A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA

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Transcrição da apresentação:

A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA A avaliação da Escola é um processo pelo qual os gestores, equipe de apoio, professores, alunos, pais e comunidade, discutem e avaliam a prática diária da Instituição, em função do aprimoramento dessa e da qualidade de ensino. A estratégia de autoavaliação é a oportunidade de reflexão sobre o próprio desempenho para aprender a identificar e corrigir erros. A abertura ao diálogo é um indicativo de mudanças na prática e crescimento para a comunidade escolar.

A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA É importante destacar que o valor pedagógico desse processo, é proporcional ao empenho da escola e à participação de todos os segmentos da comunidade escolar, tornando-o mais democrático, representativo e comprometido com a melhoria da gestão e qualidade do ensino.

Para se obter melhores resultados na realização da autoavaliação pelo colegiado escolar, certas considerações e procedimentos são a seguir apresentados, como sugestões. 1 - Etapas preliminares Ao receber estas Orientações, a direção da escola deverá consultar seu colegiado, ou outro órgão que represente a comunidade escolar, para definir o modo de condução do seu processo de autoavaliação.

Realização da autoavaliação e organização dos documentos a) organizar os grupos de trabalho, por segmento, e estabelecer o entendimento claro dos objetivos da autoavaliação no processo de aprendizagem voltados para a melhoria da escola. b) identificar experiências anteriores da escola, suas possíveis limitações e formas para superá-las. c) entendidas as orientações, ler com atenção o Instrumento de Autoavaliação, de modo a compreender o significado das dimensões da autoavaliação e respectivos itens, tanto em seu conjunto, como nos diferentes aspectos, a partir dos quais a escola será autoavaliada;

Estabelecer as marcações nos quadros relativos às cinco dimensões da gestão democrática solicitadas: 1) Gestão de resultados educacionais; 2) Gestão participativa; 3) Gestão pedagógica; 4) Gestão de pessoas; 5) Gestão se serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.

Indicadores e grau de atendimento quantitativos Cada uma dessas dimensões é aqui representada por seis indicadores. Os indicadores serão avaliados com cinco graus de atendimento, medidos quantitativamente, variando de 1 (um) a 5 (cinco), conforme explicitado a seguir: (1) INSUFICIENTE - não atende minimamente as exigências (2) REGULAR - atende minimamente as exigências (3) BOM - atende satisfatoriamente as exigências (4) ÓTIMO - atende plenamente as exigências (5) EXCELENTE - enriquece as exigências

Plano de ação para a melhoria da escola e sua gestão A autoavaliação realizada permite identificar os aspectos que demandam esforços diferenciados e sistemáticos para a melhoria da escola e sua gestão. Esses aspectos têm por objeto um plano de ação com a seguinte estrutura básica: a) identificação do projeto; b) análise dos aspectos que demandam atenção especial;

No Plano de Melhoria, devem constar os seguintes itens: a) Justificativa dos aspectos que demandem atenção especial, detectados a partir do processo de autoavaliação; b)Objetivos e metas propostos (é obrigatório que eles se refiram diretamente às questões avaliadas); c)Descrição de ações com identificação de responsáveis, cronograma e previsão do tempo necessário para a sua implementação; d)Proposta de acompanhamento e avaliação de cada uma das ações do plano de melhoria.

PLANO DE AÇÃO Por exemplo, uma ação pode, ao mesmo tempo ter caráter pedagógico (gestão pedagógica), ser realizada de forma participativa com pais e professores (gestão participativa) e promover o desenvolvimento de equipe (gestão de pessoas); Para resolver as dúvidas a respeito de qual dimensão ou item a experiência melhor atende, a decisão deve ser tomada considerando o critério de ênfase de acordo com os resultados obtidos. Isto é, registra-se a experiência na categoria em que os resultados tenham sido mais fortes e evidentes;

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS a) apresentação da escola, revelando as suas características principais como organização social e sua identidade educacional; b) forma como as linhas básicas do projeto pedagógico da escola são implementadas; c) descrição analítica e interpretação dos principais processos de gestão, seus desafios e relação entre estes e os resultados de aprendizagem dos alunos; d) principais aspectos que tornam a escola eficaz; e) destaque da evolução do rendimento escolar dos alunos nos últimos três anos, utilizando tabelas, e dos esforços promovidos para a sua melhoria.

Indicadores internos e externos Gráficos demonstrando os resultados dos últimos 3 anos, para o Ensino Fundamental (Regular e EJA) e Ensino Médio (Regular e EJA) : aprovação, reprovação e abandono. Avaliação diagnóstica IDESP.