AVALIAÇÃO DE E-LEARNING CORPORATIVO DO BRASIL EDUARDO BASTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

BENCHMARKING.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA Especialista em Gestão de Negócios
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
2006 PREMIO QUALIDADE AMAZONAS MODELO PARA RELATÓRIO
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Sistemas de Gestão e Segurança da Informação
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
18/03/2004 Definição de Critérios e Indicadores de Desempenho para Sistemas de Treinamento Corporativo Virtual Christine da Silva Schröeder, Marina Keiko.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Programa Ler e Escrever
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Educação corporativa.
Trabalho realizado por
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Pré – Vestibular EAD Nova Exigência de Política Pública Demanda social por democratização de oportunidades Pressão por políticas para inclusão social.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Introdução à Educação à distância
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Integração.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Processos Administrativos Aula 1
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
principalmente da tutoria,
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DE E-LEARNING CORPORATIVO DO BRASIL EDUARDO BASTOS

(TACHIZAWA e ANDRADE, 2003; EBOLI, 2002) CONTEXTUALIZAÇÃO DEMANDA CRESCENTE POR EDUCAÇÃO CONTINUADA GLOBALIZAÇÃO “CONTRAÇÃO” DO TEMPO ACIRRAMENTO DA CONCORRÊNCIA OBSOLESCÊNCIA DO CONHECIMENTO VANTAGEM COMPETITIVA (TACHIZAWA e ANDRADE, 2003; EBOLI, 2002)

POR OUTRO LADO, EXISTEM FATORES RESTRITIVOS... Alta de evasão de cursos; Barreiras de ordem cultural; Falta de sincronismo entre as ações on e off-line; Falta de alinhamento com as estratégias do negócio. (PRICEWATERHOUSE COOPERS, 2001)

PROBLEMA QUESTÕES DE PESQUISA Como são avaliados os treinamentos baseados em e-learning, na empresas, no Brasil? 1 – Como é desenvolvido o e-learning nas organizações? 2 – Quais são fatores críticos de sucesso para o e-learning nas organizações? 3 – Como é realizada a avaliação do e-learning nas organizações? QUESTÕES DE PESQUISA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL Investigar como são avaliados os treinamentos desenvolvidos através do e-learning pelas empresas no Brasil, na atualidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Confrontar as práticas de avaliação de e-learning, identificadas pela pesquisa, com modelos teóricos existentes; Propor recomendações visando melhoria contínua do e-learning corporativo.

SÍNTESE DO REFERENCIAL TEÓRICO Conceito de Educação a Distância É uma forma de Educação, implementada por uma organização educacional, em que professores e alunos encontram-se separados fisicamente, necessitando para o estabelecimento de comunicação entre ambos, da mediação de algum tipo de tecnologia.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA CONJUNTO DE AÇÕES INTEGRADAS QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS E HUMANAS QUE SÃO ESTRATÉGICAS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO.

COMPONENTES DE UM SISTEMA DE E.A.D. Aprendizagem do Aluno Tutor Monitor Suporte Técnico Professor Suporte Administrativo Administradores Conteúdo Pedagógico Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem Fonte: Webschool (2002) Mídias

CONCEITUAÇÃO DE E-LEARNING É a forma de Educação a Distância que se utiliza da Internet e suas derivações como suportes principais para a criação, distribuição, interação e administração de conteúdos.

MODELOS ESTRATÉGICOS DO E-LEARNING (KHAN, 2001) PEDAGÓGICA TECNOLÓGICA INSTITUCIONAL E-Learning INTERFACE ÉTICA AVALIAÇÃO SUPORTE GERENCIAMENTO

AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO Modelo de Kirkpatrick (1998) Nível 1 – Reação Nível 2 – Aprendizado Nível 3 – Comportamento Nível 4 - Resultados

METODOLOGIA Caracterização da Pesquisa: Survey População e Amostra: 80 empresas de diversos portes. As empresas foram selecionadas a partir da base de dados da empresa MICROPOWER e do portal www.elearningbrasil.com.br. Amostragem: Censitária

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS (i) Informações Gerais (ii) O e-learning em sua Organização (iii) Fatores críticos de sucesso (iv) Avaliação

PROCEDIMENTO DA PESQUISA Fase do Pré-teste: 25 organizações formando a base de convidados foram escolhidas aleatoriamente na amostra. Foi enviado um questionário acompanhado de outro complementar, cujo objetivo era avaliar a qualidade do instrumento de coleta. 10 empresas responderam e em termos gerais 20% o consideraram ótimo, 70% bom e 10% regular. A partir desses resultados, decidiu-se manter o questionário, enviando-o para o restante das empresas, bem como aproveitando-se os resultados oferecidos pelas 10 empresas respondentes nesta fase.

