Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
Formadora: Andréia Sol
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Como transformar informações em conhecimento
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMAS DE ENSINO.
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
Ana Cláudia Saldanha Jácomo
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
construção da felicidade
O conteúdo.
III Encontro de Boas Práticas
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
OS TRÊS PORQUINHOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
Ensino Religioso Relato de experiências da disciplina
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.
Núcleo Regional de Educação de Paranavaí
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
16/11/11.
Acreditar na Vida....
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Lançamento Alteridade, culturas & tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental De: Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Schlögl, Emerli;
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A Arte na Literatura de Cordel
Diversidades Religiosas
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Chegamos ao final do ano de 2014
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
“Um país se faz de homens e livros”
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Escola Municipal Prefeito Linneu do Amaral - EIE Nucleo Regional de Educação Cajuru (NRE-CJ)
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal Prefeito Linneu do Amaral - EIE Nucleo Regional de Educação Cajuru (NRE-CJ)

Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2 EMAIL: clarapepi@gmail.com WWW.FUTUROTAQUI.BLOGSPOT.COM

Título: Líderes Espirituais Produtividade religiosa através de reflexões quanto á vida e a Diversidade harmoniosa .

Objetivos: Conhecer alguns líderes espirituais contemporâneos ou não, através de sua produtividade religiosa, seja pelos textos sagrados, reflexivos, histórico de vida, contemplando as quatro matrizes religiosas.

Conteúdo: Tradições Religiosas e seus Líderes Espirituais abordando as quatro matrizes: Africana, Oriental, Ocidental e Indígena.

Critérios de Avaliação: Apresentar conhecimento , sensibilidade quanto ás Diversas Tradições Religiosas e suas Lideranças Espirituais, através do desenho, escrita ou oralidade.

Encaminhamento Metodológico PRIMEIRA AULA Relaxamento com música (mantra), realizando uma dinâmica participativa de todos, de uma história espontânea, com gestos das mãos. Uma borboleta, viaja pelo planeta, descobre lugares e suas Diversidades Culturais , todos os povos respeitam-se mutuamente , não importando a raça, cor, religião.

Nesse lugar pastores, monges budistas, hinduístas, pajés, mães de santos,todos harmonizam- se para a paz do planeta. Ela passa por montanhas na China, vê mares de todos os hemisférios, embala pelas ondas suaves ou fortes que arrebentam nas margens das praias. Mas de repente... Dentro dos mares,a revolução ecumênica acontece! Peixinhos de todas as cores, formas e tamanhos surgem, correndo para o encontro da VIDA e fazer a Terra inteira feliz.

No fundo refugiam-se os cansados, oprimidos, reclusos, que passam a ser incluídos, pois o ecumenismo chegou!E o sentimento de alteridade, de respeito á todos. Lá no fundo, há uma concha linda... que brilha intensamente !Abre e fecha dentro dela está a sua pérola. A minha é ROSA, DO AMOR INCONDICIONAL. E a sua qual é ?De que cor ela é , azul harmonia do céu? Do vermelho fogo, que traz energia, que está na rosa vermelha de gratidão ou no branco da paz que une os homens...Então pegue a sua perola, coloque dentro de suas mãos e vamos orar, rezar, fazer uma prece, enfim, um diálogo com Deus!!

Apresentação de textos sagrados, apreciando a leitura , percebendo a Diversidade Religiosa, através de uma oração indígena, uma do Islamismo e afro-brasileira lido pelos alunos espontaneamente. Convidar alunos a trazerem suas orações, ou escreverem o que acreditam, como são seus líderes, que livros são lidos, funções de seus líderes nos espaços sagrados.

No decorrer do ano propiciar o envolvimento de funcionários e professores da escola . Cada um receberá um círculo de papel com uma frase aleatória de um desses líderes, onde poderá expressar da forma que encontrar significado para si ,da leitura proposta . Estes círculos formaram uma grande Árvore de Natal chamada “Árvore Vozes da Alma” colocada em painel, juntamente com fotos dos mesmos .Assim para que a Comunidade Escolar interaja com o Ensino Religioso.

OBSERVAÇÃO No dia 10 de dezembro haverá Feira de Ciências ,os Multiplicadores de Líderes, estarão sendo expositores dos bonecos em E.V.A, representando algumas lideranças e todas atividades avaliativas do processo, bem como atividades do ano :cadernos ,cartazes, vídeos e fotos.

MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS Cartazes com imagens de líderes espirituais nas matrizes indíginas, afro-descendentes ,cristãs e orientais. Coletânia de pensamentos e reflexões extraídas de pesquisas na Internet.

Multímia – uso de imagens , vídeos ilustrativos da produtividade inteletual e suas práticas religiosas nas quatro vertentes do eixo do ensino religioso. Bonecos E.V.A.

Bonecos E.V.A. participação comunidade, conhecimento, enriquecimento, trocas e parcerias.

Resultados : Os resultados tem sido satisfatórios, com envolvimento das turmas e professores ,podendo haver a execução de um futuro projeto para o próximo ano. Neste processo, houve conhecimento geral nos ciclos 1 e 2 ,sobre alguns líderes espirituais,

das 4 matrízes religiosas, com aspectos de suas tradições das 4 matrízes religiosas, com aspectos de suas tradições.Pois, a possibilidade do uso da Multimídia, imagem x som e outros recursos, juntamente com o diálogo inter- religioso, foi possível perceber a produtividade de fé destes líderes,sensibilizando assim está primeira fase da escola Linneu.

Sugiro que os mesmos trabalhos possam ser compartilhados com a criação de um blog Educativo para estímulo de todos envolvidos até aqui, valorização do professor e manutenção do material didático construído neste processo ,no qual sinto – me honrada ,valorizada como profissional do magistério.

Referências Bibliográficas: Material Pedagógico da Assintec. Diretrizes do Currículo de Ensino Religioso. Caderno Pedagógico Religioso- Secretaria de Estado da Educação Imagens, vídeos e mensagens da Internet. Coleção Líderes Espirituais

Coordenadora Pedagogica: Elizabeth Caras Créditos: Coordenadora Pedagogica: Elizabeth Caras Orientador: Produção: Professora Eliane Clara Pepino Formatação : Matheus Ferreira Kreling Blog de Inclusão: www.futurotaqui.blogspot.com