PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Transversalidade dos Direitos Humanos
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Equivalente à média dos países da OCDE
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
“Sempre há planejamento no fazer humano.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Projeto da Escola Mario Quintana
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Educação Permanente em Saúde :
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Projeto Político-Pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Trabalhando com Grupos
Metodologias Instituto Unibanco
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Revisita ao PPP.
Secretaria de Estado de Educação Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Aprendizagens ao longo da vida.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

QUEM SÃO ESSES JOVENS DAS COMUNIDADES POPULARES? AUTO-ESTIMA FRAGILIZADA (O VALOR QUE ELES ATRIBUEM A SI MESMO) AUTO-IMAGEM CONTAMINADA POR PRECONCEITO (SER NEGRO, SER POBRE, SER DA PERIFERIA) MEDO DE SE EXPRESSAR (EXPOSIÇAO AO RIDÍCULO, REJEIÇAO)

MÚSICA E DANÇA COMO FORMA DE EXPRESSÃO PREOCUPAÇÃO COM A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO PAPÉIS DE GENERO MAIS ENFATIZADOS CONDIÇÃO DE SOLIDARIEDADE FORTE RELAÇÃO COM A MÃE

O QUE REPRESENTA PARA O JOVEM SER PROTAGONISTA? É TER LIBERDADE DE SE EXPRESSAR É SER RESPEITADO E VALORIZADO CONSTRUIR NOVOS CONCEITOS PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE NA SOCIEDADE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA NO SEU MEIO.

ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS JOVENS ESTIMULADOS A PARTICIPAÇÃO VALORIZAÇÃO DE UM AÇÃO PROTAGÔNICA AJUDAR O JOVEM A ASSUMIR UM NOVO PAPEL. O DE PERTENCIMENTO A UM GRUPO SOCIAL, NO QUAL A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A MUDANÇA

CONTRIBUIÇAO DA ESCOLA PARA A PARTICIPAÇAO ATIVA DOS JOVENS GRÊMIO ESTUDANTIL, CONSELHOS DE CLASSE, CONSELHO ESCOLA-COMUNIDADE, CONSELHO DE SAÚDE, ASSEMBLÉIAS DA ESCOLA, NA ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE REGIMENTO INTERNO E PROJETOS EDUCATIVOS CONTRIBUIÇÃO NA PROPOSTA POLITÍCA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

O PAPEL DO EDUCADOR : NECESSIDADES DOS JOVENS AUXILIAR NA ORGANIZAÇÃO DOS DESEJOS NECESSIDADES DOS JOVENS FACILITAR O PROCESSO DE DESCOBERTA DE NOVOS CAMINHOS, PENSAR ALTERNATIVAS E REVELAR SIGNIFICADOS CRIAR VINCULO PARA ESTABELECER LIMITES CONHECER A HISTÓRIA DE VIDA DO JOVEM PARA CONHECER SUAS PONTENCIALIDADES E DIFICULDADES POSSIBILITAR UM VÍNCULO DE CARÁTER LIBERTADOR, FUNDAMENTADO NA CONFIANÇA E NO RESPEITO SONHAR O IMPOSSÍVEL E REALIZAR O POSSÍVEL

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICA DESENVOLVER PROCESSOS EDUCATIVOS DIALÓGICOS INTRODUZIR A TEMÁTICA DA SAÚDE PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR ATRAVÉS DO CURRICULO FORMAL E DE AÇÕES EDUCATIVAS, VISANDO A MELHORIA DE VIDA DOS SUJEITOS PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE O SUS, SUA ESTRUTURA, SUA DIMENSÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA E CONTROLE SOCIAL

INCENTIVAR O PROTAGONISMO JUVENIL E A FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES (METODOLOGIA DE PARES) NA ESCOLA COMO FORMA DE MOBILIZAR PARA O SUS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DO SUS

PROTAGONISMO JUVENIL PRECISAMOS VIABILIZAR PRECISAMOS ACREDITAR PRECISAMOS ENGAJAR OS JOVENS NAS NOSSAS AÇÕES AÇÃO AUTOR PRINCIPAL O JOVEM

O JOVEM COMO REFERÊNCIA PARA CONTROLE SOCIAL Ações integradas envolvendo as Secretarias da Educação e da Saúde voltadas para o desenvolvimento integral do aluno, na perspectiva do MOBILIZA SUS contexto escolar.