III SEMINARIO TECNICO DE PLANEJAMENTO E MOBILIDADE URBANA

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Transcrição da apresentação:

III SEMINARIO TECNICO DE PLANEJAMENTO E MOBILIDADE URBANA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE Florianópolis, 13 de setembro de 2012 Jorge Rebollo Squera SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO - SPG DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES - DCID

ALGUMAS CONCLUSOES dos SEMINARIOS I e II

CONDICIONANTES NATURAIS E AMBIENTAIS PRINCIPAIS AMBIENTES DO RELEVO 0 a 200m: planícies litorâneas e fluviais 200- 400m: encostas da serra; altas declividades: 400 -800m: serras do leste catarinense Acima de 800m: patamares do Alto Itajaí

ECOSSISTEMAS VULNERÁVEIS SERRAS PATAMARES ENCOSTAS NASCENTES E RIOS PLANICIES LITORANEAS, VALES, ESTUARIOS, LAGOAS, MANGUES, DUNAS, AREAS INUNDAVEIS

O MAIOR: Florianópolis 421.203 CENSO 2010 - DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR MUNICIPIOS 13 MUNICIPIOS 135.285 hab. 13,35 % 09 MUNICIPIOS 135.285 hab. 86,64 % O MENOR: Anitápolis 3.214 O MAIOR: Florianópolis 421.203

PRESSOES DE OCUPAÇÃO URBANA PERIMETROS URBANOS SUPERDIMENSIONADOS ESPECULAÇAO IMOBILIARIA OCUPAÇÃO DESORDENADA GRANDES PROJETOS

GESTÃO DE RISCO – REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS 04 GESTÃO DE RISCO – REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS Inundações bruscas Inundações graduais Escorregamentos Erosão marinha

DESASTRES – REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS 05 DESASTRES – REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS As justificativas para as inundações e escorregamentos: mudanças climáticas globais pressão antrópica sobre os recursos naturais, . urbanização intensa em áreas de planície aluvial e/ou encostas declivosas, .desmatamento generalizado, principalmente em áreas de cabeceiras de drenagem.

TRÂNSITO SATURAÇÃO COLAPSO PRÓXIMO Beiramar Norte RIO TAVARES: SOLUÇÃO ATÉ QUANDO? Cabeceira das pontes

CENÁRIO URBANO ANO 2030 Continente 700.000 hab. Ilha 700.000 hab 12 Áreas urbanas consolidadas Reservas de áreas dentro do perímetro urbano Fora do perímetro urbano Sistema viário principal Fluxos Ilha – continente – Efeito funil TIJ 70 GCR 20 BG 100 NORTE 200 Sto Ant. 20 Lagoa 30 ESTR 100 SEDE 200 SUL 100 Tapera 30 Ribeirao 20 SJ 300 PLH 200 Continente 700.000 hab. Ilha 700.000 hab

PROPOSIÇOES URBANAS E MOBILIDADE AREA CONURBADA DE FLORIANÓPOLIS

SPG TRANSPORTE DE MASSAS CONTINENTE E ILHA CONEXOES INTERURBANAS CONEXOES INTRAURBANAS ÕNIBUS ENTRE BAIRROS MICROS CIRCULARES DENTRO DOS BAIRROS TRANSPORTE MARÍTIMO BARCOS FERRIS TAXIS

VITA E OTIUM Instituto Silva Paes

PLANO DIRETOR DE FLORIANOPOLIS* * FLORIPA AMANHÃ, RESERVA DA BIOSFERA URBANAV – IDENTICA PROPOSTA

CORREDORES DE TRANSPORTE SOLUÇÕES COINCIDENTES SPG PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS VITA E OTIUM

CONEXAO ILHA- CONTINENTE Acessos e saídas Trânsito de passagem Área Central de Florianópolis Imagen – símbolo Plano emergencial de mobilidade

4ª. PONTE NECESSARIA ? NO MESMO LOCAL? Proposta DEINFRA DIANTE DA HERCILIO LUZ?: Proposta IPUF CANAL SUBTERRANEO Proposta Oficina de Desenho Urbano PONTE METÁLICA entre a Colombo Salles e Pedro Ivo Proposta ACE Proposta DEINFRA

