Aspectos legais da comercialização irregular de carne bovina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

Direito Penal I Elizon Medrado.
Competência em razão da matéria
Fundos Municipais de Saúde
Substituição Tributária Progressiva - ICMS
MEDIDA PROTETIVA DE ABRIGO.
Resíduos Industriais – NR 25
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Operação de Fiscalização
Sugestões Cecomts Aplicação do Regime Especial de pagamento – Lei 5.530/89 , art. 54 para empresas monitoradas que atendam os requisitos Sinalização das.
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS EM PERÍCIA MÉDICA
SONEGAÇÃO FISCAL E CONSEQUÊNCIAS LEGAIS
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
SELO FISCAL DE AUTENTICIDADE DUPLO
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
TEF.
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
Orçamento Rio de Janeiro Lei Estadual n.º 2.524/96 Cria o Fundo Especial do Tribunal de Justiça -FETJ Custas e Emolumentos Rio Grande do Sul Lei Estadual.
Políticas Sociais em Saúde Pública
Tribunais e Juízes Militares
Formulação de Exigências
Mauro Luís Silva de Souza
SALA TEMÁTICA ELEITORAIS.
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
? A DOSIMETRIA DAS SANÇÕES TRIBUTÁRIAS
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Serviço de Inspeção Federal
Receita Estadual.
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
Aspectos legais da comercialização irregular de carne bovina
Ana Cristina paixão félix cavalcanti
DECON SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Atividade 1º Passo.
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO
Site: Custos Logísticos Site:
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
O Processo Administrativo-Sanitário no âmbito Federal
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
FACULDADES VERIS – METROCAMP CURSO DE DIREITO
DECISÕES JUDICIAIS ACERCA DA PAUTA FISCAL DO ISS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PREVIDENCIA MILITAR(?)
Novas Regras Referentes à Restituição, Ressarcimento
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Código Civil e Legislação de Seguro de Pessoas
PRISÃO PREVENTIVA.
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
remessa para armazenagem sp
remessa para depósito fechado ou armazém geral
remessa para armazém geral
GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 4
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
Legislação de Alimentos
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
Consultoria Tributária , Jan/2016
Direito: o que é, como funciona. Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 1.
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Estruturas do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT A estrutura Singular Delegacias Tributárias de Julgamento 16 Unidades de Julgamento A estrutura.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Responsabilidade administrativa Ou Infrações em mat ambiental Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os.
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
PARECER Conceito É um texto que apresenta a análise de um caso, situação, fato, ou opinião técnica sobre um ato, projeto, processo ou relatório. É uma.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

Aspectos legais da comercialização irregular de carne bovina Rogério Luis Gomes de Queiroz

Administrativas/Fiscais CONSELHO DE CONTRIBUINES DO FISCO – MG. Acórdão: 15.305/01/1ª. Impugnação: 40.010102325-91. Impugnante: Comercial Santos & Lima Ltda. Origem: AF/Montes Claros    MERCADORIA - ENTRADA E SAÍDA DESACOBERTADA - LEVANTAMENTO QUANTITATIVO - GADO BOVINO - Não tendo a Autuada conseguido comprovar a regular entrada de couro no seu estabelecimento, é correto concluir que a mercadoria (couro) é resultante da aquisição (entrada), e do abate (saída) de gado bovino, desacobertados de documentos fiscais, justificando-se assim as exigências de ICMS e MR, calculado à alíquota de 7%, bem como a aplicação da penalidade prevista no artigo 55, inciso XXII, da Lei n.º 6763/75 (20%), sobre as entradas de gado para abate desacobertados. Exigências fiscais mantidas. Fisco (fls. 326/327) – “acatar os argumentos da Autuada equivale a permitir o abate clandestino de gado bovino e a comercialização irregular de carne, procedimento este, lesivo ao Erário Estadual, reiteradamente adotado pela Impugnante, conforme demonstra as inúmeras autuações fiscais”.

Criminais Segunda Câmara Mista do Tribunal de Alçada de Minas Gerais, Relator Juiz Erony da Silva, j. 11.03.2003 a apelação criminal nº 396.718-4:   “ABATE CLANDESTINO DE GADO E SUÍNO EM LOCAL INADEQUADO E SOB PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE HIGIENE – PROVA CONTUNDENTE – O CRIME INSCULPIDO NO ART. 7º, INCISO IX, DA LEI N. 8.137/90 É FORMAL E DE PERIGO ABSTRATO, APERFEIÇOANDO-SE COM A MERA TRANSGRESSÃO DA NORMA INCRIMINADORA – RECURSOS IMPROVIDOS.”

Criminais Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - APELAÇÃO CRIMINAL 58363/96 - CANTAGALO - QUARTA CÂMARA – Unânime Rel. Juiz JOÃO ANTÔNIO DA SILVA - Julg: 18/08/96 Livro: 1910 Folha: 194/196 CRIME CONTRA A RELAÇÃO DE CONSUMO - MERCADORIA DETERIORADA - CARNE IMPRÓPRIA PARA CONSUMO. ABATE CLANDESTINO SEM QUALQUER TIPO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA OU DE SUBMISSÃO DO GADO A EXAME VETERINÁRIO. CRIME PREVISTO NA LEI 8137/90, ART. 7º, IX C/C ART. 11. Para tipificação do crime previsto na Lei 8137/90, não há necessidade que a carne esteja exposta à venda, dentro do açougue. O abate, com o transporte para o açougue em veículo impróprio e sem a devida fiscalização, já constitui o ilícito, por se destinar a carne à venda. Recurso improvido. (clm)

Criminais Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - APELAÇÃO CRIME 695175299. Relator(a) : Des. Luiz Felipe Vasques de Magalhães. Órgão Julgador : PRIMEIRA CÂMARA CRIMINAL. Decisão : 28/02/1996 APELAÇÃO CRIME. ORDEM TRIBUTÁRIA. Atenta contra as relações de consumo o comerciante que mantém em depósito, para venda, em condições impróprias ao consumo, carne ovina e bovina não submetida ao crivo indispensável da fiscalização sanitária. Inteligência do inc. IX do art. 7º da Lei nº 8.137/90, norma penal em branco a qual se integram normas proibitivas de comercialização de produtos em tais condições, visando preservar a saúde pública dos riscos reais da ingestão do produto potencialmente insalubre, e impedindo a proliferação de doenças infecto-contagiosas. Motivação apelativa adotada como razão de decidir. Apelo ministerial provido.