A atividade agrícola e o espaço agrário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
A AGRICULTURA BRASILEIRA
A formação do território brasileiro
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
A Formação do Território Brasileiro
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
Agropecuária Victor Hugo.
ASPECTOS ECONÔMICOS – II REINADO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
Consequências da Revolução Industrial
A atividade agrícola e o espaço agrário
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
Correção da Prova 4° Bimestre.
CENTRO SUL.
Os principais Produtos
Agricultura.
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CANADÁ.
SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Professora Carol - Geografia
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ESTADOS UNIDOS.
O meio rural brasileiro
Atividades agrícolas.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
9 – Os complexos agroindustriais
Unidade 7 – Tema 2 A Agricultura e a Pecuária
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemas Agrícolas INTENSIVO
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Principais produtos agrícolas
Origem da agricultura Originou-se há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico). Povos caçadores-coletores notaram que determinados grãos ao serem enterrados,
Produção agrícola brasileira
Produção Econômica da América Latina – parte II
AGRICULTURA BRASILEIRA
Princípios da Geografia Econômica
Agropecuária, produção e estrutura fundiária no Brasil
Cultura Cafeeira e economia brasileira
2 ANO EM. Concentração de terras (desde o processo de ocupação colonial) Cultivo da cana-de-açúcar impulsionou a agricultura. Lei de Terras de 1850: pouco.
África: população, regionalização e economia
sub – regiões nordestinas
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); ● Primeiras comunidades.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
EUA 8º Ano.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista

A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo – países desenvolvidos com agricultura moderna, e países subsenvolvidos com a agricultura se modernizando ou com sistemas rudimentares. A modernização do campo tem gerado o êxodo rural. Os países ricos produzem o que querem, e adquirem dos países pobres o que lhes falta. Nesse sentido o campo nos países pobres é submetido aos interesses dos países ricos.

A agropecuária Neste sentido, o campo nos países pobres nem sempre atende as demandas alimentares da população. Desse fato emerge a fome. Outro problema, é a má distribuição de terras nos países pobres. A concentração de terras aliada a monocultura, leva a necessidade de distribuição de terras, para que haja uma produção de alimentos que vise também o mercado interno. Hoje em dia, o campo se submete a cidade, pois é ela quem dita o que deve ser produzido.

Os sistemas agrícolas Os sistemas agrícolas podem ser classificados em extensivos ou intensivos. Extensiva Intensiva Baixa produtividade; Agricultura tradicional; Técnicas arcaicas; Baixo índice de exploração da terra; Rotação de terras Mão-de-obra desqualificada Alta Produtividade; Agricultura moderna; Mecanização; Alto índice de exploração da terra; Rotação de culturas; Mão-de-obra qualificada

Os sistemas agrícolas Jardinagem Origem no Sul e Sudeste Asiático; Mão-de-obra numerosa; Praticado em pequenas e médias propriedades Alta produtividade (pela seleção de sementes, técnicas de preservação do solo, etc.) Produção voltada para o mercado interno

Os sistemas agrícolas Plantation - Agricultura herdada do período colonial na América latina, África e sul e sudeste da Ásia; Antes era numerosa mão-de-obra escrava, atualmente é assalariada em alguns casos, mas ainda persiste o trabalho escravo ou de semi-escravidão. Uso de técnicas rudimentares; Grande número de mão-de-obra em geral desqualificada; Ocorre em grandes propriedades; No Brasil destaque para a produção de cana-de-açúcar e café, além da cacau, da banana e do algodão.

As diferenças entre ricos e pobres Desenvolvidos Subdesenvolvidos Agricultura intensiva Intensiva e extensiva Pequena mão-de-obra De pequena a grande Mercado interno e externo Mercado externo Pouca participação no PIB De pequena a grande participação no PIB

A agricultura no Brasil Já foi a principal atividade econômica brasileira; Emprega cerca de 25% da PEA; Gera aproximadamente 8% do PIB;

A agricultura no Brasil Grande parte da produção é feita de forma extensiva, embora a produção intensiva esteja cerscendo, e com ela cresce também a produtividade.

Nossos produtos agrícolas Soja: É o principal produto agrícola brasileiro; No sul do país é plantada em rotação com o trigo, no Centro-Oeste em rotação com o milho; O Centro-Oeste e o Sul são os maiores produtores, sendo o estado de Mato Grosso, o maior produtor do país. A produção da soja no Brasil está intimamente ligada a modernização do campo, (trangênicos no RS); O Brasil produz no período de entressafra dos países do Hemisfério Norte.

Nossos produtos agrícolas Cana-de-açúcar: Início da colonização, na Zona da Mata; Sistema de plantation, com a presença do latifúndio, além da expansão da monocultura e do trabalho escravo, traço que em boa parte se mantém na organização social e econômica da região. Na década de 1930, com a crise no café, a cana-de-açúcar passou a ser a alternativa de São Paulo; Cresce a produção na década de 70 em função da crise do petróleo, e da criação do pró-alcool; A produção de álcool gerou concentração de terras em São Paulo.

Nossos produtos agrícolas Laranja: Até a década de 1960 estava praticamente restrita ao abastecimento do mercado nacional, na forma de fruta in natura; Com o beneficiamento da fruta, o Brasil passou a exportar suco de laranja para os EUA, devido a queda na produção na Flórida; Hoje em dia o Brasil é o maior exportador de laranja do mundo. Só o estado de São Paulo, era em 1999, era responsável por 35% da produção de laranja no mundo.

Nossos produtos agrícolas Café: Este produto chegou ao Brasil no início do século XVIII. Primeiramente foi plantado no Norte e Nordeste do país, chegando por volta de 1790, ao Vale do Paraíba em São Paulo (terra roxa); Mesmo tendo nascido sob a estrutura do sistema de plantation, o café foi responsável pela adoção de trabalho assalariado; Com os capitais gerados pelo café, foram construídas ferrovias, portos, indústrias, e etc.; Hoje Minas Gerais seguido do Espírito Santo tal situação, saindo, portanto, de uma área passível de ocorrência de geada.

Nossos produtos agrícolas Cacau: Esta é uma planta oriunda da Amazônia, porém seu cultivo comercial mais acentuado foi direcionado ao Sul da Bahia, através do sistema de plantation. O Brasil já foi principal produtor e exportador de cacau do mundo, porém, hoje ocupa uma posição intermediária, devido a falta de investimentos em capital e tecnologia. A área cultivada de cacau aumentou nos últimos anos, porém é acompanhada por uma queda na produtividade gerada por uma praga conhecida como vassoura de bruxa.

Estrutura agrária

Estrutura agrária