Psicologia da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Formação Docente Aula 07.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Quando falamos em aprender...
Desenvolvimento Curricular
Perfil do Profissional
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
John Dewey ( ).
Questões introdutórias
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
PSICOPEDAGOGIA.
Psicologia da Educação
Rómulo de Carvalho (António Gedeão)
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Psicologia da Personalidade questionário
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
SILVANA BERBEL FERNANDES
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
MEDIAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Psicologia da Educação
Trabalho realizado por:
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Psicologia do Desporto Docente: Nuno Corte-Real Discente: Joana Almeida Abril, 2014.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Contextualização pedagógica do problema
Para não esquecer Marita Martins Redin.
1ª Formação de Professores Coordenadores
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Agrupamento de Escolas
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Desde 1825 ao serviço do Ensino, Investigação e Assistência.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

Psicologia da Educação 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Autores importantes na Psicologia da Educação em Portugal Docente: Nuno Côrte-Real Discentes:Joana Martins Liliana Macedo João Paulo Lemos Miguel Tavares Ricardo Pereira Vítor Ferreira

João de Barros Nasceu a 4 de Fevereiro de 1881 Natural da Figueira da Foz Licenciado em Direito na Universidade de Coimbra Poeta, Pedagogo e Publicista Português 1908 Autor do livro A Escola e o Futuro: notas sobre a Educação 1909 Defendia a Reestruturação do Sistema Educativo Combater o analfabetismo; Promover a educação nacionalista; Preparar os indivíduos para o futuro e para a integração na sociedade. Pai do Professor Henrique de Barros Sogro do Primeiro Ministro Marcelo Caetano Faleceu a 25 de Outubro de 1960 (79 anos), Lisboa

Importância para a prática docente… João de Barros Igualdade Liberdade Solidariedade Todos os alunos aprenderem de igual forma. Liberdade de ensinar (professores) e liberdade de aprender (alunos). Haver inter-ajuda entre todos os elementos da escola e transmitir esse conceito.

George Agostinho Baptista da Silva 1906 - 1994 Criou o primeiro princípio de um verdadeiro ensino: Nada pode ser ensinado por imposição Professor como auxiliar e guia cuja função é sugerir e não impor. Não se educa a inteligência do aluno; limita-se a mostrar a forma de aperfeiçoar os seus instrumentos de conhecimento, encorajando-o ao longo da sua aprendizagem e desenvolvimento. Professor também transmite conhecimentos mas, mais importante, mostra como adquiri-los. Quinto Império: educar é dar meios de expressão à sua capacidade criadora e de comunicação

Aplicabilidade prática No processo ensino-aprendizagem, o professor como mediador. Importante a interacção com os alunos, com o objectivo de mostrar como estes podem adquirir os conhecimentos, desenvolvendo a autonomia. Professores de educação física, não podem ser autoritários e expositivos, ao ponto de não permitir o relacionamento com os outros, a comunicação, a procura da identidade, a superação, a criatividade... Nas aulas de Educação Física devemos promover a autonomia, desafiar o aluno para a descoberta, desenvolver uma atitude de investigação, permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido... Formar uma pessoa capaz de intervir, de refletir, de relaccionar com os outros.

João dos Santos B I O G R A F 1913 Nasce em Lisboa 1936 1913  Nasce em Lisboa 1936  Termina o curso de Ed. Física B I O G R A F 1939  Termina o curso de Medicina, especializando-se em psiquiatria   Trabalha nos Serviços de Psiquiatria Geral do Hospital Júlio de Matos 1 9 4 5

71/73 participa na fundação de diversas associações 1951-52 Vai, então, para França, durante quatro anos, onde trabalha, com o estatuto de funcionário público, com grande vultos da Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise 1946 1955/56/58/ 71/73 participa na fundação de diversas associações 1951-52 Funda e dirige os dois primeiros Centros Psicopedagógicos em Portugal: na Voz do Operário e no Colégio Moderno. (nomeadamente no Centro de Pesquisas Científicas de França (C.N.R.S.), no Laboratório de Biopsicologia da Criança (H. Wallon e estágios com G.Heuyer, ª Thomas, J. Ajuriaguerra, S.Lebovici, H.Ey, J.Delay.) 1975  Cria um novo Serviço no Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa, a Casa da Praia

1979 É encarregado do Curso de Psicopatologia Dinâmica da nova Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde lecciona até 1982. 1987  Morre em Lisboa, no dia em que dá por terminada a sua última obra “Casa da Praia – um psicanalista na escola”. (nomeadamente no Centro de Pesquisas Científicas de França (C.N.R.S.), no Laboratório de Biopsicologia da Criança (H. Wallon e estágios com G.Heuyer, ª Thomas, J. Ajuriaguerra, S.Lebovici, H.Ey, J.Delay.)

J O Ã dos SANTOS QUEM FOI? síntese Médico e psicanalista português; Foi investigador em Psicologia Genética e considerado um suprassumo na área da psicopedagogia; Teve como preocupações básicas a compreensão do funcionamento mental infantil, a origem das suas perturbações, as formas de revelação dos sintomas e seu significado, visando não só a terapia compreensiva das crianças como também a prevenção das situações perturbadoras. Deixou uma obra escrita plena de sabedoria e de muita originalidade, da qual se destaca:  A casa da praia - O psicanalista na escola; Se não sabe porque é que pergunta?; Eu agora quero-me ir embora, sobre crianças com problemas;  Ensaios sobre a Educação I - A criança quem é e  Ensaios sobre a Educação II - O falar das letras.