Indústria Automobilística e a Segurança do Trânsito

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Transcrição da apresentação:

Indústria Automobilística e a Segurança do Trânsito A Publicidade da Indústria Automobilística e a Segurança do Trânsito Paulo Ricardo Meira Professor do UniRitter e Técnico Superior em Trânsito Mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS Agosto de 2003

O que diz o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - CONAR Anexo “O” - da propaganda de Veículos Motorizados : 1. Não se permitirá a divulgação de dados de desempenho que correspondam a condições de uso atípicas para a maioria dos Consumidores - a não ser quando tais condições forem claramente especificadas. 2. Não se permitirá que o anúncio contenha sugestões de utilização do veículo que possam pôr em risco a segurança pessoal do usuário e de terceiros, tais como ultrapassagens não permitidas em estradas, excesso de velocidade, não utilização de acessórios de segurança, desrespeito à sinalização, desrespeito aos pedestres e às normas de trânsito de uma forma geral.

... continuação 3. Também não serão permitidos anúncios que induzam o usuário a desrespeitar, quando na direção de veículos motorizados, as regras de silêncio e de higiene das vias públicas, bem como do respeito aos recursos naturais e ecológicos quando em viagem. 4. Os anúncios não deverão induzir a erro quanto às características específicas do veículo, tais como consumo, velocidade, desempenho, conforto e segurança.

Enquanto isso, no mercado: Anúncio Hyundai: “Você não dá partida. Dá largada.”

“Audi A3. 180 HP.” Junho de 2002

“ Da elegância à ignorância em 4,9 segundos” Julho 2001

Ford Ka “Dirija agasalhado que o friozinho na barriga é grande Ford Ka “Dirija agasalhado que o friozinho na barriga é grande. Chegou o Ka XR 1.6. Simplesmente rápido, muito rápido.”

“Conforto, elegância, estilo “Conforto, elegância, estilo. E 180 cavalos de potência, que é pra você não afrescalhar. Novo Golf GTI.”

“Até os mais rápidos vão se surpreender com tanto desempenho” (Ford Ka Action - nov. 2002)

Peugeot - Melhor anúncio impresso do Prêmio Internacional El Ojo de Iberoamérica (2001).

Golf Sport. Transforma garotos em adultos. E adultos em garotos Golf Sport. Transforma garotos em adultos. E adultos em garotos. (junho de 2003)

O que é dito nas entrelinhas...

A tríade da difusão cultural Historicamente: Família Escola Igreja Mídia

Na Califórnia, um homem morreu e outros dois se encontram gravemente feridos, depois de um Nissan, viajando a 150 km/h, ter atingido outro carro, dirigido por um idoso que morreu instantaneamente. Os ocupantes do Nissan haviam acabado de assistir a “Mais Velozes e Mais Furiosos” , e as autoridades policiais locais passaram a patrulhar as saídas de sessões de cinema Mensagem de advertência: em Inglês...

Da formação de atitudes à intenção comportamental Crenças Atitudes Intenção comportamental Sentimentos 3 Es: Esforço legal Engenharia viária Educação Comportamento

Hierarquia das necessidades - Maslow Auto realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas

Conceito de “dreamketing” Por Gian Luigi Longinotti-Buitoni, Presidente da Ferrari/USA, em HSM Management jun/2001. Premissa de que o sucesso do negócio depende de interpretar e materializar os desejos mais profundos dos clientes. Trata-se de vender uma experiência. Três sonhos básicos: Reconhecimento social (atrair a atenção) Heroísmo (identificação com pessoas admiradas) Liberdade (transcender os limites)

Conflito de interesses A Tragédia dos Comuns Cidadão: autonomia X mobilidade Motorista: velocidade e potência X segurança Indústria: vendas X boa imagem Sociedade: mobilidade X sustentabilidade Governo: impostos X cofres públicos (5,3 bilhões de dólares em 2001 no Brasil)

Carta aberta à mídia cidadã - Dez/02 A Comissão de Mídia do Fórum de Entidades em Defesa da Vida elaborou em dezembro de 2002 a "Carta Aberta à Mídia Cidadã", documento originário de discussões de mais de trinta entidades presentes na Reunião Extraordinária em Defesa da Vida, realizada dia 4 de dezembro no Auditório da Secretaria de Justiça e da Segurança. Esse documento, que chama à reflexão os veículos da mídia impressa e eletrônica e agências de publicidade acerca de uma postura consciente sobre a temática do trânsito, foi levado posteriormente a empresas e entidades representativas da comunicação social no Estado.

