TECENDO LEITURAS: PRIMEIROS FIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Leitura e Resumo.
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
PROJETO DE PESQUISA.
ASPECTOS FORMAIS DA OBRA SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo:
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
LÍNGUA PORTUGUESA.
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
PROJETO MAPAS 3°B.
Universidade Federal do Amapá
Programa Ler e Escrever
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Título do Trabalho Título do Trabalho Título do Trabalho.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTIGO CIENTIFICO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Elaborado pela profa. Solange
Prof.ª Irislane Figueiredo
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Produzindo o Ensaio Teórico
Relatório Gênero textual.
Clássicos e Releituras para Jovens Leitores Prof. Jorge Marques Colégio Pedro II/ Colégio Militar do Rio de Janeiro
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Contadores de histórias
Unidade 3 Processo de leitura.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
RESUMO.
Redigindo a opinião do grupo.
Artigo de opinião.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Construção lógica do trabalho Raciocínio linear positivo
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
SUMÁRIO O sumário é parte obrigatória em um trabalho, pois esquematiza as principais partes, seções ou capítulos que aparecem neste trabalho, indicando.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
Etapas de uma sequência didática
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Seminário de Análise e Produção Textual III
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
A crítica.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Leitura Analítica de Textos
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
TÍTULO (Fonte: Arial; Tamanho: 40) Autores (INSTITUIÇÃO); Co-autores (INSTITUIÇÃO); (Fonte: Arial; Tamanho: 28 )
Estrutura do projeto de monografia
ENSINAR a APRENDER a LER,
TRABALHO COLABORATIVO
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Formação continuada 2º Encontro
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Introdução Coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
PROJETOS PESSOAIS 1ª FASE: COMO CONSTRUIR O SUMÁRIO E A INTRODUÇÃO???
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Título Exemplo Autores.2 1Exemplo Londrina/PR.
Transcrição da apresentação:

TECENDO LEITURAS: PRIMEIROS FIOS Leitura do conto “Uns braços” de Machado de Assis Objetivos: Vivenciar um processo de leitura com uma obra pertencente ao módulo “clássicos” do PNLD/2004, através das estratégias de leitura; Apontar para uma desejável e necessária proximidade do jovem leitor com a obra machadiana, começando com os contos do autor.

Antes da leitura Objetivo: repertório do leitor + elementos contextualizadores do texto. O que é: conhecimentos prévios do leitor e suas hipóteses. Procedimentos: discussão sobre as condições de produção: o autor o portador: o título, sumário, prefácio, capas o assunto/tema o gênero

Durante a leitura Objetivo: apresentar alguns objetivos orientadores da leitura. O que é: construção dos sentidos do texto Procedimentos: Leitura global do texto Destaque para elementos do gênero e do texto específico. Identificação de articulação temporais, espaciais e lógicas do texto= coesão textual Identificação de recursos expressivos empregados pelo autor Discussão sobre os temas do texto

Depois da leitura Objetivo: ampliar as referências culturais dos leitores O que é: relação entre as várias áreas do conhecimento implicadas no texto Procedimentos: Retomada das hipóteses dos leitores Reflexão sobre os temas apresentados no texto + problematização de aspectos polêmicos Discussão sobre o ponto de vista do autor e dos leitores Produção de outros textos nas diferentes linguagens