Renata Souza - Maio 2011 Metas para a Gestão da Qualidade na Rede de Plataformas Tecnológicas – Momento atual e Perspectivas futuras Renata Almeida de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Ação Corretiva NBR ISO/IEC 17025:
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
MSA Análise do Sistema de Medição.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Padrões, calibradores e amostras controle
Validação de métodos analíticos em toxicologia
Administração e segurança de redes
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
Segurança de Qualidade Analítica
Instrutor: Objetivos:.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
ANÁLISE INSTRUMENTAL.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Projeto: Capacitação em GP
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Engenharia Ambiental – UNISUL Profa. Denise Esteves Moritz
Gerenciamento da Integração
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
PROCEDIMENTOS DE CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
11 - Gerenciamento de Riscos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Instrutor: Objetivos:.
ENSAIOS METROLÓGICOS NA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
2ª Reunião do Grupo Técnico de Métodos Analíticos e Amostragem do Codex Alimentarius no Brasil (Fiocruz- RJ)
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Estimativas de Custos e Orçamentação
Qualidade de Produto ISO 14598
Aula S02: Validação em Análises Ambientais
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Auditoria e Acompanhamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
INTERNATION ORGANIZATION FOR STANDARZATION
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
CONTROLE DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Visão Geral da Gestão de Projetos
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
QUI 154/150 – Química Analítica V Análise Instrumental
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA.
10 a 12/11/15 Amostra Representativa do escopo Gloria Maria Pereira da Silva Chefe da Nualc.
Curso de Administração Disciplina: TGA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
Estratégia de Implementação SGQ Para implementação de um SGQ baseado na norma NBR ISO 9001:2000, parte-se do princípio de Abordagem dos Processos Unidade.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

Renata Souza - Maio 2011 Metas para a Gestão da Qualidade na Rede de Plataformas Tecnológicas – Momento atual e Perspectivas futuras Renata Almeida de Souza Gerente da Qualidade - CDTS

Renata Souza - Maio 2011 O BJETIVO DA RPT NO QUE TANGE A I MPLEMENTAÇÃO DE S ISTEMAS DE G ESTÃO DA Q UALIDADE Garantir rastreabilidade e confiabilidade de todos os dados gerados a partir de um determinado ensaio/ pesquisa. Mensurar, analisar e monitorar esses processos, onde aplicável. Implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados Promover a Melhoria Contínua desses processos.

Renata Souza - Maio 2011 TreinamentoDocumentação Recursos Humanos Infra-estruturaEquipamentosControles E TAPAS IMPORTANTES NA I MPLEMENTAÇÃO DE S ISTEMAS DE G ESTÃO DA Q UALIDADE

Renata Souza - Maio 2011 E TAPAS A LCANÇADAS

Renata Souza - Maio T REINAMENTOS R EALIZADOS

Renata Souza - Maio D OCUMENTAÇÃO PRODUZIDA Normas de Utilização: 38 disponíveis no website da RPT. Apenas para consulta Procedimentos técnico-experimentais, procedimentos de uso/ manutenção de equipamentos, procedimentos de confecção de soluções e procedimentos gerenciais: Aproximadamente 100 documentos nesses formatos foram desenvolvidos

Renata Souza - Maio I MPLEMENTAÇÃO DE SGQ NO G RUPO DE SUBUNIDADES DE P LATAFORMAS ESCOLHIDO Norma escolhida: NIT-DICLA-035, Princípios das Boas Práticas de Laboratório – Inmetro, Subunidades: Seqüenciamento de DNA (RPT01C), Microscopia Confocal (RPT07B) e PCR em Tempo Real (RPT09C) Experiência de sucesso. Melhor abordada por Cassia Docena

Renata Souza - Maio 2011 P RÓXIMAS E TAPAS

Renata Souza - Maio 2011 Os equipamentos integrantes da RPT devem ter um LOG BOOK, o qual deve possuir fichas de registro de: Uso, Verificação (Diária, Mensal ou quando usa), Calibração e Manutenção. 1. C RIAÇÃO DE L OG B OOKS

Renata Souza - Maio C RIAÇÃO DE L OG B OOKS

Renata Souza - Maio U SO E R EGISTRO DE CONTROLES INTERNOS DA QUALIDADE Os controles internos e externos da qualidade monitoram a validade dos ensaios Controles Positivos e negativos

Renata Souza - Maio U SO E R EGISTRO DE P ARÂMETROS IMPORTANTES PARA A V ALIDAÇÃO DOS ENSAIOS Exatidão Exatidão é o grau de concordância entre o resultado de uma medição e o valor verdadeiro do mensurando. Precisão Precisão indica a dispersão de resultados entre ensaios independentes de uma mesma amostra, amostras semelhantes ou padrões de referência. Repetitividade e Reprodutibilidade Limite de Detecção Limite de Detecção de um procedimento analítico é a menor quantidade de uma amostra que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada como um valor exato.

Renata Souza - Maio 2011 Linearidade Linearidade de um procedimento analítico é sua habilidade (dentro de uma determinada faixa) de obter resultados de ensaio que são diretamente proporcionais à concentração (quantidade) do analito na amostra. 3. U SO E R EGISTRO DE P ARÂMETROS IMPORTANTES PARA A V ALIDAÇÃO DOS ENSAIOS Sensibilidade Sensibilidade é um parâmetro que indica a variação da resposta em função da concentração do analito. Especificidade Especificidade é a propriedade de um método responder exclusivamente ao analito de interesse.

Renata Souza - Maio R ETOMADA DE P ROGRAMAS DE T REINAMENTO Redefinir escopos para as capacitações Definir cronogramas dos programas de treinamento

Renata Souza - Maio 2011 Obrigada !! Renata Souza