PLANO EMERGENCIAL DE MOBILIDADE URBANA   ALTERNATIVAS IMEDIATAS PARA DIMINUIR OU ATENUAR O TRAFEGO DE VEÍCULOS PARTICULARES NA ENTRADA À CIDADE: Soluções que permitem minimizar o problema, permitindo um período de tempo maior para poder estudar uma solução definitiva de desenvolvimento urbano e mobilidades sustentáveis. - Rodízio; - implantação dos corredores e faixas exclusivas ou preferenciais para os sistemas de transporte coletivo ; - horários noturnos para circulação de mercadorias; - pedágio solidário nas pontes e no centro; - alteração de horários de abertura do comércio e das escolas; - diminuir as velocidades permitidas nas áreas urbanizadas (Código de Transito) Seminários de discussão do planejamento urbano de Florianópolis. IAB/GEU-2006

AREA CENTRAL DE FLORIANOPOLIS

CONEXOES INTERMODAIS CONCURSO PARA O ORDENAMENTO URBANO DO ATERRO DA BAÍA SUL IAB/PMF EM 1999. rojeto vencedor (Saraiva, Schmidt) : visão de humanização do espaço urbano

PROPOSTA DO SISTEMA DE CIRCULAÇÃO PARA O CENTRO DE FLORIANÓPOLIS PROPOSTA DO SISTEMA DE CIRCULAÇÃO PARA O CENTRO DE FLORIANÓPOLIS. IPUF 1984

UMA ÚLTIMA QUESTÃO....

FALTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS PLANEJAMENTOS AMBIENTAL, SÓCIO ECONÔMICO, FÍSICO-TERRITORIAL E URBANO Pensamento sistêmico “Compreender os processos envolvidos no interior de um sistema em planejamento, como também levar em consideração as múltiplas relações deste com o seu ambiente, com o seu contexto (Social, econômico, ambiental).” Ademir Reis

E ISSO AÍ… OBRIGADO !

ANEXOS

4b.1- PROPOSTAS PARA DIMINUIR OU ATENUAR O FLUXO DE VEÍCULOS PARA A ILHA.   4b.1.1 ALTERNATIVAS IMEDIATAS PARA DIMINUIR OU ATENUAR O TRAFEGO DE VEÍCULOS PARTICULARES NA ENTRADA À CIDADE: Soluções que permitem minimizar o problema, permitindo um período de tempo maior para poder estudar uma solução definitiva de desenvolvimento urbano e mobilidades sustentáveis. - Rodízio; - implantação dos corredores e faixas exclusivas ou preferenciais para os sistemas de transporte coletivo ; - horários noturnos para circulação de mercadorias; - pedágio solidário nas pontes e no centro; - alteração de horários de abertura do comércio e das escolas; - diminuir as velocidades permitidas nas áreas urbanizadas (Anexo III). 4b.1.2. INTEGRAÇÃO DO PLANEJAMENTO TERRITORIAL E URBANO COM UM SISTEMA DE TRANSPORTES INTERMODAL. - investir no processo de urbanização do continente; - consolidar as áreas centrais urbanas existentes e potenciais; - redimensionar os perímetros urbanos de modo a otimizar os investimentos municipais em infra-estrutura e serviços municipais (Anexo IV) ; - priorizar a conexão de áreas centrais urbanas, através de sistemas intermodais de transporte coletivo ( terrestre, marítimo e “aero”) - Anexo V - evitar rodovias ou estradas atravessando áreas urbanizadas, ou no seu defeito, prever sistemas binários ou terciários que permitam o futuro desvio do trafego de passagem; - planejar e implantar as redes de vias arteriais e coletoras (Lei 9503/97-Anexo III) de modo a orientar o sistema viário dos loteamentos existentes ou projetados; - prever canais preferenciais a para circulação de motociclistas. - ordenar o tráfego interno nas áreas urbanizadas, criando redes de vias preferenciais para as diferentes modalidades de locomoção: (transporte coletivo, de carga, veículos particulares, ciclistas, pedestres)

CONCILIAR OS DIFERENTES MODOS DE LOCOMOÇÃO: TRANSPORTE COLETIVO, CARGAS, AUTOMÓVEIS, MOTOS, BICICLETAS, PEDESTRES.   SUA RELAÇÃO COM AS FUNÇOES-ATIVIDADES URBANAS: HABITAÇÃO, SERVIÇOS, COMERCIO, EMPREGO, CULTURA, LAZER, ENTRE OUTRO

Sprawl Repair Manual - Galina Tachieva , 2010 Metodologia para ordenamento de áreas urbanas em expansão, assim como sistemas intermodais de transporte . Define: Areas a preservar; Núcleos e centros urbanos; Sistemas de transportes: - “heavy” trens, - “light” trens sobre trilhos, - ônibus rápidos BRTs, - ônibus circulares, - estações intermodais, etc. Sprawl Repair Manual - Galina Tachieva , 2010