Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem Programa de Capacitação para a Qualidade Ana Lúcia Quental Victorino Cristina Haguenauer LATEC/UFRJ
Ensino – Pesquisa – Extensão; LATEC / UFRJ NTIC aplicadas à educação e à gestão do conhecimento; Ensino – Pesquisa – Extensão; Transdisciplinaridade.
Contexto Capacitação de profissionais em serviço; Educação apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Investigação sobre o potencial de uso das diferentes ferramentas na avaliação da aprendizagem.
Objetivos centrais/transversais Mudança de cultura, conscientização; Integração de equipes; Maximização da eficiência: potencial natural de multiplicação; cultura de colaboração; Valorização do profissional; Crescimento pessoal; Currículo oculto.
Desenho Instrucional Definições público alvo; conteúdo; (tipo, profundidade e extensão) recursos tecnológicos; (produção, emissão e recepção); equipes;
Desenho Instrucional Projetos material didático; implementação; avaliação.
Estratégias componentes periféricos e dinâmicos de conteúdo; banco de dados cumulativo; valorização das contribuições individuais e do grupo; formação de comunidades (aprendizagem, conhecimento, e prática);
Estratégias Impressos; CD ROM; Web (Ambiente Colaborativo); Biblioteca Virtual; Portal; Presencial.
Ambiente Colaborativo de Aprendizagem = espaço de construção social do conhecimento interação; inserção e troca de informações; valorização da participação individual e do grupo.
Interação trabalho em equipe; relação interpessoal; troca de experiências.
Construção de significações e resignificações do conteúdo Contato com o conteúdo processo interno de construção de significações; Contato com pontos de vista e interpretações individuais diferentes ............. processo de ressignificação do conteúdo.
Vetores de comunicação interação com os profissionais da equipe de suporte (tutor pedagógico, tutor de conteúdo, suporte técnico e coordenação)
Vetores de Comunicação: Interação Vetores de Comunicação: A = Aluno TC = Tutor de conteúdo TP = Tutor Pedagógico
Avaliação em EAD recursos necessários x infraestrutura; conteúdo (profundidade e extensão x objetivos instrucionais); adequação das mídias ao tema; integração e complementariedade das mídias; logística de implementação; eficiência da equipe de tutoria.
Avaliação em EAD material didático projeto gráfico; qualidade; linguagem; atividades propostas x desenvolvimento de competências; grau de interatividade (material didático, com a equipe, entre os alunos);
Avaliação do aluno aspectos cognitivos; aspectos comportamentais; aspectos subjetivos; componentes qualitativos e quantitativos.
Avaliação aspectos relevantes características intrínsecas escala; público heterogêneo; corte vertical X corte horizontal; auto formação x autonomia.
Avaliação aspectos relevantes cultura x ferramental; aproveitamento x habilitação - certificação; ganhos incrementais; imediato x médio prazo;
Estratégia x Avaliação auto-instrucional; biblioteca de conteúdos multimídia x comunidade de aprendizagem; tutoria
Considerações finais avaliação como projeto; avaliação sistemática e processual. medição; eficiência e eficácia; subjetividade da avaliação.
Conclusões evolução - ganhos foco na educação = crescimento pessoal e profissional; modelo estático X integração e colaboração; portal de informação - comunidade virtual (conhecimento, aprendizagem e prática); importância das oficinas; papel central da tutoria.
http://www.latec.ufrj.br contato@latec.ufrj.br