Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
Advertisements

21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
Farmacovigilância Cuidado com o paciente Identificação e minimização dos riscos associados ao uso dos medicamentos no menor tempo possível.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Anamnese ocupacional – NR 7
Vanessa do Carmo Dias Lorena
História Natural da Doença
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
Implantação de Unidade Sentinela – TRANSTORNO MENTAL RELACIONADO AO TRABALHO.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
TÍTULO DO PROJETO Área(s) / Setor(es) Modalidade: PDSA.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Desenhos de Estudo em Epidemiologia Ocupacional
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Processo de incorporação de tecnologias no SUS
História Natural da Doença
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E DE CONTROLE DOS AGRAVOS DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Correção lista de exercícios.
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
O Significado de Pesquisar
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE

Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”

Vigilância em Saúde do Trabalhador Conceituação básica:  Compreende uma atuação contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los ou controlá-los. (Portaria nº3.120 de 1º/07/98- MS)

Vigilância em Saúde do Trabalhador Vigilância –observação ativa, sistemática e contínua –da ocorrência e distribuição –agravo à saúde e seus fatores determinantes

Vigilância em Saúde do Trabalhador estabelece limites endêmicos calcula riscos específicos de agravos observa tendências identifica surtos define prioridades de controle avalia medidas de controle aprimora a equipe de saúde (retroalimentação) compara resultados cumpre exigência legal é um indicador de qualidade

Métodos de Vigilância Variam de acordo com: –sistema de busca - ativo ou passivo –período de observação - –pode ser estudo retrospectivo ou prospectivo (monitoram a ocorrência do agravo) –observação contínua ou rondas especiais –abrangência - dirigida a eventos sentinela, global ou limitada –executada a partir de componentes específicos, por objetivos –alvos pré-determinados, amostragem de casos Definição do método - recursos e políticas da instituição

Métodos de Vigilância Métodos passivos –identificação é feita pela própria equipe de atendimento –preenchimento de uma ficha - prontuário - –consolidação pelo setor responsável

Métodos de Vigilância Métodos retrospectivos –revisão dos registros do trabalhador –referência como validação de sistemas de vigilância –estudos de investigação - dados adicionais –desvantagens: tempo gasto para obtenção dos dados dependência exclusiva dos registros - qualidade da informação

Métodos de Vigilância Vigilância contínua global –todos os trabalhadores são avaliados quanto aos riscos que estão expostos –equipe própria para as ações de vigilância –racionalização do tempo - utilização de pistas diagnósticas.

COMO ESTÃO? QUAIS OS RISCOS? COMO PREVENI-LOS? FUNCIONOU? SERVIÇOS DE SAÚDE

Vigilância, Prevenção e Controle no Novo Milênio: RHINEHART, Emily AJIC, 2001 AVALIAÇÃO Políticas de saúde internas e externas ?? Qual a forma mais efetiva do programa de saúde do trabalhador contribuir para o sistema de atenção à saúde ??

VIGILÂNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Descrição da epidemiologia dos agravos desenvolvimento e avaliação de intervenções. Orientação para a ação !

VIGILÂNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE (Abrangência = definição de caso) Coleta Análise Divulgação dos resultados

VIGILÂNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Conhecer a realidade de saúde da população trabalhadora; Intervir nos fatores determinantes de agravos à saúde; Avaliar o impacto das medidas adotadas; Estabelecer sistema de informação em saúde do trabalhador.

PLANO DE VIGILÂNCIA POPULAÇÃO  Revisão das características dos trabalhadores do serviço  Principais problemas de saúde dos trabalhadores

PLANO DE VIGILÂNCIA RECURSOS DISPONÍVEIS Recursos humanos (capacitação) Recursos financeiros Tecnologia

PLANO DE VIGILÂNCIA INDICADORES DE RESULTADO PROCESSO Quais indicadores serão eleitos ?? Recomendações Escolher indicadores de acordo com a possibilidade de prevenção e controle dos agravos.

PLANO DE VIGILÂNCIA DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE VIGILÂNCIA: Hospitais: Definições (trabalhadores, serviços, unidades, procedimentos que realizam, etc..) ou definições próprias. Etapa 1: Escrever as definições da vigilância Definições padronizadas possibilitam comparações internas ou externas !!

PLANO DE VIGILÂNCIA DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE VIGILÂNCIA: - Global- Por objetivo - Dirigida - Combinada Etapa 2: Determinar as estratégias de vigilância

PLANO DE VIGILÂNCIA Numerador (casos) - Prontuário - Coleta prospectiva Denominador (população sob risco) - Dados específicos (por agravo,etc.) Etapa 3: Fontes de Informação DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE VIGILÂNCIA:

PLANO DE VIGILÂNCIA Dados demográficos - Nome, registro, idade, sexo, admissão, atividades, unidade Dados do agravo - Data, sinais e sintomas Outros Etapa 5: Instrumento de Coleta de DadosEtapa 4: Instrumento de Coleta de Dados DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE VIGILÂNCIA:

Vigilância, Prevenção e Controle MUDANÇA DA VIGILÂNCIA: da rotineira e contínua coleta de dados para uma rigorosa análise com objetivo de identificação e redução dos riscos. AVALIAÇÃO