JUROS & FLUXO DE CAIXA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
Advertisements

MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Matemática – Aula 5 Juros Simples
Equivalência de Taxa de Juros
Administração Financeira II
Matemática Financeira
Geraldo Nunes Silva DCCE/IBILCE/Unesp. TAXAS DE JUROS - Taxa efetiva Unidade de tempo da taxa coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização.
Taxa de juros efetiva Uma taxa de juros é dita efetiva, quando a unidade de tempo igual à unidade de tempo do período de capitalização. Capitalizar significa.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Conceito/Objetivos. Analisar a transformação e o manuseio dos fluxos de caixa, com a aplicação de taxas de juros de cada período, para se levar em conta.
Curso de Matemática Financeira Defensoria Pública.
MATEMÁTICA FINANCEIRA AVANÇADA – PUC/GO Powerpoint Templates Disciplina: Mat. Fin. Avançada Tópico: 1 – Revisão Geral Aula 01: Juros Simples, Desconto.
Unidade 2.4 JUROS COMPOSTOS SERGIOMELEGA.WIX.COM/FISICAEMAT.
Professor Sávio Guatura
Análise de Investimentos (Payback, VPL e TIR)
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
JUROS SIMPLES O RCS usando a HP 12C.
JUROS COMPOSTOS.
Material disponível em:
Finanças na Aquisição de Aeronaves
Finanças na Aquisição de Aeronaves
Engenharia Econômica.
CAF 2016 TAXAS PERCENTUAIS DE JUROS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROFESSOR: FRANCISCO MACIEL CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TAXA EFETIVA TAXA NOMINAL TAXAS PROPORCIONAIS.
MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Hubert Chamone Gesser, Dr.
2.2. Risco em Instrumentos de Renda Fixa (Bonds) – Títulos da Dívida
JUROS SIMPLES O REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES.
Análise de fluxos de caixa
Regime de Juros Simples
AMORTIZAÇÃO Profa. Renata Morgado.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Sistemas de Amortização - Introdução
JUROS SIMPLES JUROS COMPOSTOS
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
Prof. Samuel Hazzan Janeiro/2015
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO Murilo Toledo. Sistemas de amortização – Conceitos gerais Prestação = amortização + juros ou PMT = A + J O processo de quitação.
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS SOCIAIS: Curso Básico
MATEMÁTICA FINANCEIRA
LISTA DE EXERCÍCIOS   1º) Júlia aplicou um capital de R$ 3.000,00 durante 5 meses a uma taxa de juro simples de 12% ao ano. Após esse período, ela aplicou.
Aulão ENEM – Kmarão Matemática Financeira
Contábil Instituição de Ensino
Juros Compostos Disciplina de Matemática Financeira
Entendendo o dinheiro no tempo!!!
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Matemática Financeira Prof. Ms. Cristiane Attili Castela MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA.
Capitalismo e Matemática
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Juros simples.
Administração amintas paiva afonso.
Grupo de Estudo de Políticas Macroeconômicas e Crescimento Econômico
Administração amintas paiva afonso.
Cap. 4 – O Valor do Dinheiro no Tempo
Juros compostos.
Técnicas de orçamento de capital
Unidade 2 Cálculo financeiro associado à teoria da taxa de juro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
4ª AULA - JUROS (capitalização) COMPOSTA Prof. Rogério
TAXAS PROPORCIONAIS Duas taxas são proporcionais quando a razão entre elas é igual a razão entre os respectivos períodos a que se referem, expressos na.
Elementos de Matemática Financeira ZEB Economia
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Juros Compostos A taxa de juros remunera o capital inicial mais os juros formados em períodos anteriores, ou seja, a taxa de juros é aplicada sobre o montante.
MATEMÁTICA FINANCEIRA AULA 02
Introdução à Matemática Financeira
1 - Me. Oséias LOGO Engenharia Econômica Prof. Ms Oséias Soares.
JUROS COMPOSTOS.
Matemática Financeira Prof. Elisson de Andrade
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Exercícios sobre juros
Juro Simples e Juros Compostos Prof. Luiz Daniel Gonçalves.
Transcrição da apresentação:

