Psicologia do desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Jean Piaget (1896 – 1980).
Teorias do Desenvolvimento
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Avaliação Psicomotora
PIAGET.
Autor: Juan Delval Editora Papirus
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Que valores você atribuiria a estes objetos?
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Mecanismos de Formação de Opinião Pública
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Didática: organização do trabalho pedagógico
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Psicologia da Personalidade questionário
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A Sociedade humana: generalidades
A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Questões Sobre as Teorias da Aprendizagem
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia da Educação
A educação como processo social
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Psicologia da Educação
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
Trabalho elaborado por: Carla Castro nº3 Carlos Freitas nº4 Raul Vieira nº21 Daniela Nunes nº26 Vânia Silva nº28.
Transcrição da apresentação:

Psicologia do desenvolvimento Discentes: Ana Félix Ana Paula Rodrigues Ana Sofia Ponte Carla Santos Catarina Ardérius Luís Silva Joana Monteiro João Dias João Mendes Sandra Silva Unidade curricular: Psicologia da Educação Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real Professor Paulo Castelar Porto, 2010

Questões

1ª Questão “As crianças recebem os computadores, e desde logo começam a destruí-los, demonstrando também falta de respeito uns para com os outros (ex: empurrões, brigas).” Filme: “Quanto vale ou é por quilo?” À luz da Teoria de Jean Piaget justifique o comportamento inadequado das crianças, quando algumas delas já deveriam possuir características como o respeito pelos outros (estádio pré-operatório), ou o companheirismo, a honestidade, a justiça (estádio das operações concretas).

Resposta - Todos os indivíduos passam pelos quatro períodos/fases na sequência que Jean Piaget elaborou (períodos sensório-motor, pré-operatório, das operações concretas e das operações formais) - O início e o fim de cada estádio dependem de características tanto biológicas como de factores educacionais, sociais do indivíduo. Essas características podem determinar o atraso ou o avanço do aparecimento das noções do próprio estádio. - O excerto apresentado do filme, remete-nos para um bairro social (favela) onde era evidente a carência de estímulos, assim como a inexistência da implementação de certos valores. Assim, as crianças não foram estimuladas a desenvolver capacidades que estavam inerentes a cada estádio de desenvolvimento.

2ª Questão De acordo com a teoria de Jean Piaget, de que modo é que o desenvolvimento humano da criança pode ser influenciado pelo contexto?

Resposta - Factores que influenciam o desenvolvimento humano (hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neuro-fisiológica, meio). - Piaget divide os períodos de desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento que, por sua vez, influenciam o desenvolvimento global. - Período sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais. - Todos os indivíduos passam por estas fases, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de factores educacionais e sociais – logo dependem do contexto (raça, estatuto económico, grau de educação/formação, meio onde vive, etc.) .

3ª Questão De que modo é que a construção do projecto de vida pode ser influenciado pelo processo de desenvolvimento da criança?

Resposta - De acordo com Piaget, é no final da infância que a criança começa a formar a sua personalidade (8-12 anos), com a organização autónoma das regras, dos valores, a afirmação da vontade. - São estes aspectos que se vão exteriorizar na construção de um projecto de vida. - É o projecto de vida que vai nortear o indivíduo na sua adaptação à realidade , que ocorre com a sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele. - Ocorre um equilíbrio entre o real e os ideias do indivíduo, isto é, de revolucionário no plano de ideias, ele torna-se transformador no plano de acção.

Obrigado pela vossa atenção!