“... Nosso apelo reside no reconhecimento de que a mídia publicitária ou comercial tem um poder enorme na formação da consciência da sociedade. Já cumpriu o seu papel pró- ativo quando iniciou-se o debate em relação aos direitos da mulher contribuindo na revolução cultural em todos os lares brasileiros; já contribuiu de forma crítica e propositiva quando o tema foi e é a preservação do meio ambiente e esperamos que mude a abordagem e contribua na construção de uma cultura do trânsito seguro...” “...a) As campanhas publicitárias de comercialização de automóveis devem enfatizar sempre a responsabilidade do futuro proprietário com a utilização do bem que está adquirindo de forma que sua utilização respeite os direitos e os espaços das outras pessoas que circulam no trânsito;

b) As campanhas publicitárias devem sempre enfatizar a importância do respeito às normas e regras de trânsito, não porque são leis burocráticas, mas porque são convenções internacionais e sinais que indicam a todos os que circulam naquele espaço como cada um deve se comportar em relação aos conflitos naturais e inerentes o um deslocamento de duas ou mais pessoas; c) As campanhas publicitárias devem reforçar o papel e a função dos agentes de fiscalização porque necessitamos que haja um respeito à autoridade criando o equilíbrio entre as relações e solucionando conflitos; ..”

Proposta que tramita no Congresso Propaganda de automóveis deverá educar para trânsito -A propaganda de veículos, peças, acessórios, combustíveis e lubrificantes poderá ser obrigada a conter frases educativas que façam alusão a alguma das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. A proposta é do Projeto de Lei do deputado Chico da Princesa, do Paraná, que, segundo a Agência Câmara, pretende conscientizar os condutores de veículos da importância de obedecer as regras de trânsito. (maio 2003)

Como é possível fazer diferente?

Como é possível fazer diferente?

“É impossível ser feliz sem grandeza interior.” Considerado pelas leitoras de Nova como o melhor anúncio do mês. Junho 2003

“O carro ideal para sair. Principalmente da rotina. Citroën C3 “O carro ideal para sair. Principalmente da rotina. Citroën C3. Intenso como você.” Julho 2003.

Teoria do Risco-Homeostase Dr. Gerald Wilde, professor emérito de psicologia da Universidade de Queen, em Ontário, Canadá. A teoria: o indivíduo possui um nível de risco tolerado, que escolhe aceitar para maximizar o benefício global esperado de uma atividade. O grau de conduta de correr-se o risco e a magnitude de perdas devidas a acidentes e doenças em função de um estilo de vida do indivíduo são mantidos através do tempo, a menos que haja uma mudança no nível de risco tolerado. Mais segurança percebida = maior risco a ser corrido aceito.

“Talvez você nunca atinja 300 km/horas. Mas e daí? Nossos engenheiros não trabalham com suposições.” Pneus Continental. Junho 2003.

Prêmio Detran-RS Publicidade Pela Vida Debate Técnico Volvo “"A influência da mídia na segurança ao transito". "Publicitários Pelo Brasil", uma campanha da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade - ALAP - que conclama a classe publicitária a desenvolver sua consciência cidadã e empregar voluntariamente seu talento em prol de causas sociais.

Nosso apelo, em defesa da vida: mudem o foco Nosso apelo, em defesa da vida: mudem o foco. Criatividade, com certeza, é o que não falta. Que tal somar, também, responsabilidade social?