SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Modelo Assistencial Brasileiro
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
DEMANDAS JUDICIAIS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FACE DO SUS ENSP/FIOCRUZ RIO DE JANEIRO MARÇO/2012.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Profa. Silvia Regina Novoa Louzada (3/4/2014)
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
NOAS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
Programa Saúde da Família
Qual a doutrina do SUS.
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ: PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE SAÚDE SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ: Qual é a força do Conselho Local de Saúde em sua comunidade? Selma Regina de Andrade Setembro/2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE SAÚDE O SUS: seus princípios e a participação social por meio dos conselhos locais de saúde

Questões: Quais são as três características de um sistema de saúde “ideal” para atender as suas necessidades e a de sua família? Quais os princípios / valores que esse sistema “ideal” deveria adotar para o seu bom funcionamento? De que maneira as pessoas / cidadãos participam, integram, colaboram, debatem, fazem funcionar esse sistema “ideal” de saúde?

O QUE É O SUS? S = SISTEMA U = ÚNICO S = SAÚDE

PRINCÍPIOS DO SUS - Doutrinários - universalidade integralidade eqüidade

- UNIVERSALIDADE - I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência (8080/90) O acesso às ações e serviços de saúde deve ser garantida do ponto de vista: Geográfico Econômico Cultural Funcional

INTEGRALIDADE II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema (8080/90).

EQÜIDADE IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie (8080/90) Eqüidade é um princípio de justiça social e atinge a dimensão ética e moral da sociedade.

PRINCÍPIOS DO SUS Organizativos descentralização regionalização hierarquização resolubilidade participação da comunidade complementaridade do setor privado

ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - O SUS -

O CICLO VITAL E RELAÇÕES SOCIAIS S T I L O D V A ENFERMIDADES I N T E MEIO AMBIENTE HABITAÇÃO RENDA EDUCAÇÃO TRABALHO ALIMENTAÇÃO LAZER BEM-ESTAR SERVIÇOS DE SAÚDE C R I A N Ç A D O L E S C N T M U L H E R O A D U L T O I D O S ENFERMIDADES 11

VIGILÂNCIA EM SAÚDE atividades que visam reduzir riscos à saúde, prevenir e controlar doenças e agravos e intervir em problemas de saúde resultantes do meio ambiente. Vigilância sanitária Vigilância epidemiológica Vigilância ambiental

Complexidade Tecnológica / Assistencial ASSISTÊNCIA EM SAÚDE atividades dirigidas às pessoas, individual ou coletivamente, são prestadas no âmbito ambulatorial, hospitalar ou domiciliar. Complexidade Tecnológica / Assistencial Atenção primária / básica Média e Alta complexidade

Nascimento

M O R T E

ATENÇÃO À SAÚDE

PROMOÇÃO DA SAÚDE

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

ATENÇÃO À SAÚDE

ATENÇÃO À SAÚDE

ATENÇÃO À SAÚDE

ATENÇÃO À SAÚDE

MODELO DE ATENÇÃO EM SAÚDE

A MUDANÇA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS DO MODELO VOLTADO PARA AS CONDIÇÕES AGUDAS DO SISTEMA FRAGMENTADO PARA O MODELO VOLTADO PARA AS CONDIÇÕES CRÔNICAS PARA AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

Saúde da Família

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUS

GESTÃO

SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ: Conselho Local de Saúde RESOLUÇÃO Nº 010/CMS/2008 Criação, Implantação e Funcionamento dos Conselhos Locais de Saúde de Florianópolis

SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ: CONSELHO LOCAL DE SAÚDE órgão consultivo do Sistema Único de Saúde – SUS área de abrangência da unidade local de saúde hierarquia do Conselho Municipal de Saúde atua em: planejamento local, avaliação da execução e controle social das ações e serviços de saúde colaborando na definição de prioridades e estabelecimento de metas a serem cumpridas na área de abrangência da unidade de saúde.

SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ: CONSELHO LOCAL DE SAÚDE COMPOSIÇÃO: 1 – Representantes dos Usuários = Moradores residentes na área de abrangência da Unidade Local de Saúde.  2 – Representantes de entidades com atividades de interesse, alcance ou repercussão comunitários e/ou sociais, legalmente constituídas sem vínculos governamentais formais.  3 – Representantes da Unidade Local de Saúde da administração direta da esfera municipal. 4 – Outros representantes de entidades públicas ou com participação pública ou privada, legalmente constituídas com vínculo governamentais formais.

REGULAMENTOS DO SUS

DETERMINAÇÕES LEGAIS DO SUS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEI 8.080/90 LEI 8.142/90 PACTO PELA SAÚDE – 2006 DECRETO 7.508/2011

PACTO PELA SAÚDE Aliança política na qual os gestores da saúde expressam suas responsabilidades, atribuições e as prioridades do setor no documento público denominado Termo de Compromisso de Gestão.

DIMENSÕES em Defesa do SUS de Gestão

Pacto pela Vida ações priorizadas Atenção a grupos populacionais (idoso, mulher e criança) Promoção da Saúde como política pública Fortalecimento da Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias Ações gerenciais específicas de atenção em saúde mental; em saúde do trabalhador; portadores de deficiência; e pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade para violências.

PACTO DE GESTÃO - Prioridades - Descentralização Regionalização Financiamento Planejamento Programação Pactuada e Integrada Regulação Participação e Controle Social Gestão do Trabalho Educação na Saúde

Decreto n. 7.508, de 28 de junho de 2011 regulamenta a Lei n. 8.080/90 organização do sistema planejamento da saúde assistência à saúde articulação interfederativa Objetivos: transparência à estrutura organizacional do SUS e ao processo de gestão segurança jurídica atuação harmônica e integrada entre gestores no cumprimento das suas responsabilidades fortalecimento do controle social

FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO À SAÚDE

BLOCOS DE FINANCIAMENTO Custeio: Pacto pela Saúde BLOCOS DE FINANCIAMENTO Custeio: ATENÇÃO BÁSICA ATENÇÃO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL E HOSPITALAR VIGILÂNCIA EM SAÚDE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA GESTÃO DO SUS Investimento: GASTOS DE CAPITAL PROJETOS CONTIDOS NO PLANO DE SAÚDE

Blocos de financiamento ATENÇÃO BÁSICA FNS $ MAC/FAEC GESTOR $ $ AB MAC VIG VIGILÂNCIAS FARM GEST FARMÁCIA RECURSOS PRÓPRIOS GESTÃO componentes

Questões: Quais as características do SUS que estão de acordo com o que você deseja de um sistema de saúde “ideal” para atender as suas necessidades e a de sua família? Quais os princípios / valores do SUS que estão de acordo o sistema “ideal” que você deseja? Como você cidadã / cidadão participa, integra, colabora, debate e faz funcionar o sistema de saúde – SUS para que ele se torne o seu sistema “ideal” ?

OBRIGADA! selma@ccs.ufsc.br