PRODUÇÃO TEXTUAL Profª Francisca Barros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
PROFª. MS. LINA MARIA GONÇALVES
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
REDAÇÃO EMPRESARIAL TÉCNICAS PARA REDAÇÃO
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Dicas para uma boa redação
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
REDAÇÃO Requisitos básicos para produção de um texto:
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
REDAÇÃO REVISANDO... PROF.: JULIANA.
Texto dissertativo-argumentativo
Professor Especialista Volney Ribeiro
O texto argumentativo.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
MPU -Prova Discursiva-
Dissertação Profa. Rose Fortunato
Dissertação Redação.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
O peso da redação no CV UFRGS
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Dissertação.
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
A dissertação argumentativa
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
O texto argumentativo.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Prof. Espª.: Bruno Henrique Castro de Sousa
REDAÇÃO.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Facilitadora: Marcela Alves
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Desafio Pré-vestibular
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Dissertação e Critérios de Correção
A dissertação: esmiuçando o gênero
A Dissertação.
Metodologia Científica
Comunicação e Redação Empresarial
Como redigir um bom texto?
1. Desenvolver o hábito da leitura. 2. Ler atentamente a proposta e “obedecer as regras”. 3. Ampliar seu conhecimento. 4. Elaborar o rascunho da redação.
Resumo e Síntese.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Tipologia textual Dissertação.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO TEXTUAL Profª Francisca Barros

PRODUÇÃO DAS IDEIAS - seleção das informações; - organização das informações.

DISSERTAÇÃO É a exposição de opiniões a respeito de um determinado assunto. Dissertar é discutir ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.

Dissertar é, pois, analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e apresentando nosso posicionamento diante dela.

A dissertação, por isso, pressupõe: - exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever; - raciocínio lógico; - clareza, coerência e objetividade na exposição.

ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO INTRODUÇÃO - DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO INTRODUÇÃO É a apresentação do assunto. O parágrafo introdutório caracteriza-se por apresentar uma ideia-núcleo por meio de uma afirmação, interrogação, definição, citação etc, combinados ou não entre si.

DESENVOLVIMENTO É a análise crítica da ideia central. Pode ocupar vários parágrafos em que se expõem juízos, raciocínios, provas, exemplos, testemunhos históricos e justificativas que argumentem a idéia central proposta no primeiro parágrafo.

Para desenvolver o assunto de uma dissertação, podemos utilizar os seguintes recursos: a) citações b) dados estatísticos c) justificativas d) exemplos e) comparações

CONCLUSÃO É o ponto de chegada da discussão, a parte final do texto em que se condensa o conteúdo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lança-se perspectiva sobre o assunto. Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.

Características de um boa dissertação: Um texto não é um mero aglomerado de frases ou parágrafos avulsos. Um bom texto constitui-se de uma sequência de ideias argumentadas e harmonizadas entre si destinadas a um interlocutor real ou virtual.

Para se redigir um texto dissertativo, são indispensáveis: UNIDADE: O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto. As ideias que lhe são pertinentes devem suceder-se em ordem sequente e lógica, completando e enriquecendo a ideia-núcleo expressa na tese. Não deve haver redundância nem pormenores desnecessários.

COERÊNCIA: Deve haver associação e correlação das ideias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Os elementos de ligação são indispensáveis para entrosar orações, períodos e parágrafos.

CLAREZA DE IDEIAS: Vocabulário preciso e coerente às ideias expostas. O aprimoramento da linguagem e a diversidade são fundamentais para adequar idéias e palavras. É obrigatório o uso da língua padrão culta.

CRITICIDADE: Exame e discussão crítica do assunto, por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimento pessoais. É um processo de análise e síntese.

COESÃO: Distribuição organizada do conteúdo pelos parágrafos e uma clara articulação entre as partes por meio do uso apropriado de recursos coesivos como a pronominalização, a elipse, a sinonímia, os conectivos.

