOLA PARA A PARTICIPAÇAO ATIVA DOS JOVENS GRÊMIO ESTUDANTIL, CONSELHOS DE CLASSE, CONSELHO ESCOLA-COMUNIDADE, CONSELHO DE SAÚDE, ASSEMBLÉIAS DA ESCOLA, NA ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE REGIMENTO INTERNO E PROJETOS EDUCATIVOS CONTRIBUIÇÃO NA PROPOSTA POLITÍCA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
O PAPEL DO EDUCADOR : NECESSIDADES DOS JOVENS AUXILIAR NA ORGANIZAÇÃO DOS DESEJOS NECESSIDADES DOS JOVENS FACILITAR O PROCESSO DE DESCOBERTA DE NOVOS CAMINHOS, PENSAR ALTERNATIVAS E REVELAR SIGNIFICADOS CRIAR VINCULO PARA ESTABELECER LIMITES CONHECER A HISTÓRIA DE VIDA DO JOVEM PARA CONHECER SUAS PONTENCIALIDADES E DIFICULDADES POSSIBILITAR UM VÍNCULO DE CARÁTER LIBERTADOR, FUNDAMENTADO NA CONFIANÇA E NO RESPEITO SONHAR O IMPOSSÍVEL E REALIZAR O POSSÍVEL
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICA DESENVOLVER PROCESSOS EDUCATIVOS DIALÓGICOS INTRODUZIR A TEMÁTICA DA SAÚDE PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR ATRAVÉS DO CURRICULO FORMAL E DE AÇÕES EDUCATIVAS, VISANDO A MELHORIA DE VIDA DOS SUJEITOS PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE O SUS, SUA ESTRUTURA, SUA DIMENSÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA E CONTROLE SOCIAL
INCENTIVAR O PROTAGONISMO JUVENIL E A FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES (METODOLOGIA DE PARES) NA ESCOLA COMO FORMA DE MOBILIZAR PARA O SUS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DO SUS
PROTAGONISMO JUVENIL PRECISAMOS VIABILIZAR PRECISAMOS ACREDITAR PRECISAMOS ENGAJAR OS JOVENS NAS NOSSAS AÇÕES AÇÃO AUTOR PRINCIPAL O JOVEM
O JOVEM COMO REFERÊNCIA PARA CONTROLE SOCIAL Ações integradas envolvendo as Secretarias da Educação e da Saúde voltadas para o desenvolvimento integral do aluno, na perspectiva do MOBILIZA SUS contexto escolar.