PNLD 2014 – Ensino Fundamental II

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Transcrição da apresentação:

PNLD 2014 – Ensino Fundamental II Ciências

Estrutura Fundamental São Paulo Faz Escola CAA e CP Livro Didático Currículo Programas e Parcerias

Critérios adotados para PNLD: respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao Ensino Fundamental; observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social;

coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica assumida pela obra, no que diz respeito à proposta didático- pedagógica explicitada e aos objetivos visados; correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos;

observância das características e finalidades específicas do Manual do Professor e adequação do Livro do Aluno à proposta pedagógica nele apresentada; adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico aos objetivos didático-pedagógicos da obra.

Critérios Específicos de Ciências

propostas de atividades que estimulem a investigação científica; temas de estudo, atividades, linguagem e terminologia científica adequados ao estágio de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. iniciação às diferentes áreas do conhecimento científico.

articulação dos conteúdos de Ciências com outros campos disciplinares; produção do conhecimento científico como atividade que envolve diferentes pessoas e instituições às quais se deve dar os devidos créditos;

textos e atividades com o debate sobre as repercussões, relações e aplicações do conhecimento científico na sociedade; orientação para o desenvolvimento de atividades experimentais;

orientações claras e precisas sobre os riscos na realização dos experimentos e atividades; propostas de atividades que estimulem a interação e participação da comunidade escolar; propostas de visitas a espaços que favoreçam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; propostas de uso de tecnologias da informação e comunicação.

Na avaliação das coleções de Ciências, será observado se o Manual do Professor: valoriza o papel do professor como um mediador, orientando-o para que apresente novas propostas atraentes de investigações científicas; propõe outras atividades e experimentos, além dos indicados no Livro do Aluno;

propõe a integração das linguagens, especialmente as midiáticas, e o uso de computadores para pesquisa na internet, simulações, argumentação e registro; apresenta propostas de avaliação condizentes com os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam a proposição das atividades e seleção dos conteúdos do Livro do Aluno.

Quadro Comparativo das Coleções

Ciências

Orientações para o uso do Guia do PNLD na escolha do livro

Utilize o Guia do PNLD; Escolha o livro que melhor se adeque à proposta pedagógica de trabalho; Lembre-se de que o guia norteador principal é o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Tanto a 1ª opção de escolha quanto a 2ª devem ser realizadas com um perfil semelhante.