ORIGINALIDADE: Consiste em apresentar os aspectos, fatos ou opiniões de modo pessoal, sem imitação de processos ou particularidades alheios. Na originalidade, está a criatividade. Pode revelar-se tanto nas idéias como nas expressões. Ideias originais são ideias próprias.

TÍTULO A redação só deve ser intitulada depois de concluída. Não há necessidade de sublinhar o título ou de colocá-lo entre aspas. Só coloque pontuação, se houver verbo.

TÉCNICAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAÇÃO Tema: Nas férias, os habitantes de Fortaleza passam por diversos problemas. POR QUÊ? 1. O trânsito para as praias fica congestionado. 2. Falta atendimento de qualidade. 3. Muitos turistas comportam-se de maneira inadequada.

As relações de Causa e Consequência Tema: Constatamos que, no município de Fortaleza, existe um grande movimento migratório que se desloca de diversos locais do Brasil. POR QUÊ? Causa: Muitas cidades não oferecem mais qualidade de vida para seus moradores, dificultando, desse modo o sua permanência nelas.

O QUE ACONTECE EM RAZÃO DISSO? Consequência: Fortaleza encontra-se despreparada para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de vida esperada por eles.

A abordagem de temas polêmicos Tema: Existem discussões que divergem com relação à legalização dos cassinos no país. Aspecto favorável: Com a legalização haverá pagamento de impostos. Aspecto contrário: O jogo é uma ameaça à estrutura familiar.

A retrospectiva histórica Tema: Vivemos atualmente a era da comunicação e recebemos todos os dias informações sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com a rapidez e eficiência dos veículos eletrônicos do mundo contemporâneo. Retrospectiva: Época mais distante. Época mais próxima. Época atual.

A localização espacial Tema: Não raro tomamos conhecimento, pelos meios de comunicação, do desejo de promover o diálogo Norte-Sul, para tentar buscar uma nova ordem nas relações econômicas entre os países desses dois hemisférios. REGIÃO GEOGRÁFICA 1 REGIÃO GEOGRÁFICA 2

A dissertação com predominância crítica Tema: O ser humano, no decorrer de milênios de sua História, tem provado possuir uma natureza destrutiva que persiste independentemente do desenvolvimento científico e cultural da humanidade.

Introdução: A perplexidade diante da situação. Desenvolvimento: Referência a fatos de conhecimento público. 2. Comentários críticos ( crítica dos fatos, idéias ou circunstâncias). Conclusão: Observação crítica seguida de uma expectativa.

Como se faz uma boa argumentação? 1o – é preciso ter bem claro o que queremos dizer – delimitar bem o assunto; 2o – formular ideias – também claras – sobre o assunto delimitado; 3o – estruturar essas ideias com frases bem formuladas; 4o – tentar provar cada ideia – argumento – por meio da evidência do raciocínio e das provas.

RECURSOS LINGUÍSTICOS USADOS PARA CONFIRMAR A VALIDADE DAS IDEIAS: Argumentos de autoridade: citar autores renomados dá credibilidade sobre um ponto de vista. Argumentos baseados no consenso: citar proposições aceitas como verdadeiras, numa certa época.

Argumentos baseados em provas concretas: apoiar as posições pessoais em fatos. Comprová-las por dados pertinentes e adequados. Argumentos com base nas relações de causa e consequência. Argumentos baseados em exemplos. Argumentos baseados em oposição: apontar oposições entre ideias e fatos. Argumentos baseados em semelhanças; aproximar dois elementos com base na semelhança entre eles.