JUROS & FLUXO DE CAIXA

JUROS & TAXA DE JUROS DEFINIÇÕES JUROS Quando se toma emprestado de alguém por determinado tempo algum bem ou dinheiro, é natural que se pague ao fim desse prazo, além do valor emprestado, alguma compensação financeira, o que pode ser um aluguel, no caso de um bem ou os juros, no caso de dinheiro. São definidos como sendo a “remuneração do capital” ou o “aluguel do dinheiro”.

CAPITAL, CAPITAL INICIAL OU PRINCIPAL É o “valor emprestado” que se refere a um instante inicial. MONTANTE É a soma dos juros com o capital em um determinado período. JUROS SIMPLES Ao fim de cada período de capitalização são incorporados os juros calculados sobre o Capital Inicial. JUROS COMPOSTOS Ao fim de cada período de capitalização são incorporados os juros calculados sobre o Montante do período anterior.

JUROS & TAXA DE JUROS CONCEITO O VALOR DO DINHEIRO MUDA AO LONGO DO TEMPO Valores de datas diferentes são grandezas que só podem ser comparadas e somadas algebricamente após serem movimentadas para uma mesma data, com a respectiva aplicação de uma taxa de juros.

JUROS & TAXA DE JUROS FÓRMULAS JUROS SIMPLES Cn = C0 + C0 x i x n = C0 (1 + i x n) JUROS COMPOSTOS

TAXAS EQUIVALENTES São aquelas que são fornecidas em tempos diferentes e produzem um mesmo montante ao final de um determinado prazo. Exemplo: Onde n= número de períodos de capitalização da taxa im de período-base “m”; e, m = número de períodos de capitalização da taxa in de período-base “n”.

TAXAS EFETIVAS X NOMINAIS Chamamos taxa nominal, a taxa de juros cuja unidade de referência dos períodos não coincide com o período de capitalização. Ex.: 12% ao semestre com capitalização bimestral. Aplicação: Qual o custo efetivo anual de uma taxa de 36% a.a. com capitalização mensal? Com esse período de capitalização, faz-se necessário dividir por 12 a taxa anual para calcular quanto ela representa em termos mensais (36% / 12 = 3% ao mês).

TAXAS EFETIVAS X NOMINAIS Pode-se obter o custo efetivo anual por meio do cálculo da taxa equivalente: (1 + i)1 = (1,03)12 (1 + i) = 1,425761 i = 1,425761 – 1 i = 0,425761 ou 42,5761% ao ano.

FLUXOS DE CAIXA CONCEITOS DIAGRAMAS OU PLANILHAS Denomina-se fluxo de caixa o conjunto de entradas e saídas de dinheiro (caixa) ao longo do tempo. Podemos ter fluxos de caixa de empresas, de investimentos, de projetos, de operações financeiras, etc. O diagrama de fluxo de caixa é uma ferramenta importante para facilitar a compreensão de elementos da matemática financeira. Usualmente, as transações financeiras são representadas esquematicamente por diagramas, ou por meio de planilhas (tabelas ou quadros).

DIAGRAMAS DE FLUXO DE CAIXA

EXEMPLO: Considerando que no período zero o Valor Presente (VP) é a soma do transporte de todos os valores dos outros períodos no fluxo de caixa apresentado no diagrama abaixo, considerando um regime de juros compostos de 6% ao mês, VP é igual a:

Valor correspondente no período zero Para que ser possível calcular VP, é necessário fazer os cálculos do transporte de cada um dos valores para o período zero, o que pode ser observado na tabela abaixo. PERÍODO MOVIMENTO Valor correspondente no período zero VP 102,45 1 30 28,30 2 20 17,80 3 10 8,40 4 5 3,96 40 29,89 6 14,10