Legitimação Ética.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Ética Profissional A ética e a moral.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Os Atributos de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
ÉTICA Ηθική.
ÉTICA EMPRESARIAL Robert Henry Srour Cap. 2 – As teorias éticas
Ética contemporânea.
Prof. Everton da silva correa
Internet.
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
As lógicas do capitalismos
Tânia Teixeira Carga Horaria: 25 Horas Formador: Miguel Teixeira Data:
Repressão e violência na Síria
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Cícero paulino dos santos costa
Ética Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão Faz com que o profissional respeite seu semelhante.
Introdução ao conceito de ÉTICA
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
Legitimação Ética A que se refere?
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Natasha Uhlmann Carlevaro
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
A ética utilitarista de Stuart Mill
ÉTICA NA INFORMÁTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
Ética Teoria do Relativismo Moral
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
MÓDULO II AULA 6: Tópicos em Ética Empresarial: Legitimação ética
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Nutricionista... Feliz Dia do Nutricionista!
ETICA PROFISSIONAL – AULA 1
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
A TEORIA ÉTICA UTILITARISTA DE MILL
Eticidade Base Filosófica
A ética.
Moral e Ética: uma leitura psicológica
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
Danúbia Carol, Elisabeth G., Jonas Dill
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Ética profissional e DEVERES GERAIS DA VIDA JURÍDICA
Ética da Responsabilidade
VIGILÂNCIA SANITÁRIA EU 29 ANOS, 15 DIAS, TANTOS MINUTO, SEGUNDOS....
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
Ética.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Teoria Ética e o Processo de Decisão Profº. Denílson Pereira da Silva (86)
Padrões de controle.
Os constituintes do campo ético
Anotações.  Definição:  Recorrer à credibilidade (de alguém ou de alguma fonte) como argumento.  Exemplo:  “É obvio que eu estou certo, pois está.
Transcrição da apresentação:

Legitimação Ética

Argumenta-se, que não se pode falar de moralidade em situações-limite. Por exemplo, no caso da sobrevivência física ou no chamado estado de necessidade, quando um agente sacrifica o direito do outro para garantir o seu. É o caso de uma calamidade natural: a ação visa a salvar o agente do perigo atual. Estariam então suspensos os padrões morais? O que pensa disso a coletividade? (furto famélico) a pessoa rouba para sobreviver, ex, está morrendo de fome e rouba comida

Ex: Assassinato em legítima defesa. Não faz sentido que as pessoas só tenham humanidade em situações de normalidade e se convertam em monstros quando tudo desanda. No momento em que os padrões morais estão em jogo, cabe perguntar-se: a coletividade aceita ou não a escolha feita? Ex: Assassinato em legítima defesa. Não, não está suspenso, pois..(texto)

A necessidade de justificação ética permanece haja o que houver. Redefinir a aplicação de certas normas morais, dadas certas circunstâncias, não significa que deixa de haver moralidade, nem significa que deixa de haver reflexão ética. A necessidade de justificação ética permanece haja o que houver. Defender a ideia de que os padrões morais tornam- se supérfluos em situações extremas destrói os fundamentos da civilidade e institui a desordem. Ou seja, em situações extremas a pessoa pode fazer oq quiser sem regras ou leis

Portanto, no estado de necessidade, as escolhas feitas pelos agentes não estão isentas de conotação moral. Então qual a dificuldade em percebê-la? Na crença de que existe apenas uma teoria, a ética da convicção

Ex: Saque para saciar a fome; Matança de inimigos para defender a pátria; Morte de assaltantes em legítima defesa; Direito de rebelião contra a tirania; São todos exemplos da adoção da ética da responsabilidade e não casos de imoralidade.

Em 1972, 16 jovens uruguaios, cujo avião caiu nos Andes, esgotados os víveres, optaram pelo canibalismo e saciaram sua fome com a carne congelada dos 29 passageiros mortos. A ética da convicção sustenta que não há circunstância que justifique a quebra do tabu do canibalismo. Porém, a partir do momento em que a opinião pública internacional esposou a ética da responsabilidade, o problema deixou de existir Isso significa que algo pode ser ético, ainda que seja imoral segundo a moral dominante

Muitas ações podem ser justificadas no âmbito nacional pela ética da responsabilidade, como a pirataria de remédios ou de softwares. Ao mudar de perspectiva, em outra região do mundo, tais ações seriam aceitas?

Ou seja, para que o olhar e a reflexão possam mudar de foco, é preciso que existam forças sociais interessadas em trilhar novas abordagens. E sobretudo, forças capazes de impor politicamente esta outra perspectiva. As perspectivas éticas necessitam de agentes coletivos que as personifiquem e as traduzam no terreno prático.

Situações justificáveis a partir de teorias éticas Vertente do princípio Defesa da pátria como mandamento, o faz por que assim exige a lei. Professores que dão aula pois tem um dever a cumprir, já que abraçaram a profissão

Vertente da finalidade O comandante que sacrifica alguns soldados com o propósito de salvar outros. “Os fins justificam os meios” Vertente utilitarista O professor que acredita que o conhecimento faz a diferença no mundo, e que estão preparando o futuro.

Sem justificativa ética Situações onde, embora possa se procurar uma justificativa dentro das teorias éticas, a ação é antiética e imoral. Jogo de bixo Imoral Crime organizado Sonegação de imposto Interesses egoístas

Mensalão Imoral Consolidação de Poder Anti democrático Não há nada de ético ou moral

Indústria de conservas Gini Botulismo CVS “Produção inadequada” Queda das vendas em 40%.

Exemplos Vertente do princípio Vertente da esperança Vertente utilitarista Vertente da finalidade.

Salty’s Potato Chip Batata chip light Existia a duvida se tal produto poderia existir Vertente da finalidade Exemplos

Omissões competentes Sigilo da fonte, no caso da mídia Segredo de confissão dos padres católicos Segredo de justiça(magistrados) Sigilo profissional de profissionais liberais

Sócrates “Conhece-te a ti mesmo “Não devemos cometer injustiças contra os que as cometem contra nós” “Jamais se devem cometer injustiças, nem pagar o mal com o mal, seja lá o que for que nos tiverem feito”

Gandhi Santo, ditador esquálido e um rebelde masoquista. Juramento de castidade e relação sexual no quarto ao lado onde seu pai agonizava.

Max Weber “A ética não é uma carruagem que se pode parar a seu bel prazer para nela subir ou descer segundo o caso”. Manter uma conduta altruísta.

Em resumo Ações coletivas ou individuais, com repercussões morais e que não sejam egoístas. Convicção X Responsabilidade Em função do que?