LEMBRETES QUE PODEM MELHORAR SEU TEXTO 1. antes de começar a escrever, faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as ideias que pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma ideia; 2. Cheque se os pontos de vista que você vai defender não são contraditórios em relação à tese. Elabore as relações de causa e consequência ou os pólos positivos e negativos do tema;

3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes 3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em aproximadamente uma hora; 4. Enquanto escreve em casa, tenha sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir sinônimos que evitem a repetição; 5. Não fuja do tema proposto;

6. Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas; 7. Não escreva sobre o que você não conhece, nem utilize sua redação para fins doutrinários; 8. Use a linguagem padrão em seu nível culto;

9. Empregue a linguagem denotativa; 10. Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido para você; 11. Evite lugar-comum: frases feitas e expressões cristalizadas, como a pureza das crianças, a sabedoria dos velhos, etc. evite também gírias e a palavra coisa (procure o vocábulo adequado a cada ideia); não use etc.; não abrevie palavras;

12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam 12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam. Mas, fora o caso intencional da ênfase, repetir revela pobreza de vocabulário ou desleixo; 13. Evite expressões do tipo belo, bom, mau, incrível, péssimo, triste, pobre - são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;

14. Não “encha lingüiça”! Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação. À falta de idéias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso é redundância, é prolixidade, é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem redigidas a muito mal escritas. Faça um trabalho honesto; 15. Não exagere no tamanho da letra para dar a impressão de que escreveu bastante;

16. Letra estilo “roda-pé”, não é adequada (só se vê a linha de tão pequena); 17. Não repita ideias, tentando explicá-las. Se você escrever com clareza, uma só vez basta; 18. Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi pouco;

19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções 19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as frases e tornar o texto sem nexo; 20. Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmações, use exemplos: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas por meio de leitura, estudo e aquisições culturais (bagagem cultural);

21. Pensamento novo, período novo 21. Pensamento novo, período novo. É comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo período idéias que não se completam; 22. Tome cuidado com os períodos muito longos: tornam-se confusos e são propícios a períodos incompletos; 23. Não empregue a primeira pessoa do singular; 24. Atenção à falta de paralelismo;

25. Centralize o título caso a proposta exija (só use aspas se for citação) ; 26. Faça parágrafos a, mais ou menos, dois centímetros da margem; 27. Atinja a margem direita e esquerda sem ultrapassá-las; 28. Faça letra legível; se escrever em letra de forma, procure distinguir as maiúsculas das minúsculas;

29. Não borre, não rabisque, nem rasure o texto definitivo; 30. Rascunhe suas ideias antes de passá-las para a folha definitiva; 31. Não exceda o limite máximo de linhas; nem fique aquém do limite mínimo;

32. Com os temas dissertativos, o texto deve apresentar: a) concatenação de ideias (parágrafos e frases interligados coerentemente); b) elaboração crítica, coerência e clareza; c) domínio do léxico e da estrutura da língua; d) uso da terceira pessoa do singular, mais partícula se; ou, primeira pessoa do plural; e) tese, argumentação e conclusão; f) coerência com o tema proposto.

33. Texto dissertativo não deve apresentar: a) interrogações na argumentação ou na conclusão (só o título e a introdução podem apresentar interrogação); b) uso da primeira pessoa do singular, salvo exigências feitas pela banca; c) conversa com o leitor; d) fuga ao tema ou à modalidade (dissertação) solicitada;

e) título inadequado; f) uso indevido de clichês, frases prontas e chavões, palavrões, gírias; g) abordagem subjetiva e emocional do tema; h) superficialidade, julgamentos gratuitos e infundados; i) linguagem inadequada (coloquial); j) diálogo, nem personagens.

34. Na conclusão é possível: a) retomar a tese, reafirmando-a sua opinião; b) retomar a tese, oferecendo soluções viáveis para os problemas abordados na argumentação.

ATENÇÃO: Respeite os limites indicados na prova: evite escrever demais; você corre o risco de cometer mais erros. No vestibular, comece pelo rascunho, depois responda às questões da prova. Conclua essa etapa, retome seu rascunho. Releia-o, faça as alterações necessárias e passe o texto a limpo. Não se esqueça do título caso seja exigido na prova. BOA DESEMPENHO!