Desenho Aplicado à Automação e Controle

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENHO TÉCNICO AULA 11 Corte NBR 10067/1987 Exercícios
Advertisements

Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Desenho Projetivo Perspectivas
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
O DESENHO ARQUITETÔNICO
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
Normas Técnicas Brasileiras
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
PLANOS DE PROJEÇÃO. GEOMETRIA DESCRITIVA
8/7/ /7/2016 Visualização 3D.
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Check list para entrega de Projeto Arquitetônico
SISTEMA MONGEANO DE PROJEÇÕES
Planta Baixa Conceitos e elementos Curso: Técnico em Eltrotécnica Professor: Luiz Ricardo Lima.
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
PROJETO MONITORIA VISTAS AUXILIARES Letícia Thomaz Noronha Orientador(a): Estela Maris de Souza.
Diagramas Dinâmicos Diagramas de Interação Diagramas de Sequência Diagramas de Colaboração Diagramas de Estado (Statechart) Diagramas de Atividade.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Douglas Alexandre Desenho Técnico – Ferreira Patricia e Miceli Tereza.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
Desenho Técnico para Mecânica
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES Noções básicas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA.
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
PROJETO ARQUITETÔNICO I
O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS
Desenho Mecânico I Sistema de Cotas
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Introdução ao desenho técnico
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Geometria Projetiva PROJEÇÃO ORTOGONAL.
Representação do Relevo
REPRESENTAÇÃO DE FUNDAÇÕES DE concreto armado
Eletroeletrônica Multímetro.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Desenho Técnico.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Protocolo de observação
Desenho Técnico Moderno
Leitura e interpretação de desenho técnico
Representação gráfica dos dados estatísticos
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Governador Valadares #conte_com_a_gente.
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I
Desenho Técnico Moderno
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
AULA 10: Representação e contexto na arquitetura
Você encontra esta aula no endereço:
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJEÇÕES.
Aula 3 (Parte 2): Matrizes e Operações Matriciais
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Desenho Aplicado à Automação e Controle
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Matrizes. Definição e Notação Sejam m e n números naturais não nulos. Representamos as matrizes com letras maiúsculas do nosso alfabeto colocando seus.
Método gráfico Os problemas de Pesquisa Operacional, quando esboçam uma relação linear entre as variáveis de decisão, são chamados de Problemas de Programação.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Expressão Gráfica I Engenharia Elétrica, Civil, Mecatrônica e Telecon
Transcrição da apresentação:

Desenho Aplicado à Automação e Controle Aula 01 Corte Total

Corte Objeto do corte: mostrar a parte interna de forma que a informação gráfica seja a mais clara possível. A imagem com linhas tracejadas dificulta a compreensão do detalhes internos.

Corte Total Definição A representação do corte é exatamente imaginar que a peça encontra-se partida ou quebrada, mostrando assim os detalhes internos.

Corte Total Deve-se escolher um plano “imaginário” denominado plano de corte O corte total atravessa a peça completamente

Corte em vistas Os cortes podem ser representados em qualquer vista do desenho. Corte Frontal: visto de frente do observador

Corte em vistas Nesta posição o observador não vê os furos e o quadrado da base PV: Plano Vertical PL: Plano Lateral PH: Plano Horizontal

Corte em vistas Na projeção do modelo cortado, no plano vertical (PV), os elementos atingidos pelo corte são representados pelas linhas das arestas com contornos visíveis. A vista frontal do modelo analisado, com corte, deve ser representada como segue.

Corte em vistas As partes maciças do modelo, atingidas pelo plano de corte, são representadas hachuradas. A ABNT estabelece o tipo de hachura para cada material

Hachuras Na projeção em corte, a superfície imaginada cortada é preenchida com hachuras que são linhas estreitas geralmente traçadas a 45°, porém em alguns casos é permitido uma inclinação de 30°.

Corte em vistas Os furos não recebem hachuras, pois são partes ocas que não foram atingidas pelo plano de corte. Os centros dos furos são determinados pelas linhas de centro, que também devem ser representadas nas vistas em corte.

Indicação do plano de corte A vista superior e a vista lateral esquerda não devem ser representadas em corte porque o observador não as imaginou atingidas pelo plano de corte. A vista frontal está representada em corte porque o observador imaginou o corte vendo o modelo de frente. Sob a vista representada em corte, no caso a vista frontal, é indicado o nome do corte: Corte AA.

Setas, indicação e letras As letras do alfabeto, próximas às setas, dão o nome ao corte. A ABNT determina o uso de duas letras maiúsculas repetidas para designar o corte: AA, BB, CC Linha que indica onde se imaginou passar o corte Linha do tipo Traço e ponto estreita

Fixando o entendimento VISTA FRONTAL VISTA SUPERIOR 1 2 PERSPECTIVA CORTE AA 3 CORTE AA 4

Fixando o entendimento VISTA FRONTAL VISTA LATERAL 1 2 VISTA FRONTAL CORTE AA 1 2 CORTE AA 3 VISTA SUPERIOR 3

ATIVIDADE 1: Desenhar a vista frontal, vista lateral esquerda, superior e o corte total (longitudinal)