PROCEDIMENTO DA PESQUISA Fase Final: Envio do questionário para as demais 55 empresas, das quais 34 o responderam integralmente. Após uma filtragem nos dados, decidiu-se eliminar as respostas de quatro organizações, uma vez que não se enquadraram adequadamente na caracterização da amostra, dessa forma as empresas que participaram da pesquisa totalizaram 40.

TRATAMENTOS DOS DADOS (i) O primeiro, tendo como base a Estatística Descritiva, descreveu o universo pesquisado através da utilização de freqüências absolutas simples e relativas, representando os resultados através de tabelas e gráficos. (ii) O segundo, tendo como base a Estatística não-paramétrica utilizou os graus médios das opções apresentadas no questionário.

Gráfico 01– Acompanhamento dos resultados pela Diretoria/Presidência

Gráfico 02– Avaliação comparativa de custos do e-learning em relação a outras modalidades de treinamento.

Gráfico 03 – Avaliação do ROI (Retorno sobre Investimento) para o e-learning

Gráfico 04 – Avaliação dos resultados dos treinamentos, através de métricas estabelecidas

Gráfico 05 – Comparação dos resultados do e-learning com as metas da empresa

CONCLUSÕES Aumento do alcance geográfico Aumento da flexibilidade Questão de Pesquisa 1: Como é desenvolvido o e-learning nas organizações? E-learning encontra-se em fase de crescimento Empresas de grande porte (bancos, financeiras e tecnologia) Blended learning Drivers para adoção do e-learning: Aumento do alcance geográfico Aumento da flexibilidade Programas para até 1000 participantes, com ênfase em conteúdos relacionados a produtos, serviços e assuntos corporativos. Funcionários acessam durante o expediente de trabalho, na organização. Forte expectativa para o crescimento do e-learning nos próximos anos.

CONCLUSÕES Questão de Pesquisa 2: Quais são os fatores críticos de sucesso para o e-learning nas organizações? Necessidade de apoio de pelo menos um área de negócios Flexibilidade em aceitar mudanças Integração entre RH e TI Planos de implantação e comunicação adequados e definidos com clareza.

CONCLUSÕES Questão de Pesquisa 3: Como é realizada a avaliação do e-learning nas organizações? Reação: Avaliação pouco freqüente da eficácia do suporte técnico, do tutor, da evasão dos alunos, da participação dos alunos nos cursos, do grau de conhecimento dos alunos sobre os pré-requisitos e objetivos dos cursos, bem como do seu grau de dificuldade. Aprendizagem: poucos realizam avaliação presencial e auto-avaliação. Algumas empresas (10%) não realizam qualquer tipo de avaliação. Pré-testes e pós-testes pouco utilizados. (continua)

(cont. da questão de pesquisa 3) CONCLUSÕES (cont. da questão de pesquisa 3) Comportamento: maioria não possibilita o compartilhamento efetivo de conhecimentos entre os treinandos. Na ampla maioria, não são realizadas avaliações de comportamento antes e depois do curso. Quase inexistem programas de melhorias do e-learning nas organizações. Resultados: nunca realizam avaliação do retorno do investimento (35%); não utilizam métricas estabelecidas para avaliar resultados (30%); não verificam alinhamento do e-learning com as metas da empresa (32,5%).

RECOMENDAÇÕES Treinar os gestores de treinamento em gestão de e-learning e avaliação de treinamentos; Implementar projetos envolvendo a alta administração, desde o seu início; Adoção da norma NBR ISO 10015 – gestão da qualidade, diretrizes para treinamento; Realização de “ benchmarking” através de “cases” de sucesso em e-learning.

LIMITAÇÕES E DESDOBRAMENTOS Pequeno número de empresas pesquisadas; Pesquisa visou o ponto de vista da empresa e não contemplou as opiniões dos treinandos; Uso de outras técnicas investigativas complementares; Como as empresas de excelência avaliam os seus projetos de e-learning? Como disseminar eficazmente as melhores práticas de e-learning nas organizações? Auto-avaliação do autor da pesquisa.

Praça da Inglaterra, nº 2, 3º andar, Comércio, Salvador –Ba CEP: 40 Praça da Inglaterra, nº 2, 3º andar, Comércio, Salvador –Ba CEP: 40.015-140 Fone: (71) 254- 6900 fftc@fundacaoftc.org.br www.fundacaoftc.org.br