A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.

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Transcrição da apresentação:

A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.

“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia.” Clarice Lispector

A lógica do currículo Desenvolvimento da competência leitora e do raciocínio lógico-matemático.

Currículo da Rede Estadual Material do aluno e do professor Situações de aprendizagem

X Situação de aprendizagem Atividade X Situação de aprendizagem Atividade Situação de aprendizagem Sem adequação; Sem desafios para todos; Sem reflexão: cópia, siga o modelo. Garante circulação de informação; Prevê desafios e tomada de decisão; Mantém as características sócio- culturais do objeto a ser aprendido; Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado.

Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem Os aprendizes precisam por em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa; 2. Os aprendizes têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir; (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem 3. O conteúdo trabalhado mantém as suas características de objeto sociocultural real; 4.  A organização da tarefa garante a máxima circulação de informação possível entre os aprendizes, por isso as situações propostas devem prever o intercâmbio, a interação entre eles. (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

MODALIDADES ORGANIZATIVAS Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

MODALIDADES ORGANIZATIVAS Atividades permanentes 2. Projetos 3. Sequências didáticas 4.Situações independentes a. Ocasionais b. Atividades de sistematização

1. ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc. Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..

2. PROJETOS Preveem um produto final Requerem planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades Trabalham com diferentes linguagens Compartilham a finalidade com todos os envolvidos

3. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos podendo integrá-los. Desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

4. Situações independentes Ocasionais: São aquelas que não acontecem com periodicidade, mesmo sem relação direta com o que está sendo desenvolvido.

4. Situações independentes b. Atividades de sistematização: Tem como objetivo principal a sistematização de conhecimentos. Não se relacionam a propósitos imediatos. Exemplos: Pontuação; Escala cartográfica; Algoritmo; Técnica de projeção

Sugestão - HTPC Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus alunos não têm pré-requisitos para realizar as atividades propostas em uma sequência didática , que orientação você daria a ele? Se alguns docentes não estão utilizando o currículo com sua lógica, mas selecionando algumas atividades que consideram mais adequadas, por considerarem perda de tempo alguns procedimentos sugeridos no material, como o PC deve proceder?