CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2014 Área de Matemática
Resultados da Avaliação (Resultados aproximados) 31 coleções submetidas 19 com mídia (Tipo 2) 12 sem mídia (Tipo 1)
Resultados da Avaliação 10 coleções aprovadas com falhas pontuais 21 coleções excluídas
O livro didático num contexto de interações Professor Aluno O livro didático num contexto de interações Livro didático Matemática
Como são as resenhas? Em sala de aula Visão geral Descrição da obra Análise da obra
Visão Geral Apresentação geral da coleção, o que identifica e o que destaca a obra.
Descrição da Obra Estrutura Sumário
6º ano – 10 capítulos – 296 pp. Números naturais: usos, representações, sistemas antigos e decimal, arredondamentos – tabelas e gráficos.
Adição, subtração, multiplicação, divisão – média aritmética – cálculo mental, aproximação, operações inversas. Potenciação; raiz quadrada; expressões numéricas.
Sólidos geométricos: classificação, vértices, arestas, faces, paralelepípedo, prisma, pirâmide, corpos redondos – regiões planas, contorno, simetria. Divisores e múltiplos, mdc, mmc. ...... 10. Polígonos e circunferência: perímetro, área; volume do paralelepípedo.
Análise da obra Manual do Professor Contextualização Linguagem e aspectos gráfico- editoriais Conteúdos multimídias Análise da obra Manual do Professor Abordagem dos conteúdos Metodologia de ensino e aprendizagem
Abordagem dos conteúdos Sistematização Seleção e distribuição dos campos de conteúdos Articulação com outros campos Abordagem dos conteúdos Articulação entre diferentes significados Cálculo: mental, por estimativa Articulação: novo e o já abordado Equilíbrio: conceito e procedimentos
Metodologia de ensino e aprendizagem Tipos de atividades Desenvolvimento de capacidades básicas Usos de conhecimentos extraescolares
Metodologia de ensino e aprendizagem Interações entre alunos Introdução e desenvolvimento dos conteúdos Estímulo à utilização de recursos diversificados
Contextualizações História da Matemática Outras áreas do conhecimento Práticas sociais atuais Contextualizações Papel na Aprendizagem Realística
Linguagem e aspectos gráfico-editoriais Tipos de representação matemática Vocabulário Linguagem e aspectos gráfico-editoriais Ilustrações Tipos de textos Clareza
Manual do Professor Formação do professor Orientações para o uso do livro Pressupostos teóricos Manual do Professor Resolução das atividades Atividades complementares
Recomendações sobre o uso da coleção. Em sala de aula Alertas sobre os conteúdos que precisam ser complementados e inadequações presentes na obra que o professor pode contornar. Recomendações sobre o uso da coleção.
Em sala de aula Indicações para um melhor aproveitamento da obra. Sugestões para o planejamento e uso dos materiais.
Equipe Curricular de Matemática Obrigada! sandra.zen@edunet.sp.gov.br Equipe Curricular de Matemática